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Crise?! Você foi afetada por ela?

Desde que me entendo por gente, o Brasil está em crise, nunca vi nenhum governo ser uma unanimidade, se atendia em uma coisa, reclamavam de outra, sempre havia uma crise a ser administrada.

22/10/2015 09:46:25

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Crise?! Você foi afetada por ela?

Logo que houve a reeleição do governo uma das grandes preocupações no grupo de discussão da Rede Mulher Empreendedora foi o medo da crise! Que podia chegar! Que estava chegando! Que já estava afetando os negócios!

Desde que me entendo por gente, o Brasil está em crise, nunca vi nenhum governo ser uma unanimidade, se atendia em uma coisa, reclamavam de outra, sempre havia uma crise a ser administrada.

Converso com empreendedoras o tempo todo, de diversos tamanhos e segmentos, e hoje, em meio as notícias de crise, ela não é uma unanimidade, vejo empresas em expansão que não conseguem crescer por falta de mão de obra, por problemas comportamentais dos funcionários, pela falta de crédito para investir em estoque e maquinário.

Vejo também empreendedoras que vem perdendo clientes, seus negócios estão reduzindo e chegaram em um momento que não conseguem investir porque não tem dinheiro, que não tem fôlego para assumir um novo custo, um novo produto, que não sabem onde e como captar clientes, que não tem outra opção se empresa a fechar, que não sabem em que arriscar. Chega a ser desesperador!

Independente do momento que você ou sua empresa esteja: Pare e Pense! A resposta pode estar ao seu lado, olhe por outro ângulo, observe seus clientes, seus fornecedores, outros negócios, é possível sobreviver às crises:

• Você já parou para pensar de onde vieram seus clientes?
Esqueça as grandes estatísticas de mercado, você precisa saber como seus clientes te acharam, simples e direto, com essa resposta você conseguirá identificar onde investir de forma mais efetiva, faça isso em todos os contatos que tiver.

• Mandou orçamento e não fechou?
Procure saber o que aconteceu, se você tem procura e não fecha, veja pelo lado positivo de que houve interesse e se não fechou algo pode estar errado com seu produto/serviços: seu preço está fora do praticado? O cliente está optando por outros produtos? A flexibilidade para esses momentos pode ser a chave.

• Perdeu clientes?
Não há medidor melhor da empresa do que a reclamação de um cliente, enquanto ele estiver reclamando ainda há uma chance de melhorar e mantê-lo. Pela reclamação você consegue administrar pontualmente o problema e preventivamente outras situações, antes de perder. Vejo que em muitos a sensação era de que o inevitável chegou ao fim. Será?

Para inspirar, recomendo que assistam ao filme “Operação Big Hero” (2014, Disney / Buena Vistas), a grande lição dele é olhe por outro ângulo, impossível terminar o filme sem lembrar esta frase e pensar nela sempre que se deparar com um problema.

Heloisa Motoki é Diretora Adm/Fin da Rede Mulher Empreendedora, fundadora da Quali Contábil e Consultora Especial no site Fórum Contábeis .  Com formação em MBA em Controladoria, Graduada em Ciências Contábeis e Técnico em Contabilidade, participante do programa de Empreendedorismo pela FGV/Goldman Sachs – 10.000 mulheres. Há 18 anos no mercado contábil, atua diretamente com pequenas e médias empresas em São Paulo. 

Originalmente publicado no portal Finanças Femininas

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