x

Bloco K vem aí. Sua empresa está preparada?

O Bloco K será parte integrante do projeto SPED, através do EFD Fiscal, que assim passará a ter as informações do controle da produção e do estoque das empresas.

29/09/2015 14:18:10

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
Bloco K vem aí. Sua empresa está preparada?

O Bloco K é uma obrigatoriedade que vem substituir o antigo Livro Registro de Controle de Produção e Estoque (RCPE) – modelo P3, porém de forma totalmente eletrônica, possibilitando o cruzamento de dados pela Receita com outras obrigações acessórias entregues atualmente ao Fisco.

O Bloco K será parte integrante do projeto SPED, através do EFD Fiscal, que assim passará a ter as informações do controle da produção e do estoque. Desta forma, o Fisco terá acesso ao que foi produzido, à ficha técnica de cada produto, sua composição, o que foi consumido e produzido no processo produtivo, e também as perdas e insumos que foram substituídos.

Outra diferença com relação ao estoque será a demonstração destes, que antes era feita no EFD Fiscal de forma anual no registro H010, e que agora passa a ter a demonstração mensal das informações dos saldos em estoque no registro K200.

Vale lembrar que deverão ser apresentadas as informações apenas de forma quantitativa, ou seja, não serão pedidas informações monetárias / custo, pelo menos por enquanto.

Quem deve entregar?

A obrigatoriedade de escrituração do Bloco K começa a partir de janeiro de 2016, e será válida todas as empresas industriais ou equiparadas à indústria que não estão enquadradas no Simples Nacional e MEI (Microempreendedores individuais.

Como?           

Para atender esta nova exigência do Fisco, sua empresa necessita ter o controle de produção e estoques devidamente alimentados em seu sistema de gestão (ERP), e, assim, o Bloco K deverá ser gerado / escriturado conforme layout definido pela RFB,e com a seguinte estrutura de registros:

BLOCO K

Registros

Descrição

K001

 

 

 

Abertura do Bloco K

 

K100

 

 

Período de Apuração do ICMS/IPI

 

 

K200

 

Estoque Escriturado

 

 

K220

 

Outras movimentações internas entre Mercadorias

 

 

K230

 

Itens Produzidos

 

 

 

K235

Insumos Consumidos

 

 

K250

 

Industrialização Efetuada por Terceiros – Itens Produzidos

 

 

 

K255

Industrialização em Terceiros – Insumos Consumidos

K990

 

 

 

Encerramento do Bloco K

Além destes registros, serão escriturados os dados vinculados do cadastro de produtos nos registros (0200) e o (0210), consumo especifico padronizado, que são necessários quando o Bloco K é gerado e ocorreu produção:

Registros

Descrição

0200

 

Tabela de identificação do item

 

0210

Consumo específico padronizado

Sua Empresa esta preparada?

Muito além de uma nova escrituração ou apenas uma nova exigência do Fisco, o Bloco K trás o desafio para as organizações que terão de aperfeiçoar a qualidade dos controles de estoque e de produção, pois a falta disto poderá implicar na exposição da empresa a questionamentos ou até mesmo autuações pelo Fisco.

Dentre os diversos pré-requisitos para um bom controle deste processo, destacamos alguns pontos:

- Cadastro dos produtos codificado corretamente (tipo, NCM, unidades);

- Ter controle efetivo do estoque, com o lançamento/registro no ERP de todos os documentos envolvidos, notas fiscais, ordens de produção e requisições corretamente;

- Definição correta das fórmulas de produção, e previsão de perdas;

- Ter controle das perdas / quebras dos insumos aplicados no processo de industrialização;

- Ter controle de estoque e materiais de terceiros.

Diante de tudo isso, fica evidente a importância de ter um Sistema (ERP) integrado com todas as informações necessárias, e fica o alerta que, o quanto antes: rever seus processos internos no que se refere ao seu ciclo produtivo e controle do seu estoque, pois, o Fisco, além de ter acesso a todo o processo produtivo da empresa poderá fechar todo o ciclo da operação fiscal.

*Fabianni Luiz Ribeiro é Analista Fiscal da Sankhya Gestão de Negócios

 

Leia mais sobre

O artigo enviado pelo autor, devidamente assinado, não reflete, necessariamente, a opinião institucional do Portal Contábeis.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.