x

A ética na profissão contábil

A ética tem por finalidade analisar e compreender a natureza do comportamento humano, é fundamental ser um profissional que tenha capacidade de estar sempre melhorando e assumindo a responsabilidade ligada a consciência ética.

28/09/2015 08:06

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
A ética na profissão contábil

A ética tem por finalidade analisar e compreender a natureza do comportamento humano, é fundamental ser um profissional que tenha capacidade de estar sempre melhorando e assumindo a responsabilidade ligada a consciência ética. O contabilista irá vivenciar situações em que o interesse aparecerá fortemente e é nesta hora que ele deve exercer seus dilemas éticos sobre o determinado problema, diferenciando o certo do errado e agindo a favor do bem-estar da sociedade proporcionando assim a justiça.

INTRODUÇÃO

Este trabalho relata a ética na profissão contábil, com a finalidade de demostrar sua importância no meio social, alertando ao profissional como o atual mercado de trabalho que a cada dia se torna mais competitivo avalia e valoriza o conceito de ética na seleção de seus profissionais.

A ética possui como objetivo o estudo do comportamento humano, no meio em que esta inserido buscando os questionamentos das atitudes morais e valores pessoais, o indivíduo constroi seu próprio conjunto de valores e crenças, o que determina o comportameto diante das situações a serem vivenciadas na busca incessante dos seus objetivos, agindo conforme sua razão. Segundo SÁ (2000, pg.51);

 A formação da ética depende de ambiência adia, virtuosa, inspiradora de uma consciência no sentido de não prejudicar quem se forma moralmente e nem de terceiros, ou seja, lastrada na pratica do bem.Como essa condição ambiental nem sempre ocorre, por negligència dos Poderes em deterem a má qualidade de idéias, o ser que deseja conservar suas origens éticas precisa sempre estar protegendo-se contra situações que freqüentemente ocorrem.

Assim, cada pessoa possui e determina seus interesses e fará o possível para alcançá-los, consequentemente é natural que surjam conflitos. É nessas diferenças e desentendimento entre os indivíduos que a ética pretende estabelecer o comportamento adequado a convivência em sociedade. O profissional deve sempre se orientar para uma liberdade responsável na qual tome consciência das influências que, em ultima analise, não dependem dele, pois embora não possa e não consiga modificar esses elementos, pelo menos pode incorporá-los ao presente pelo qual deve assumir a responsabilidade.

O código de ética tem por finalidade indicar um padrão de conduta profissional demonstrando o que é permitido ou não, tornando assim maneiras mais fácies de resolver os problemas que venham a ocorrer na organização. O profissional deve exercer valores éticos de acordo com a situação, além de uma conscientização adequada à cultura organizacional.

DESENVOLVIMENTO

O que vem a ser ética profissional? Segundo Lisboa (1997) pode ser entendida como um conjunto de normas que baliza a conduta dos indivíduos de determinada profissão. Assim, Os dilemas morais estão presentes dentro da sociedade são resultados das ações humanas, isso explica o fato de que uma mesma ação pode contrariar uma sociedade ou agradar a outra, depende dos padrões adotados. Por isso, as pessoas devem tomar decisões que sejam aceitas eticamente no contexto social inserido, por meio de seus valores, costumes e crenças. Impor regras de comportamento não tem por finalidade tornar as pessoas “moralmente perfeitas” e sim gerar uma convivência harmônica entre elas, reduzindo os conflitos de interesses. Sendo assim, o código de ética tem por objetivo formar a consciência profissional sobre padrões de conduta a fim de desenvolver o sentimento de justiça e decência em cada membro do grupo organizado. Assim, Weber descreve,

[…] A riqueza seria eticamente má apenas na medida em que venha a ser uma tentação para um gozo da vida no ócio e no pecado, e sua aquisição seria ruim só quando obtida com o propósito posterior de uma vida folgada e despreocupada. Mas como desempenho do próprio dever na vocação, não só é permissível moralmente, como realmente recomendada (WEBER, 1904 pg.77).

            O contador deve distinguir os limites da honestidade e dignidade de seus atos, identificar os princípios morais que norteam sua conduta, produzindo uma imagem verdadeira da profissão a ser repassada para a futura geração de profissionais. Aquele contador que desrespeita a uma das regras quando seus interesses individuais divergem dos interesses da sociedade, assume o risco da penalidade, isto se resume num método adotado pela sociedade para proteger seus valores éticos.

As pessoas eficazes sabem quando uma decisão deve se basear em princípios e quando esta deve ser tomada devido aos méritos do caso e da pragmaticidade. Sabem que a decisão mais difícil é aquela entre o compromisso certo e o errado e têm de aprender a distinguir um do outro […] (DRUCKER, 2001 pg.119).

