x

Por que o contador é tão importante para um empresa?

Calcular tributos, emitir nota fiscal, pedir documentos. Se você acha que esse é o único papel do contador, você está muito enganado.

04/11/2015 10:40:16

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
Por que o contador é tão importante para um empresa?

Calcular tributos, emitir nota fiscal, pedir documentos. Se você acha que esse é o único papel do contador, você está muito enganado.

O “Contador 2.0” como é chamado, é muito mais que isso, o contador de hoje tem que ter um papel fundamental para a gestão da sua empresa.

De acordo com pesquisa realizada pelo SEBRAE (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), 55% dos entrevistados não definiram uma plano de negócios, 50% dos não sabiam qual era o lucro da sua empresa, 42% não sabiam quanto vender para cobrir os custos e as despesas e 21% não identificaram o público-alvo do seu negocio; o que mostra apenas que muitos empresários sabem pouco do seu negocio.

Muitos olham para seu faturamento, mas poucos sabem qual realmente é o seu Lucro Liquido, seja ele mensal, trimestre, semestral ou anual.

Outro problema muito comum, como aponta o SEBRAE, é o fato de não saber o custo do produto, quanto tem que vender para cobrir aquele custo ou despesa; e como outro problema gravíssimo, que é o fato de não saberem seu público-alvo, se você não sabe para quem vai vender, não sabe o que esta vendendo.

E nesse quesito que o contador é importante. Claro que a forma de tributação é muito importante também, pois quanto menos tributo pagar, de forma licita, mais a empresa pode crescer, porém não é apenas isso que é o papel do contador.

O contador tem o poder de passar informações preciosas para a tomada de decisões. Mostrar o lucro liquido da empresa, qual o custo de cada produto, qual o lucro pro produto e junto com o empresário mostrar quais as melhores formas de crescimento, tudo isso é papel do contador nas empresas, e que se adquiridas pelo empresário são de grande relevância e só tem a acrescentar á empresa.

Portanto não deixe de aproveitar do que a contabilidade e o seu contador lhe oferece, eles podem ser um grande aliado ao crescimento da empresa.

Leia mais sobre

O artigo enviado pelo autor, devidamente assinado, não reflete, necessariamente, a opinião institucional do Portal Contábeis.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.