x

Atividade Rural x DIRPF

Produtor Rural- Cuidados a serem tomados na hora de preencher sua declaração de imposto de renda.

15/01/2016 16:16:29

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
Atividade Rural x DIRPF

Este artigo é uma maneira simplificada de aconselhar o regime de atividade rural no período de preenchimento da Declaração de Imposto de Renda Pessoa Física.

Todo começo de ano mais precisamente dito em Abril nos deparamos com a correria do DIRPF no ramo rural, nas cidades do interior é bastante comum este tipo de contabilidade atuando, pois nota-se que a economia gera em torno desta área.

O contador por ora sofre pelo curto prazo estipulado por seus clientes, muita das vezes contasse que deixam de apresentar a documentação em última hora. Porém, deve-se observar que mesmo a contabilidade rural sendo um pouco leiga no aspecto que PF não tem tal obrigação similar de uma PJ é primordial tomar cuidados para não cair na malha fina, dentre isso temos o famoso caixa rural um aplicativo denominado Atividade Rural disponível no sítio da Receita Federal.

Por sua vez o profissional responsável pelo preenchimento da declaração de imposto de renda tende a separar cuidadosamente os dados de custeio rural e custeio próprio, onde que por sua vez mesmo na atividade rural bens da propriedade são exclusivos desta, e bens próprios são distintos. Não deixando também de preencher dívidas como: financiamentos, empréstimos, arrendamentos, dentre outros.

Instrução cabível e aconselhável é que o profissional solicite mensalmente a documentação necessária para preparo deste demonstrativo, ora que além da declaração a ser apresentada a propriedade tem suas obrigações como guia de ICMS, visto no bloco de guia, média de gado junto a órgãos responsáveis como IDAF, INCRA e, outros. Além disso esta área necessita de um cuidado específico, pois o produtor rural acaba ficando à mercê de informações que lhe chegam de última hora.

Contudo, os dados auferidos no exercício se houverem sincronismo de contador x produtor rural além de evitar malha fina na DIRF, estará em dia com obrigações e órgãos responsáveis.

Copyright © 2015 por Kaík Rodrigues Vieira. Todos os direitos reservados.

 

 

Leia mais sobre

O artigo enviado pelo autor, devidamente assinado, não reflete, necessariamente, a opinião institucional do Portal Contábeis.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.