x

Demonstração do Resultado do Exercício - DRE

Uma breve explicação da importância da DRE para as pequenas e médias empresas. Nesse artigo falarei também sobre o conceito da DRE Gerencial e a necessidade do acompanhamento de um contador nas atividades da empresa.

03/11/2015 08:07:41

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
Demonstração do Resultado do Exercício - DRE

A DRE foi instituída pela a nobre lei 6.404 de 1976 (Lei de Sociedade por Ações) e tem como objetivo principal demonstrar de forma vertical e resumida o resultado apurado por uma Entidadeem um período específico. A DRE além de ser obrigatória por Lei, ela é intensamente utilizada de forma gerencial. Dito isto, falarei um pouco sobre a DRE Contábil (instituída por lei) e a DRE Gerencial (flexível conforme a necessidade do usuário).

1) DRE Contábil

No artigo 178 da lei citada acima, o legislador é bem claro quanto ao conteúdo desta demonstração, sendo obrigatório a seguinte discriminação nas contas:

  • a receita bruta das vendas e serviços, as deduções das vendas, os abatimentos e os impostos;
  • a receita líquida das vendas e serviços, o custo das mercadorias e serviços vendidos e o lucro bruto;
  • as despesas com as vendas, as despesas financeiras, deduzidas das receitas, as despesas gerais e administrativas, e outras despesas operacionais;
  • o lucro ou prejuízo operacional, as outras receitas e as outras despesas;
  • o resultado do exercício antes do Imposto sobre a Renda e a provisão para o imposto;
  • as participações de debêntures, empregados, administradores e partes beneficiárias, mesmo na forma de instrumentos financeiros, e de instituições ou fundos de assistência ou previdência de empregados, que não se caracterizem como despesa;
  • o lucro ou prejuízo líquido do exercício e o seu montante por ação do capital social.

Ela deve ser apurada e obrigatoriamente demonstrada uma vez por ano (final do ciclo operacional). É uma atribuição exclusiva do profissional de contabilidade.

2) DRE Gerencial

O conceito é o mesmo, porém no gerencial o objetivo da apresentação e o cliente são mais internos. A realidade das pequenas e médias empresas (incluo algumas de grande porte) quanto aos controles contábeis é péssima, e normalmente o contador terceirizado não está ciente ou sem interesse. Por conta disto, o CFO (sigla utilizada para Diretor Financeiro) monta um relatório onde se demonstra as receitas, custos e despesas (muitas das vezes não respeitando o princípio da Competência) para apresentar aos sócios ou para utilizar em instrumentos de projeções para outros ferramentas financeiras. Cabe salientar que essa prática é extremamente perigosa na ausência de um profissional não habilitado em Ciências Contábeis, pois a chance de distorção nos números apresentados ou na interpretação dada é alta.

Diante das informações acima, aconselho sempre manter um profissional de contabilidade acompanhando de perto a operação da empresa. O Contador é especialista em controles internos, divulgar informações financeiras e em avaliar riscos do negócio. Chame o seu contador externo para conversa e exponha a sua preocupação. Uma boa semana e te desejo bons negócios.

Leia mais sobre

O artigo enviado pelo autor, devidamente assinado, não reflete, necessariamente, a opinião institucional do Portal Contábeis.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.