x

Profecia: dobre suas vendas e lucro, mesmo na crise!

Em tempos bicudos como esse que vivemos surgem diversos profetas apontando caminhos e também os profetas da crise, aqueles que acham que o mundo vai acabar amanhã. Nesse artigo, apresento três profetas. Conheça-os. Abração e boa leitura!

16/10/2015 08:03

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
Profecia: dobre suas vendas e lucro, mesmo na crise!

Tempos delicados e turbulentos como esse, com economia e clientes se ajustando a novos padrões de consumo e relacionamento com recursos financeiros, são propícios ao aparecimento de profetas. Já passei por diversas turbulências e crises de verdade. Já fiquei madruga na fila para comprar um frango e perdi um consórcio com 40 parcelas pagas porque de um mês para o outro o valor da parcela subiu 80% e não pude honrar os pagamentos.

Os profetas são pessoas iluminadas, dotadas de extraordinária sabedoria e com poderes de antever o futuro. Uns são empreendedores e inspiram, outros, se instalam em consultorias econômicas, universidades, associações classistas, bancos de palestrantes, mas também temos os profetas autônomos, os iniciantes à procura de holofotes e os amadores. Esses são um perigo à parte, porque infestam os escritórios, departamentos de vendas, balcão de loja e sua maior vocação e vender a ideia de que ninguém mais compra nada.

Conheça os três tipos mais comuns de profetas da crise e saiba identifica-los, caso algum deles bater à porta do seu negócio ou até mesmo em um bate papo descontraído com seu melhor amigo. Ele pode ser um profeta oculto.

Profeta do apocalipse

Não consegue se livrar da memória inflacionária, vivida, principalmente, durante os governos Sarney e Collor de Melo, quando a inflação chegou a bater 80% em um único mês. O profeta do apocalipse tem a mania de indexar tudo pela inflação para não perder rentabilidade, pois não consegue ver ganho de escala, novos mercados, inovação, novos produtos, extensão de linha, novos nichos, adequação de custos, redução de rentabilidade. Ele está certo que o país vai quebrar e no que depender da sua criatividade, atitude ou orientação, vai quebrar mesmo.

Profeta do crescimento

Parece carro sem freio descendo morro abaixo. Quem ficar na frente vai ser atropelado. É o empreendedor desenfreado que não dá bola pra turbulência. É intrépido, ousado e normalmente capitalizado que aproveita a oportunidade para crescer e sair fortalecido depois da turbulência. São homens e mulheres invejáveis que não têm medo de perder algum dinheiro, porque acreditam na força do seu negócio e até zombam do que os apocalípticos chamam de crise. O profeta do crescimento não descuida de capacitar o seu time, de cuidar do cliente, de investir em publicidade e anunciar aos quatro ventos os diferenciais do seu negócio. Alguns dizem que são homens e mulheres de muita sorte.

Profeta da salvação

Ele quer orientar o seu negócio a qualquer custo. É o coach da crise e tem soluções mirabolantes para resolver quaisquer dos seus problemas. Ele promete dobrar seu faturamento, dobrar seu lucro, dobrar a rentabilidade e cortar os custos pela metade. Ele vende coach for Money, palestras, treinamentos, consultorias, imersão, workshops, leader training, leader coaching e até salvação, com a promessa de transformar sua empresa, sua vida e seus negócios. Quer espantar um bicho desses, inclua no contrato uma cláusula de ROI e proponha que a remuneração pela sua mirabolante consultoria, palestra ou treinamento seja uma taxa de sucesso.

Você, obviamente, não precisa se deixar levar por nenhum profeta para escapar com saúde desse momento, mas é prudente que você observe as coisas ao seu redor para tomar a melhor decisão. Minha dica sem profecia: aproveite para capacitar seu time, foco no foco do cliente, sacrifique sua margem em detrimento da manutenção da carteira de clientes, acredite no seu negócio e na força do seu time, dirija com a cabeça, mas lidere com o coração. Mande seu time para a palestra, mas vá junto!

Nelson Gonçalves é palestrante e jornalista

www.nelsongoncalves.com.br

Leia mais sobre

O artigo enviado pelo autor, devidamente assinado, não reflete, necessariamente, a opinião institucional do Portal Contábeis.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.