PARTICIPE

O Maior Evento Online Contábil do País - Inscrições gratuitas

19 a 23 de junho de 2017

www.conbcon.com.br
x

Contábeis o portal da profissão contábil

29
May 2017
14:11
você está em:

Conteúdo » Artigos

MEI, precisa de Contador?

Hoje existe um paradigma sobre a participação do Contador na vida empresarial do MEI.

postado 01/12/2015 11:26:18 - 9.873 acessos

Sim. Como qualquer empresa.

O MEI está fadado a cometer erros, erros esses que vemos em algumas empresas já consolidadas no mercado. Erros que vão da falta de pagamento de fornecedor até sonegação fiscal. O contador é instrumento necessário dentro de qualquer empresa.

Mas nos deparamos com uma controversa para o MEI. Algumas cartilhas do SEBRAE vem com dizeres que reduzem a importância do contador no desenvolvimento do MEI. Com a frase “Não precisa de contador”. Com isso, minha indignação se eleva. E da mesma forma o meu repudio a essa frase, que tanto desmerece o profissional. E vemos o nosso Conselho aceitar. Um Conselho, quisera eu, que lutasse com garras e presas (unhas e dentes) por nós. Vemos conselho de outra categoria lutar, esbravejar e até briga por seus profissionais. Raro são os casos que vemos em novelas a valorização de nossa classe (Onde dou um ponto ao nosso Conselho, que repudiou o desmerecimento da classe contábil em uma novela a dois anos atrás), onde somos taxados como “ladrões”.

Mas será que isso é culpa nossa? Sim. E muito. Pois somos os primeiros a desmerecer a classe. Mendigando valores para os empresários e esquecendo o essencial, os empresários é que dependem de nós. Dificuldades de estágios para os estudantes, e com isso diminuindo o aproveitamento do profissional e por aí se vai.

Finalizo de forma clara e objetiva, e reiterando a resposta no primeiro paragrafo, MEI precisa sim de contador, pois somos a base da empresa. O MEI será o grande empresário de amanhã e temos que andar juntos, pois assim iremos nos desenvolver de forma igualitária e quem sabe assim, futuramente, ter a valorização tão esperada por nós.

Abraço.

Everton Omena dos Santos
Contador
Maceió - Alagoas

Artigo enviado por
Comentários

MATÉRIAS RELACIONADAS

Receba Novidades

receba novidades sobre o site e o fórum de contabilidade em seu e-mail

TOP ENVIO DE Artigos

WebContábeis Conteúdo contábil atualizado e de qualidade em seu site.

Desconto de 10% na mensalidade dos planos básicos de conteúdo.

conheça mais

Facebook


Prezados(as) senhores(as), o Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussoes dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro. Ao acessar este site você concorda com os Termos de uso. Página carregada em 0.05 segundos.

Site desenvolvido por
Julio Guimaraes | Rogério César