A atividade contábil está relacionada com o patrimônio das organizações e pessoas, para a tomada de decisões, fato este que se o profissional de contabilidade fraudar os resultados do balanço prejudicará a vida de muitas pessoas, causando falência, desemprego entre outras. O comportamento antiético pode até gerar, numa forma mais rápida, a lucratividade, porém, em curto prazo e, isso não serve de base para as relações de confiança e honestidade que só se adquirem com ética e respeito apresentadas ao longo dos anos. Por isso, este deve possuir o caráter moral capaz de recusar qualquer oferta que beneficie a sí próprio. Portanto não basta que o profissional contábil dessenvolva excelentes conhecimentos técnicos se não pratica os valores éticos que estão definidos no código de ética profissional aprovado pela resolução do Conselho Federal de Contabilidade de nº 803, de 10 de outubro de 1996. Segundo Lisboa (1997, pg.61),

O código de ética profissional do contador contém os princípios éticos aplicáveis a sua profissão. Em resumo, tais princípios dizem respeito:

A. Responsabilidade, perante a sociedade, de atuar com esmero e qualidade, adotando critério livre e imparcial;

B. Lealdade, perante o contratante de seus serviços, guardando sigilo profissional e recusando tarefas que contrariem a moral

C. Responsabilidade para com os deveres da profissão mesma (aprimoramento técnico, inscrição nos órgãos de classe etc;

D. Preservação da imagem profissional, mantendo-se atualizado em relação as novas técnicas de trabalho, adotando, igualmente, as mais altas normas profissionais de conduta. O contador deve contribuir para o desenvolvimento e difusão dos conhecimentos próprios da profissão. O respeito aos colegas deve ser sempre observado.

Como reforço para ajudar ao futuro profissional contábil na sua atuação e manter-se atualizado, segundo Vaz (2008), a internet é uma ferramente de fundamental importância para a divulgação de seu trabalho e que podem trazer resultados significantes na sua carreira pois, a revolução da comunicação por esse meio gera uma vantagem a mais do que seu concorrente, basta saber utilizá-la.

Logo, a ética atualmente é a grande exigência e, deve ser um elemento de valorização dentro de uma organização não sendo apenas competitiva com o lucro, mas, necessária para obtenção dele. O profissional responsável que pratica diariamente os princípios éticos gera uma imagem de comprometimento com as atividades tornando suas ações confiantes e garantindo respeito do público fator esse que influenciará as atitudes das empresas no momento da seleção do candidato. Sendo assim, é preciso reduzir interesses pessoais com responsabilildade social, ter um relacionamento transparente, interagindo com o bem-estar e o desenvolvimento econômico da sociedade.

METODOLOGIA

O estudo sobre a temática ética na profissão contábil envolve a análise das ações humanas perante situações em que o profissional deve decidir entre seu interesse pessoal e sua consciência ética para com a sociedade no qual está inserido. Procurei utilizar no trabalho a pesquisa bibliográfica de livros, textos e temas relacionados ao respectivo conhecimento estudado, como também a elaboração de uma análise numa turma de estudantes que cursam contabilidade, para verificar quais as mudanças necessárias que precisam ser aplicadas, visando a harmonia no meio social.

RESULTADOS

A leitura realizada mostra que a utilização da ética profissional está sendo um diferencial muito importante para o profissional que deseja ter sucesso nessa área, pois, cada vez mais as organizações avaliam o conceito ético como um fator primordial e indispensável na contratação de seus profissionais. Tudo isso tem uma explicação básica e clara, onde a ética profissional deve ser valorizada, utilizada e aplicada, antes de qualquer norma obrigatória dos conselhos de classes profissionais, classificada como um princípio de vida e respeito para com os demais cidadãos da sociedade em que convivemos. Isto se resume nas palavras de Carnelutti (2001 pg.61) “Os homens têm, acimade tudo, necessidade de viver em paz. A justiça é a condição da paz. A paz, dissemos no princípio não é a trégua; a trégua é efêmara, a paz é duraoura. A paz é um estado da alma que extingue o desejo de mudança. Enquanto, na análise feita com os estudantes de contabilidade, pode-se detectar problemas com a falta de ética e a má interpretação da mesma pelos futuros profissionais da ciência contábil, resultando na incapacidade de promover melhorias dentro do contexto social do qual estão inseridos. A conclusão que pode ser tirada no trabalho é que o profissional de contabilidade deve desenvolver a ética na sua carreira, buscando desempenhar suas atividades de forma honesta possuindo um refencial ético comprometido não só com o Conselho Federal e Regional de contabilidade, mas também com a sociedade em que vive, valorizando a dignidade de sua classe contábil. É importante ressaltar que a corrupção e o lucro fácil jamais promoverão o sentimento de relização profissional, pois, é nesses aspectos que deixa de ser construida uma economia nacional forte e justa, com fraudes de balanços e a sonegação de impostos, não existe a distribuição de renda e o Estado não pode garantir melhores condições de vida aos demais cidadãos. Quanto aos estudantes dessa área é preciso que revejam a função da ética na vida profissional, a qual proporciona que as organizações contratem seus serviços por meio de seu profissionalismo e responsabilidade social.

REFERÊNCIAS

ASHLEY, Patrícia Almeida. Ética e responsabilidade social nos negócios. 2 ed. São Paulo: Saraiva, 2005.   

CARNELUTTI, Francesco. Como nasce o Direito. Tradução de Hiltomar Martins Oliveira. Belo Horizonte: Líder Cultura Jurídica, 2001.

DRUCKER, Peter. O melhor de Peter Drucker: o homem. Tradução de Maria Lúcia L. Rosa. São paulo: Nobel, 2001.

LISBOA, Lázaro Plácido. Ética geral e profissional em contabilidade. 2 ed. São Paulo: Atlas, 1997.

SÁ, Antônio Lopes de. Ética profissional. São Paulo: Atlas, 2001.

WEBER, Max. A ética protestante e o espirito do capitalismo. 2 ed. São Paulo; Livraria Pioneira, 1985.

VAZ, Conrado Adolpho. Google Marketing: o guia definitivo de Marketing digital. 2 ed. São Paulo: Novatec, 2008.

Leia mais sobre

O artigo enviado pelo autor, devidamente assinado, não reflete, necessariamente, a opinião institucional do Portal Contábeis.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.