x

Carreira

Como fazer do tempo seu grande aliado

O tempo pode ser um grande inimigo se jogarmos contra ele, mas também pode tornar-se um extraordinário aliado se soubermos usá-lo a nosso favor.

26/04/2016 08:12

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
Como fazer do tempo seu grande aliado

Como fazer do tempo seu grande aliado.

Por Ernesto Berg.

O tempo pode ser um grande inimigo se jogarmos contra ele, mas também pode tornar-se um extraordinário aliado se soubermos usá-lo a nosso favor, porque tempo é vida; quem perde tempo, perde vida. Quem domina o tempo, domina a vida.

E o engraçado é que o tempo nunca muda. Sempre corre no mesmo ritmo, 60 segundos por minuto, 24 horas por dia, 365 dias por ano, independente do seu estado de ânimo, ou de sua motivação, porque o conceito de tempo é subjetivo e pessoal. Se você estiver angustiado ou ansioso, um minuto pode parecer uma hora; se estiver desfrutando de momentos de alegria e felicidade, uma hora dará a impressão de ter sido apenas alguns minutos.

Já pensou nessas características do tempo?

O tempo é inelástico, insubstituível (não pode ser recuperado depois de perdido), escasso, não estocável (não pode ser guardado), e de suprimento constante. Nossa única alternativa é consumi-lo à medida em que decorre. Ele tem, no entanto, uma característica única: é altamente democrático! Todos temos à nossa disposição 24 horas por dia, nem mais, nem menos. O homem mais rico do planeta tem as mesmas 24 horas que o homem mais pobre do mundo.

O que realmente faz a diferença entre os indivíduos é o que eles fazem durante essas 24 horas, dia após dia, semana após semana, ano após ano. A qualidade do uso do tempo é que determinará se você será produtivo ou improdutivo, vencedor ou perdedor. Ou controlamos o tempo ou ele nos controla. Ou administramos os fatos ou os fatos nos administram.

Com que lentes você enxerga o tempo?

Muitos consideram o tempo um inimigo a ser enfrentado e vencido. Outros o veem como um senhor implacável, dono do destino, escravizando as pessoas com a ditadura do tempo. Essas visões representam uma distorção de enfoque, pois consideram o tempo como uma entidade viva e, eventualmente maléfica, sempre pronta a desafiar e vencer as pessoas. A visão sadia sobre o tempo é a de que ele é um recurso muito prático e útil, que pode ser empregado a seu favor para atingir objetivos edificantes.

Os que não entendem assim, acreditam que devem continuamente forçar as circunstâncias, através de um labor constante e ininterrupto, submetendo-se a jornadas de trabalhado de 12, 14 horas, ou mais, por dia.  São os workaholics (do inglês work, trabalho, e alcoholic, alcoólatra), pessoas viciadas pelo trabalho e dão a impressão que vivem só para trabalhar.

Exageros à parte, todos podem ser muito produtivos, sem necessitar se esfalfar ou exaurir suas energias no glorioso campo de batalha do dia a dia. Há períodos em que pode ser necessário esforços diários ou mensais mais prolongados, o  que  não  justifica, entretanto, uma  eterna  vida de  correrias e sobrecargas de atividades.

As tecnologias podem ajudá-lo ou condicioná-lo

 As novas tecnologias, como microcomputadores, notebooks, internet, smartphones, videoconferências, cursos on-line, sem mencionar o celular e o telefone tradicional - que ainda são um dos meios mais eficazes de comunicação -, simplificaram a comunicação interpessoal e a resolução de problemas, porém não alteraram em nada a quantidade e a qualidade do tempo gasto no trabalho.  

As indiscutíveis facilidades proporcionadas pela revolução tecnológica nos colocam num redemoinho de atividades que exigem uma velocidade de resposta cada vez maior. Ficamos disponíveis 24 horas do dia em qualquer canto do mundo. Além disso, as opções de como gastar o tempo aumentaram vertiginosamente, sobretudo nos atraentes jogos disponíveis nos celulares.

Fica fácil concluir que o tempo, em vez de sobrar, ficou ainda mais escasso, pois o dia continua tendo as mesmas 24 horas de sempre. É a receita certa para o estresse e o desgaste físico e emocional.

Portanto, fique alerta: quem não utiliza o tempo em atividades diretamente relacionadas aos seus objetivos prioritários (sejam profissionais, pessoais, familiares, espirituais etc.) estará fadado ao fracasso.

Eis aqui o seu inestimável aliado!

Administração do tempo é o seu grande aliado. É uma forma racional e sistemática do uso do tempo, cujo objetivo é aumentar a eficiência e eficácia das pessoas, permitindo que elas produzam mais em menos tempo. Está alicerçado na autoanálise e na observação do seu comportamento diário em meio às atividades.

 Administração do tempo diz respeito, sobretudo, à eficiência pessoal, através do uso de instrumentos e processos que tornam suas ações mais produtivas, ágeis e práticas. Este é um lado da moeda. O outro lado dessa mesma moeda - tão importante quanto o anterior -, diz respeito a eficácia pessoal, que está ligada ao tipo e a qualidade do uso do tempo. Conseguiu ser mais rápido? Foi mais eficiente? Sobrou um tempo? Ótimo, então use esse período excedente para fazer algo mais nobre, como, por exemplo:  


- Reviver aquele projeto, mofando há meses em sua gaveta, sobre a implantação de uma nova sistemática de trabalho em seu setor.                                                                                                                                          

- Colocar em prática aquele projeto, sempre adiado, na área mercadológica.

- Dar andamento àquela grande ideia, há anos emperrada, por falta de tempo.

- Fazer o curso continuamente postergado.

- Chegar um pouco mais cedo em casa e poder conviver mais com os filhos.

- Pôr em dia sua saúde e ir ao clube olímpico praticar natação.                                                                                                                                                                 Pronto, agora sim estará sendo eficaz; usou o tempo excedente em algo útil, que renderá frutos mais adiante, em vez de ficar só assistindo televisão ou distrair-se com o facebook ou o celular.                             

O gerenciamento do tempo começa com uma autodescoberta: onde utilizo o meu  tempo, de que forma, o que me causa insatisfação e o que desejo modificar? Ao assumir o controle do seu tempo, estará assumindo o controle de sua vida, será mais independente, mais produtivo, mais competente, mais motivado e realizado.

Quem mata o tempo não é assassino, mas sim um suicida. Millôr Fernandes.

Texto extraído e condensado do livro “Quem Roubou o meu Tempo? de Ernesto Artur Berg, Juruá Editora. Em formato de ebook e livro impresso. Para adquiri-lo acesse o site www.quebrandobarreiras.com.br seção de EBOOKS, ou LIVROS, conforme a opção.

O brinde é válido apenas para a compra do livro impresso.

Ernesto Berg

Consultor de empresas, palestrante, articulista, autor de 15 livros, especialista em desenvolvimento organizacional, negociação, gestão do tempo, criatividade na tomada de decisão,administração de conflitos.  Graduado em Administração e Sociologia, Pós-graduado em Administração pela FVG de Brasília. Foi executivo do Serpro em Curitiba e Brasília por 10 anos e Consultor Senior da Alexander Produfoot Company de São Paulo. É sócio-proprietário da Berg & Cia. empresa voltada para treinamento e desenvolvimento de recursos humanos.

Editor do site www.quebrandobarreiras.com.br  voltado para a área de recursos humanos, administração e negócios.

Email: [email protected]  

 

Leia mais sobre

O artigo enviado pelo autor, devidamente assinado, não reflete, necessariamente, a opinião institucional do Portal Contábeis.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.