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Como um bom planejamento evita tropeços no desenvolvimento do seu negócio

Como um fechamento de uma grande rede varejista de lojas de moveis e eletrodomesticos, pode nos levar a passar a rever nosso planejamento.

18/02/2016 11:44:03

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Como um bom planejamento evita tropeços no desenvolvimento do seu negócio

Por esses dias, aqui na Bahia, a noticia mais comentada é o fechamento, isto mesmo o encerramento das atividades de uma grande rede de Loja Varejista de Móveis e Eletrodomésticos, o que me levou a pesquisar sobre o assunto e estudar este caso, sob a ótica de como um mal planejamento pode levar seu negócio ao insucesso.
 
Planejar sempre foi um dos pilares da boa gestão de negócios, o verbo em referência tem um significado claro que é organizar plano ou roteiro, e isto deve ser realizado sempre quando se conduz um negócio seja ele micro, pequeno, médio ou de grande porte. A maioria dos empreendedores brasileiros, seguem na contramão desta tão importante ferramenta que é o ato de planejar seus negócios, vão pela vertente do impulso em ser empreendedor e acabam tropeçando ao longo dessa árdua caminhada que é empreender em um país de uma instabilidade incrível. 
 
Os cuidados que devem ser tomados na abertura de um novo negócio são muitos, não devendo-se confundir esses cuidados com os medos existentes em cada empreendedor. Um deles é o ato de planejar muito bem o seu negócio, não agir por impulso, pela utopia da liberdade financeira, o que demora algum tempo para se ter como empreendedor, vejo constantemente empreendedores que estão iniciando um novo negócio dizerem que o planejamento esta na cabeça, que depois que o negocio estiver aberto e faturando pensam nisso, e por ai vai uma lista imensa de desculpas para sentar e se fazer um excelente planejamento do seu negócio.
 
Mais muitos vão me perguntar mais o que isto tem haver com o que fora dito no paragrafo de abertura deste artigo? Ah! Meus caros colegas e leitores, muita coisa, pois se analisarmos o caso em referencia veremos o quanto houveram erros no planejamento desta rede e o tropeço final que culminou a queda partiu deste mal planejamento, vejamos.
 
A rede em referência, era em finais dos anos de 1999 até o ano de 2010, a maior rede de eletrodomésticos e moveis da Bahia, Sergipe e alguns outros estados do nordeste. Criou um planejamento estratégico de expansão de sua rede, até ai tudo bem, ou melhor, pensavam que iriam bem, mais onde esta o erro desta expansão? O erro está na expansão massificada de suas lojas, como massificadas, podemos verificar que em um raio de 500 metros existiam duas, ou até três lojas da mesma rede, e isso foi se estendendo em todo o estado da Bahia e outros da região Nordeste. Por exemplo temos em um shopping de Salvador mais de 3 lojas desta rede, o que eleva seus custos com pessoal, aluguel, condomínio, estoques, mercadoria de mostruário e consequentemente queda no faturamento por Loja (utilizam-se de metas por Loja) e essas metas dificilmente eram batidas, mas para os dirigentes desta rede estavam no caminho certo e foram além. 
 
Veio o então ano de 2011, quando esta rede se associou com outra grande rede mineira do mesmo ramo, e ai fortaleceram mais e mais a ideia de que abrindo uma loja ao lado da outra estariam ganhando mercado e gerando lucro, durante poucos meses isso pode até ter ocorrido, mais com o passar do tempo foram fechando lojas e mais lojas e vendo que o planejamento realizado para expansão estava errado, e hoje temos a triste noticia de mais um negócio que se vai, que fecham suas portas, por realizarem um mal planejamento do negócio. 
 
A partir desta rápida analise, verificamos que o empreendedor deve sempre, analisar de forma minuciosa seu planejamento e realiza-lo sempre com os pés no chão. Em um país como o nosso que não temos estabilidade financeira, o desemprego aumentando, taxas elevadas de juros, entre outros tantos aumentos sejam benéficos ou maléficos, não podemos empreender com o coração, com o desejo de sermos os maiores, de sermos uma grande corporação em pouco tempo.
 
Como disse o ato de planejar requer paciência, organização, dedicação e acima de tudo conhecimento do mercado em que o empreendedor quer atuar, a região em que estará entrando, entre outros pontos que devem ser bem analisados quando da elaboração de um bom planejamento do seu negócio. O mercado não admite mais amadores, o mercado exige que você empreendedor seja Expert naquilo que se propõe a fazer, que tenha uma negocio sólido e de crescimento a médio e longo prazo bem definido, e para que tudo isto se realize, devem planejar sempre, utilizando métricas de avaliação do negócio o tempo todo.  O Brasil é um país de empreendedores natos, porém 90% destes empreendedores começam de forma errada seus negócios, sem nenhum tipo de planejamento. 
 
Quer começar um negócio, planeje, não cometa erros que grandes corporações cometem na gestão de seus negócios, avaliem, critiquem seus negócios, e tenham empreendimentos sólidos e duradouros.

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