x

9 Maneiras Infalíveis de Combater Fraudes Cometidas por Funcionários Antiéticos

Dicas de como uma empresa pode evitar ou diminuir a possibilidade da ocorrência de fraudes por parte de seus funcionários.

07/10/2015 15:37:20

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
9 Maneiras Infalíveis de Combater Fraudes Cometidas por Funcionários Antiéticos

9 Maneiras Infalíveis de Combater Fraudes Cometidas por Funcionários Antiéticos

Olá, estou escrevendo esse artigo porque nos últimos dias acabei percebendo algo muito importante!

Ando preocupado com o nível de fraudes e desvios que acontecem no Brasil e que vem de todos os lados (até em vidros blindados, como visto no programa jornalístico “Fantástico”!)

Em função disso, quero compartilhar com você agora 9 dicas simples mas muito poderosas para que sua empresa possa combater fraudes internas, ou seja, aquelas cometidas pelos próprios funcionários.

Através dessas dicas você poderá:

- Prevenir ao máximo a possibilidade de fraudes na sua empresa;

- Identificar possíveis funcionários antiéticos e os tipos de fraudes que cometem;

- Melhorar os controles internos da empresa e evitar ou minimizar a ocorrência das fraudes ;

- Evitar perdas que poderiam colocar em risco a atividade da empresa;

- Proteger o negócio como um todo;

 

Dica #1 – Segregue As Funções

Evite ao máximo que a execução de um processo inteiro fique a cargo de uma única pessoa.

Isso quer dizer, por exemplo, que a pessoa que cuida do contas a receber não deve ter acesso a lançamentos na contabilidade, a pessoa que preenche o cheque não deve ser a que assina, a pessoa que compra não deve ser a que paga, e a lista segue.

Sempre tenha em mente qual etapa do processo pode ter conflitos com outra  e como isso pode facilitar as fraudes e evite isso… Segregue funções!

Dica #2 – Obtenha Os Extratos Bancários Pessoalmente

Tenha muito cuidado para que uma pessoa em posição de cometer fraudes não tenha acesso a documentos e evidências que possa destruí-las.

Os extratos bancários e os cheques cancelados mensalmente devem ser recebidos por pessoa especial e muito bem selecionada. Em relação aos cheques mantenha atenção nos pontos:

- Cheques a pessoas ou fornecedores que você não conhece;

- Cheques descontados na boca do caixa com valor superior ao limite à sua permissão no caixa pequeno;

- Assinaturas que pareçam forjadas;

- Cheques faltantes ou números de cheques fora da ordem;

- Cheques nominais a terceiros, mas endossados por alguém da sua empresa;

- Cheques nominais a beneficiários cujo nome não corresponde a seu registro;

 

Dica #3 – Controle Minucioso dos Cheques

Se tem algo que merece atenção especial são os cheques da empresa (se a sua os utiliza com freqüência). Geralmente os cheques são muito visados justamente pela falta controle e cuidado da empresa, o que facilita muito a ocorrência defraudes.

Um pessoa específica deve manter controle sobre todos os talões de cheque e guardá-los em um cofre ou gaveta trancada.Verifique constantemente se há cheques faltando e use cheques pré-numerados.

Verifique toda e qualquer anulação de cheques e estipule duas assinaturas para cheques acima de X valor.

Dica #4 – Assine Cada Cheque De Pagamento Da Folha Pessoalmente

Apesar dessa dica ser mais voltadas a pequenas empresas, que ainda fazem pagamentos da folha em cheques, os conceitos se aplicam a qualquer pagamento nesse formato.

Examine todos os cheques e tenha certeza que se destinam a pessoas conhecidas, não conhecendo ou recordando o nome tente localizar a pessoa.

Faça uma comparação permanente do número de cheques emitidos e o número de funcionários na folha de pagamento. Para isso certifique-se de que o arquivo mestre da folha de pagamento não seja alterado sem a aprovação e assinatura da pessoa competente. Se possível manter conta corrente específica para a folha de pagamento e efetue reconciliação mensal.

Muitas fraudes são cometidas nos pagamentos de folha, então tenha cuidado redrobado.

Dica #5 – Vigie De Perto As Contas A Receber

Os dos pulmões da empresa, o contas a receber, merece toda a atenção possível.

As atividades de baixa de valores devem ser efetuadas por pessoas alheias à contabilidade e com permissões para tal.

Conciliações devem ser realizadas periodicamente e por pessoa competente.

Dica #6 – Dê Férias A Profissionais Chave no Negócio

Funcionários que cuidam de peças importantes como o Caixa e Escrituração Contábil precisam tirar férias regularmente, evitando assim que estas pessoas ocultem vestígios de seus desvios e fraudes.

Profissionais que nunca tiram férias e nem se afastam por doença, parecem leais a empresa mas é preciso muito cuidado, pois algumas vezes essas pessoas precisam estar sempre na empresa para ocultar suas “manobras”.

Force esses profissionais a tirarem suas férias e que o façam na virada de um Mem para o outro, dando tempo de outra pessoas verificar discrepâncias nos livros.

Dica #7 – Audite Regularmente Os Livros

Contrate um auditor externo no mínimo uma vez por ano, para que audite os livros da empresa.

Essa auditoria dificulta bastante a ação dos fraudadores, e ela deve ser feita de surpresa e em períodos diferentes durante o ano.

Dica #8 – Entenda Os Livros

O desvio de dinheiro ocorre normalmente, quando a escrituração é malfeita e não supervisionada, o que facilita ao funcionário adulterar o caixa e recibos. Como Proprietário ou Gestor da empresa, você deve familiarizar-se com a escrituração contábil de sua empresa e o sistema de guarda de registros.

Dica #9 – Proteja o Software de Escrituração Contábil

Não permita acesso não autorizado ao software de escrituração contábil. Não coloque em rede o computador que guarda os arquivos dos livros e garanta que o computador e o software estejam protegidos por senha.

Também mude a senha frequentemente para bloquear o programa à pessoas não auorizadas. Livros Contábeis físicos devem ser guardados à chave.

Essas dicas, apesar de bem simples, podem evitar grandes danos à empresa se bem observadas. Elas são fáceis de assimilar e de aplicar, então sugiro que você de uma boa relida, imprima se for o caso e faça algumas das orientações passadas aqui. Tenho certeza que terá sucesso!

Te desejo enorme sucesso!

Leia mais sobre

O artigo enviado pelo autor, devidamente assinado, não reflete, necessariamente, a opinião institucional do Portal Contábeis.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.