x

Você sabe qual papel do contador?

Pois é, pouca gente sabe da importância desse profissional no desenvolvimento das atividades econômicas, portanto, vou tentar te explicar da melhor maneira possível.

22/09/2015 11:31

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
Você sabe qual papel do contador?

Pois é, pouca gente sabe da importância desse profissional no desenvolvimento das atividades econômicas, portanto, vou tentar te explicar da melhor maneira possível. Imagine um empreendedor que tem uma grande ideia e quer coloca-la em pratica, esse empreendedor não vai conseguir desempenhar todas as funções que uma atividade empresarial exige, para exemplificar vou fazer uma paralelo a um time de futebol, haja vista, que é o esporte mais praticado do mundo, e talvez fique fácil de compreender. Portanto, nosso amigo empreendedor, decide fundar um time de futebol, este time é composto por 11 jogadores (profissionais), cada um irá desempenhar uma função de acordo com suas características, o atacante com sua capacidade de fazer o gol, ira depender de um colaborador importante para desempenhar tal função, que seria o armador, o famoso camisa 10, os laterais iriam apoiar o ataque e defender quando necessário, e assim por diante. Certo, mas onde o contador entra nesse time?

A resposta é simples, o contador é simplesmente o goleiro, não entendeu né? Vamos lá eu explico... Na maioria das vezes o empresario empreendedor é o técnico que quer ser jogador, mas precisamente o atacante, ele tem que gerir as ideias e rotinas e ao mesmo tempo ele quer fazer os gols, na maioria das vezes ele está de costas para o seu time, sempre olhando para frente, se preocupando sempre com o momento mais importante do futebol que é fazer os gols (fechar os contratos e produzir), por esse motivo, raramente ele vê o que vem sendo feito por quem está atras dele na escalação, nesse cenário fica fácil de entender a função do contador, pois não adianta você fazer 10 gols e tomar 11, e o objetivo principal do contador é não levar os gols, é organizar a defesa para isso não ocorra.

Pois bem, agora que você já teve uma ideia da função do contador, vou te explicar de que maneira ele faz isso, primeiro por estar em um local privilegiado na partida, ele faz todo o desenho tático, com relatórios e controles patrimoniais ele mostra o caminho para o empresario tomar as decisões, rotina essa que é muito pouca explorada pelos empresários no Brasil, principalmente as os proprietários de micro e pequenas empresas. A segunda tarefa importante é organizar toda a parte defensiva, evitando que você tome gols de time como o fisco, haja vista, as constantes mudanças e a grande complexidade tributaria que existe em nosso país, além de pesadas multas por erros, omissão ou falta de entrega de declarações no prazo previsto, que pode inclusive levar o fim do sonho de empreender, e sem contar com quantidade de obrigações que deixa qualquer goleiro maluco.

E ai? deu para ter uma noção tática do seu time? Lembre-se, contrate um bom goleiro, ele não desempenha a função mais ovacionada pelos fanáticos torcedores, que é fazer os gols, mas sem duvidas, assim como tal, ele é fundamental para chegarmos a vitoria. E em tempos de crise, não se esqueça, com um bom contador o famoso ditado do futebol: "Quem não faz, leva!" é sem duvida inverídico no mundo corporativo.

Feliz dia do Contador a todos os contadores, parabéns a todos que escolheram uma profissão tão complexa, mas ao mesmo tempo tão gratificante, com um papel muito importante e particular no mundo corporativo e social.

Leia mais sobre

O artigo enviado pelo autor, devidamente assinado, não reflete, necessariamente, a opinião institucional do Portal Contábeis.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.