x

Como definir o preço com lucro?

No artigo de hoje da série iniciada na semana passada para auxiliar as pequenas empresas a precificar tratarei do tema CAPACIDADE PRODUTIVA, destacando sua importância e a maneira de calculá-la.

26/01/2016 14:45:03

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
Como definir o preço com lucro?

Como definir o preço com lucro?

Conforme apresentado na semana passada darei continuidade à série para auxiliar pequenas e médias empresas a formar um método - testado e aprovado - de precificação de serviços e mercadorias. Para os exemplos adotaremos o princípio de que o produto ou serviço já existe e está sendo comercializado. A dúvida é saber se gera lucro.

A capacidade produtiva é a quantidade máxima possível de produção de serviço ou produto que pode ser medida por hora, dia, semana ou mês, bem como por funcionário, setor ou empresa. Dependendo da forma de trabalho o volume de produção pode variar significativamente. Conhecer a capacidade máxima de produção e fazer a medição constante também impactará expressivamente no aumento e o fator qualidade deverá ser parte integrante do início até a finalização do produto/serviço.

Empresas que desconhecem o potencial produtivo e, portanto, deixam de cobrar os trabalhadores por resultados periódicos – quanto menor o tempo, melhor – consomem maior tempo e, consequentemente, têm custo produtivo maior. O resultado final é preço de venda alto e/ou margem de lucro baixa, fatores que atrapalham a comercialização e a lucratividade.

Iniciemos com uma empresa prestadora de serviços de lavação de veículos que possua um funcionário na lavação, dois para secar e fazer a limpeza interna e um para o enceramento e espelhamento, além, claro, do funcionário administrativo, mas este não importa para o cálculo da capacidade produtiva, uma vez que não atua nela. Com o exemplo será possível implantar a metodologia em qualquer ramo de atividade, inclusive na indústria.

Como saber qual é a capacidade produtiva, ou seja, qual é a quantidade de veículos possível de lavar, limpar, encerar e espelhar? Sabemos que alguns clientes dispensam o serviço completo em seus veículos, então maior atenção deve ser voltada a cada serviço. Identificaremos a capacidade produtiva por setor e, quando necessário, por tipo de serviço.

Primeiramente deve-se cronometrar o tempo que um profissional de bom nível usa para executar cada uma das tarefas. Para ilustrar citarei alguns exemplos, mas destaco que os tempos são meramente ilustrativos. Não serei muito detalhista, pois o importante é apresentar a metodologia de cálculo. Se você presta serviço nesta área de lavação peço que ignore o tempo, faça a cronometragem e, se puder, compare com outras empresas.

 

            Serviço                                                           Veículo Pequeno       

            Lavação de aparência ou meia lavação               10 minutos

            Lavação completa                                          20 minutos

            Secagem                                                     15 minutos

            Limpeza interna                                            30 minutos

            Enceramento                                                60 minutos

            Espelhamento                                               90 minutos

 

Sabe-se que a execução do mesmo serviço num automóvel grande demandará mais tempo. A média pode e deve ser analisada para incluir na distribuição entre veículos grandes e pequenos. Os trabalhadores fazem oito (8) horas diárias, exceto na segunda-feira, que são quatro (4), mas considerando pequenos atrasos e o intervalo para o café ajustamos o tempo produtivo diário médio para sete horas e meia (7:30), ou seja, 450 minutos. Com base nestas informações calculemos a capacidade produtiva diária de cada setor.

 

            Setor                                                  A         B         C          D

            Lavação                                             01        450

            Aparência                                                     10        05

            Completa                                                      20        20

            Limpeza                                             02        900

            Secar                                                           15        20       

            Limpar                                                         30        20

            Acabamento                                      01        450

            Encerrar                                                        60        03

            Espelhar                                                        90        03

Sendo:

            A = número de funcionários

            B = minutos produtivos por dia normal

            C = minutos cronometrados para executar o serviço

            D = número possível de veículos pequenos por dia (capacidade)

 

Então concluímos que esta empresa de lavação consegue produzir diariamente 20 veículos pequenos (lavação e limpeza), cinco veículos para a lavação de aparência, e enceramento e espelhamento de três veículos pequenos. Naturalmente a distribuição pode ser feita incluindo veículos grandes e outros serviços, mas acredito ter sido possível identificar como proceder e, mais ainda,a importância de conhecer a capacidade da empresa para cobrar o resultado final ou a necessidade de contratar – ou não - mais funcionários.

Com o conhecimento de todo o processo produtivo fica fácil identificar gargalos, ociosidade e outros problemas, como a baixa produtividade da equipe.

Espero tê-lo ajudado. Se deseja entrar em contato para comentários ou informações não contempladas neste artigo escreva para [email protected]

Leia mais sobre

O artigo enviado pelo autor, devidamente assinado, não reflete, necessariamente, a opinião institucional do Portal Contábeis.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.