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A contabilidade online é uma ameaça?

A contabilidade online, com preços aviltante, tem sido tema de constante reflexão e debates no meio contábil, mas será mesmo uma ameaça tão grave?

10/03/2016 16:00:52

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A contabilidade online é uma ameaça?

Não. Sendo bem direto e para já iniciar respondendo a pergunta: não, a contabilidade online não é uma ameaça ao mercado já estabelecido e consolidado há décadas na área contábil, nem mesmo para os pequenos escritórios. Explica-se: o mercado de contabilidade online, a preços aviltantes, busca atender a um nicho específico de donos de empresas, o que os pequenos escritórios precisam entender é que devem buscar o nicho adequado para as suas realidades.

A primeira tarefa que precisa ser feita é refletir e listar, detalhadamente, quais são as diferenças do serviço de contabilidade prestados da forma tradicional e desta maneira online. As vantagens e as desvantagens de cada um. Em seguida, o profissional de contabilidade precisa pensar em como suprir as desvantagens apresentas e como incrementar seus serviços, isto é, como oferecer mais vantagens e destacar as vantagens já existentes.

Por fim, deve-se implementar, colocar em prática, todas as possibilidades de melhorar os serviços e diminuir as suas desvantagens, e estudar (decorar!) as vantagens dos seus serviços, assim, sempre que for confrontado com estes preços praticados, poderá responder de bom grado o porque de seus serviços serem mais caros, o porque de merecerem ser mais bem pagos.

Se mesmo depois disso o cliente ainda insistir naqueles preços, não há mais o que fazer, o profissional deve entender que este cliente não é o cliente que ele procura e não se martirizar por isso, mas trabalhar de forma focada buscando atrair os clientes com o perfil adequado para o seu serviço. O nome disso é posicionamento, e quando se adota um posicionamento, isto é, opta-se por determinado tipo de cliente, não pode-se chatear por perder todos os outros tipos, mas focar em captar e trabalhar em prol de oferecer o melhor serviço possível para os clientes que optamos atender, a melhor forma para o fracasso é tentar abraçar o mundo!

Buscando um exemplo para melhor ilustrar: se você precisa de um prego, não adianta tentarem lhe vender um parafuso! Não importa dizer que o parafuso é de aço inoxidável, com cabeça chata e oferecer as buchas de brinde, simplesmente não é isso que você precisa! Você precisa de pregos.

O problema é que temos perdido muito tempo tentando vender parafusos para quem quer pregos, e quando eles falam que querem pregos, bradamos que o parafuso é mais confiável e que os pregos são ruins. Não! Não percam tempo tentando vender os parafusos ao cliente que quer prego. Mesmo que você consiga, seu cliente não estará satisfeito, não vai lhe dar valor, pois você não ofereceu o que ele queria e ele ainda está sendo obrigado a pagar por isso! – talvez isto ajude a explicar porque tantos profissionais se sentem tão desvalorizados ultimamente...

Então o que fazer? É simples, explique para ele que o parafuso é bom, que é melhor, que seria a melhor opção, mas se ainda assim ele insistir no prego, tome coragem e fale que não pode ajudá-lo e invista o tempo que você perderia tentando empurrá-lo aquele prego para atender ou buscar novos clientes que precisam e que ficarão satisfeitos com os parafusos! Com o tempo, esses clientes, satisfeitos, tendem a lhe indicar amigos que também precisem de parafusos, e você sem dúvidas trabalhará muito mais satisfeito.

Por fim, apenas para ilustrar algumas das possíveis vantagens que os escritórios presenciais possuem em relação aos serviços de contabilidade online pode-se citar: busca e entrega de documentação na empresa; reuniões e consultas presenciais no escritório ou na empresa do cliente; praticidade de responder às consultas com uma simples ligação invés de ter que buscar informação em sites; atendimento às fiscalizações; acompanhamento às homologações; controle de admissões e documentações inteiramente pelo escritório; ir às repartições sempre que necessário; entre inúmeras outras coisas que só um atendimento pessoal e personalizado pode proporcionar; além de que, é claro, você mesmo deve olhar e avaliar os seus serviços e pensar em outras questões.

Talvez reste ainda uma questão/dúvida sobre a legalidade do serviço, seja perante a legislação contábil (emanada pelos órgãos contábeis) ou pela legislação em geral, mas aí é outra questão a ser debatida, para além da não ameaça que esse serviço representa para o mercado tradicional de contabilidade.

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