x

Contábil

O que é auditoria contábil?

Para atingir seu papel e finalidade a contabilidade utiliza-se de várias técnicas contábeis que auxiliam os gestores em uma tomada de decisão mais precisa tempestiva, fidedigna e segura, dentre elas temos a auditoria contábil

04/04/2016 10:40:12

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
O que é auditoria contábil?

Para atingir seu papel e finalidade a contabilidade utiliza-se de várias técnicas contábeis que auxiliam os gestores em uma tomada de decisão mais precisa tempestiva, fidedigna e segura, dentre elas temos a auditoria contábil, que por sua vez é dividida em auditoria externa e interna.

Vários são os conceitos sobre auditoria, podemos destacar o citado por Sá (2001, p.25), o qual afirma:

Auditoria é  uma  tecnologia  contábil aplicada  ao sistemático  exame  dos registros, demonstrações e de quaisquer informes ou elementos de consideração contábil, visando a apresentar opiniões, conclusões críticas e orientações sobre situações ou fenômenos patrimoniais da riqueza aziendal, pública ou  privada,  quer ocorridos,  quer  por ocorrer  ou  prospectados e diagnosticados.

Assim sendo, a auditoria contábil tem como objetivo principal a análise dos registros, demonstrações das informações contábeis, gerando opiniões através do parecer de auditoria, bem como a detecção de erros e fraudes, informações sobre o controle interno, assistência econômico-financeira, entre  outras.

Seguindo a mesma linha de pensamento Franco (2001, p. 22), em sua obra, diz que auditoria é:

A técnica contábil que através de procedimentos específicos que lhe são peculiares, aplicados no exame de registros e documentos, inspeções, e na obtenção de informações e confirmações, relacionados com o controle do patrimônio de uma entidade – objetiva obter elementos de convicção que permitam julgar se os registros contábeis foram efetuados de acordo com os princípios fundamentais e normas de Contabilidade e se as demonstrações contábeis dele decorrentes refletem adequadamente a situação econômico- financeira do patrimônio, os resultados de período administrativo examinado e as demais situações nela demonstradas.

Pode-se então afirmar que a auditoria contábil é de suma importância para as organizações, sejam elas do setor público ou privado. Sendo que a auditoria desempenha um relevante papel, vista como o setor ou departamento responsável pela assessoria às instituições, principalmente quando se tratar do controle das ações nas áreas de natureza contábil, orçamentária, financeira, patrimonial e de pessoal, além dos controles administrativos.

AUDITORIA EXTERNA

A auditoria externa é aquela desempenhada por empresas de auditoria independentes, por contador auditor com notório saber para desenvolver de forma precisa a análise da real situação das entidades.  Segundo Attie (2007, p.174), “é aquela realizada por profissional liberal, auditor independente, sem vínculo de emprego com a entidade auditada, e que poderá ser contratado para auditoria permanentemente ou eventualmente”.

Na visão de Crepaldi (2010 p. 48) a auditoria externa constitui:

o conjunto de procedimentos técnicos que tem por objetivo a emissão  do parecer  sobre  a  adequação como representam à posição patrimonial e  financeira, o  resultado de  recursos  da entidade  auditada  consoante  as  normas da  contabilidade.

O objetivo da auditoria externa é a emissão de uma parecer de auditoria ou relatório de auditoria com orientações preventivas sobre os procedimentos adotados nas organizações a serviço dos gestores a fim de supri-los com informações relevantes para uma tomada de decisão mais eficiente e precisa.

AUDITORIA INTERNA

A auditoria interna é aquela realizada na própria instituição por profissionais gabaritados para tal, equivale a um trabalho organizado de revisão e apreciação dos controles internos, normalmente executados por um departamento especializado, ao tempo que o controle interno se refere a procedimentos de organizações adotados como planos permanentes da empresa. Attie (2007, p.176).

De acordo com o Instituto de Auditores Internos do Brasil – IIA Brasil (2003, p.20), a missão básica da auditoria interna é:

emitir opinião conclusiva ou considerações a respeito das operações examinadas; avaliar os fluxos, sistemas, plano de controle interno e desempenho da organização ou de qualquer de seus seguimentos; auxiliar a administração e demais membros do corpo gerencial da organização a se desincubirem de maneira eficaz de suas responsabilidades.

Segundo Conselho Federal de Contabilidade (2008, p. 398) a auditoria interna é “exercida nas pessoas jurídicas de direito público, interno ou externo, e de direito privado” assim sendo, tanto para as organizações privadas como publicas. Destaca ainda mais:

A Auditoria Interna compreende os exames, análises, avaliações, levantamentos e comprovações, metodologicamente estruturados para a avaliação da integridade, adequação, eficácia, eficiência e economicidade dos processos, dos sistemas de informações e de controles internos integrados ao ambiente, e de gerenciamento de riscos, com vistas a assistir à administração da entidade no cumprimento de seus objetivos.

Na visão de Cavalcante e Luca (2013, p. 79) compete a auditoria interna  “garantir a revisão sistemática, a avaliação e o relato da adequação dos sistemas gerenciais, financeiros, operacionais e de controle orçamentário”.

Diante disso, a auditoria é peça fundamental para o bom desempenho das organizações. Sendo que, as técnicas de auditoria testa a confiabilidade dos procedimentos adotados nas instituições, por exemplo, os sistemas de controle, verificar e analisar os registros contábeis, a avaliação eficácia das funções  patrimoniais, dentre outras.

REFERÊNCIAS

ATTIE, William. Auditoria Interna. 2. ed. São Paulo: Atlas, 2007.

CAVALCANTE, Mônica Clark Nunes e LUCA, Márcia Martins Mendes De.Controladoria como instrumento de governança no setor público. Revista de Educação e Pesquisa em Contabilidade. Brasília: REPEC, 2013. Disponível em: <http://www.repec.org.br/index.php/repec>. Acesso em: 28 de setembro de 2015.

CREPALDI, Silvio Aparecido. Auditoria Contábil: Teoria e Prática. 6. ed. São  Paulo: Atlas, 2010.

CONSELHO FEDERAL DE CONTABILIDADE – CFC. Princípios fundamentais e normas brasileiras de contabilidade: Auditoria e Perícia. 3. ed. Brasília: CFC, 2008.

FRANCO, Hilário. Auditoria Contábil. Normas de auditoria, procedimentos e papéis de trabalho, programas de auditoria, relatórios de auditoria. São Paulo: Atlas, 2001.

INSTITUTO DOS AUDITORES INTERNOS DO BRASIL – IIA Brasil. Normas brasileiras para o exercício da auditoria interna. 2. ed. São Paulo, 2003.

SÁ, Antônio Lopes de. Auditoria Interna. São Paulo: Atlas, 2001.

            

 

Leia mais sobre

O artigo enviado pelo autor, devidamente assinado, não reflete, necessariamente, a opinião institucional do Portal Contábeis.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.