x

Qual é sua Missão de Vida? Faça o Teste.

A missão de vida é o que dá sentido à nossa existência. Sem ela corremos o risco de seguir um caminho que não foi talhado para nós e sentir-nos frustrados, mesmo que tenhamos uma carreira de êxito.

12/01/2016 07:59:52

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
Qual é sua Missão de Vida? Faça o Teste.

Qual É a sua Missão de Vida?

Por Ernesto Berg

Helen Keller, a famosa escritora e conferencista americana, que desde tenra idade (aos 20 meses de vida) ficou cega e surda, devido à escarlatina, foi certa vez entrevistada, e lhe perguntaram: “O que é pior do que nascer cega?”

“Ter a capacidade de enxergar e não ter visão” – respondeu ela.

O presente questionário aborda um dos fatores cruciais, não só na vida dos líderes, como de qualquer pessoa: a missão de vida. É ela que dá sentido à nossa vida, o motivo pelo qual estamos aqui. Como você se localiza em relação isso? Esse questionário focaliza missão de vida pelo lado profissional, mas fornece importantes inputs sobre sua missão de vida no aspecto mais abrangente.

Responda atribuindo notas conforme critério abaixo:

5- Concordo totalmente

4- Concordo em boa parte

3- Não concordo nem discordo

2- Discordo em boa parte

1- Discordo totalmente

1 - O trabalho que eu executo tem grande significado para mim. _____

2 – Eu faço a diferença na vida das pessoas. ____ 

3 –  Sou visto pelos meus colegas como um bom companheiro de equipe.  _____

4 –  Minha declaração pessoal de missão de vida revela o melhor de mim. _____

5 –  Sinto-me extremamente realizado em minha carreira profissional. _____

6 –  Em tudo que eu faço dou o melhor dos meus esforços. _____

7 –  Considero os problemas dos meus colegas como se fossem meus também. _____                                                                                                              

8 –  Confio em mim e me empenho fortemente para atingir meus objetivos. _____

9 –  Minha missão pessoal de vida é fonte de inspiração para que o meu desempenho seja o melhor possível. _____

10 – Acredito firmemente que tenho uma missão de vida a cumprir. _____

11 – Minha visão de vida é muito clara e tem grande significado para mim. _____

12 – Tenho um forte sentimento de compromisso para com os meus colegas de    

 trabalho._____                                                                                        

13 – Eu fixo  objetivos  desafiadores para mim e os persigo firmemente porque

acredito que vou atingi-los_____

14 – Eu me atiro de corpo e alma naquilo em que acredito_____

15 – Sinto-me apreciado e considerado pelas pessoas_____

Total de pontos_______

Sua Avaliação

Este questionário não pretende ser um diagnóstico de sua personalidade ou individualidade. Ele foi feito para que você faça uma autoanálise sobre o seu senso de missão de vida profissional. Menciona itens relacionados à missão de vida, visão pessoal, valores, convicções, liderança e relacionamento com grupos.

De 65 a 75 pontos. Esse escore revela que você tem um forte sentido de missão de vida, da visão de como realizá-la e de que está comprometido em atingir objetivos que sejam consistentes com sua liderança pessoal. 

De 50 a 64 pontos. Essa pontuação mostra que você tem uma boa noção de sua missão de vida e de sua liderança pessoal, entretanto está apenas parcialmente comprometido em cumpri-las, seja por falta de estímulo, seja por desinteresse de sua parte. Pode melhorar.

Abaixo de 50 pontos. É um escore que revela uma grande desatenção (ou desinteresse) para sua missão e objetivos de vida e dos reais motivos pelos quais peregrina neste planeta. Não desanime. Leia os comentários abaixo.

Liderança pessoal e missão de vida

Liderança pessoal é a habilidade de ajustar seu pensamento e definir uma direção precisa para sua vida. Requer seu comprometimento em mover-se naquela direção através de ações específicas (as metas) e assim concretizar seus mais importantes objetivos de vida pessoais e profissionais, isto é, sua missão.

Exercer liderança pessoal significa desenvolver uma autoimagem positiva que lhe dá a coragem e autoconfiança necessárias para seguir o caminho com perseverança e assumir responsabilidade pelos resultados. A essência mesma da liderança pessoal é você fazer o que é certo e produtivo para você, independente dos obstáculos e das opiniões dos outros. Isto quer dizer que sua missão de vida e sua visão, não são criadas pelas circunstâncias ou situações externas, mas representam sua resposta a elas, fundamentadas em suas aptidões, competências, crenças e valores.

A liderança pessoal resulta de quatro fatores indispensáveis: autoimagem positiva, sólida automotivação, crença inabalável de que suas expectativas serão realizadas e confiança em seu próprio potencial inexplorado. A maneira de podermos materializar todo esse potencial é realizada através da fixação de objetivos e metas por escrito, lance fundamental para que isso ocorra. Assim, fixar objetivos e metas, funciona como um facho de luz potente e insubstituível para que você possa exercer sua liderança pessoal e definir sua missão de vida.

Carreira X Vocação

A missão de vida é o que dá sentido à nossa existência. Sem ela corremos o risco de seguir um caminho que não foi talhado para nós e sentir-nos frustrados, mesmo que tenhamos uma carreira de êxito. Conheço vários casos de executivos bem-sucedidos em seu trabalho, que subiram todos os degraus que se propuseram a subir e de terem atingido as metas que fixaram para si e, mesmo assim, infelizes por não terem seguido suas verdadeiras vocações. Eles, de certa forma, subiram os degraus que queriam, mas a escada estava na parede errada, porque confundiram carreira com vocação.

Carreira trata de sua ascensão profissional, enquanto que vocação é o seu “chamamento”, aquilo que você gosta e tem facilidade de fazer, isto é, seu talento natural. Você pode ter uma boa carreira profissional, galgar postos importantes na organização, ter um ótimo salário, mas nem por isso, cumprir sua vocação, aquilo que mantém sua chama interior acesa. Isto poderá frustrá-lo bastante, mais tarde, em sua vida. O ideal é você seguir primeiramente sua vocação e, depois, fazer dela uma carreira profissional de sucesso expandindo os conhecimentos e competências através do uso dos seus talentos naturais. Somente seguindo sua missão de vida é que você irá pôr sua escada profissional e pessoal na parede certa. A vocação, atrelada à missão de vida, é o nosso papel a cumprir neste planeta; é o que nos inspira e motiva a fazer a diferença em cada dia que vivemos, nos completa e nos faz felizes.

Texto extraído e condensado do livro “O Poder da Liderança”, de Ernesto Artur Berg, Juruá Editora. Para maiores detalhes sobre o livro impresso ou e-book acesse www.quebrandobarreiras.com.br seção de LIVROS ou E-BOOKS.

Ernesto Berg
Consultor de empresas, professor, palestrante, articulista, autor de 14 livros, especialista em desenvolvimento organizacional, negociação, gestão do tempo, criatividade na tomada de decisão, administração de conflitos.  Graduado em Administração e Sociologia,  Pós-graduado em Administração pela FVG de Brasília. Foi executivo do Serpro em Brasília por 10 anos e consultor Senior da Alexander Proudfoot Company de São Paulo.

Editor do site www.quebrandobarreiras.com.br , voltado para a área de recursos humanos, administração e negócios. Email: [email protected]

 

 

Leia mais sobre

O artigo enviado pelo autor, devidamente assinado, não reflete, necessariamente, a opinião institucional do Portal Contábeis.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.