x
Uma nova IOB agora com Inteligência Artificial

Como anda a gestão da sua empresa Contábil?

Me fiz essa pergunta ao acordar, e comecei a avaliar como anda a gestão do meu empreendimento contábil. E ali naquele momento pude perceber que a cada dia podemos melhorar mais e mais nossos modelos de gestão e resolvi escrever sobre o assunto.

13/01/2016 11:47

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
Como anda a gestão da sua empresa Contábil?

Me fiz essa pergunta ao acordar, e comecei a avaliar como anda a gestão do meu empreendimento contábil. E ali naquele momento pude perceber que a cada dia podemos melhorar mais e mais nossos modelos de gestão e resolvi escrever sobre o assunto.
 
A gestão de qualquer organização passa pelos pontos cruciais e que são definitivos para uma excelente administração do seu negócio. Você deve: Planejar, Desenvolver, Controlar e Avaliar, pois é, o famoso PDCA, utilizando demais quando falamos de gestão, sem essa ferramenta não podemos sequer pensar em empreender seja em que área for. 
 
No ramo da contabilidade devemos deixar de lado o velho conceito de escritório contábil e seguir a uma tendência inevitável que [é encarar o antigo escritório como organização, como empresa de fato que é. Pois dentro da empresa contábil temos todos os elementos que uma empresa de qualquer outro ramo têm. Sem dúvida, nós profissionais contábeis, não aprendemos nos bancos escolares como realizar a gestão do nosso tão desejado e sonhado escritório, apenas sabemos que devemos realizar nossas tarefas perante nossos clientes e deixá-los sempre com um grau de satisfação elevado. E com isso acabamos esquecendo de gerir nossa empresa, quando falo nossa empresa, me refiro a nós como instituição por conta do nosso nome, e me refiro quando da abertura de um CNPJ em que somos responsa veis por esta organização, tanto em um como no outro, devemos sempre estar atentos como estamos administrando nosso negócio.
 
Manter um nível de gestão em todos os departamentos de uma empresa contábil não é tarefa fácil, é um caminho ardiloso e cheio de percalços, pois não podemos apenas nos preocupar com as tarefas que nossa profissão nos impõe, temos que ir além, pensar em como podemos ser exemplo de gestão para nossos clientes, quando isso ocorre não só estamos melhorando o processo de gestão interno, como estamos agregando mais valor aos nossos serviços. O que atualmente encontro nas minhas andanças pelo mundo da contabilidade, são escritórios de contabilidade na sua maioria e não empresas contábeis. Isso me deixa triste como profissional e como empreendedor. 
 
Contador pensa como contador ouvir isso de um colega, e realmente é isto que ocorre no universo contábil. O contador ele tem que pensar como contador, mais também deve pensar como gestor do seu negócio, deve estar sempre atualizado não apenas com as legislações da área contábil, como também das melhores formas e técnicas de gestão que estão sendo utilizadas.
 
Para que a empresa contábil tenha sucesso em sua gestão deverá seguir pelo menos alguns passos como:

1. Planejar
 
   Planejar seu negócio através de um plano de negócios, as suas atividades internas e externas, seus métodos de trabalho além de outros parâmetros.

2. Desenvolver
 
   Deverá desenvolver sua atividade dentro do estabelecido em Lei, além de tudo aquilo que fora planejado deverá ser executado da melhor forma possível, sempre ajustando os desajustes.

3. Controlar
 
   Deverá realizar um controle efetivo de todas as ações e atividades que estão sendo realizadas, para se ter um feedback de como anda as atividades dentro da organização.

4. Avaliar
 
   Esse é ponto mais importante pois é aqui que se chega em modelo de gestão eficiente e eficaz, é na avaliação do que foi planejado, para o executado e o que está sendo controlado, que podemos determinar onde devemos melhorar e como fazer isso.
 
 
Não podemos mais pensar apenas como Contadores, devemos nos tornar exemplos para nossos clientes, levando até eles soluções inovadoras, e não aquele modelo ultrapassado de contabilidade (fazedores de guias como muitos pensavam), temos o dever e a obrigação de como bons profissionais sermos eficientes na gestão do nosso próprio negócio. Você contrataria um profissional que não sabe gerir o seu próprio negócio, para cuidar das suas contas? 
 
  Blog Humar Souza

Leia mais sobre

O artigo enviado pelo autor, devidamente assinado, não reflete, necessariamente, a opinião institucional do Portal Contábeis.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.