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Contábil

Uma reflexão sobre a atual situação dos valores cobrados e pela percepção dos serviços contábeis para micro e pequenas empresas

Precisamos ofertar soluções aos nossos clientes que ultrapassem o que executamos e o que a legislação obrigue que façamos.

11/05/2016 11:23:52

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Uma reflexão sobre a atual situação dos valores cobrados e pela percepção dos serviços contábeis para micro e pequenas empresas

Não existe fórmula mágica ou receita de bolo, a precificação de serviços é motivo de dores de cabeça para qualquer profissional. Porém, devemos enxergar a importância que a correta precificação tem para as atividades de sua empresa, pois, os métodos existentes para precificação servem nada mais nada menos, para garantir que a sua empresa terá condições para cobrir todos os seus custos e despesas, e ainda, garantir uma margem desejada de lucros que servirá para uma distribuição razoável entre os sócios ou acionistas, para conversão em investimentos e para assegurar a perpetuidade de sua empresa.

O problema é que, na prática, principalmente para às micro e pequenas empresas, isso não funciona como dita a teoria. Os contadores e seus escritórios contábeis, em sua grande maioria, são vistos apenas como meros apuradores de impostos e organizadores de documentos, sendo que essa visão deturpada prejudica a classe contábil em comprovar o seu valor. E nessa falha na relação contador-cliente, onde não é demonstrado a gama de conhecimentos que adquirimos durante a graduação e que deixamos de por em prática, é que o cliente não tem a percepção da necessidade dos serviços oferecidos pelo profissional e, por consequência, o contador passa a cobrar honorários baixos e não baseados no potencial dos seus serviços, permanecendo somente aqueles que pouco agregam valor aos seus clientes.

Como forma de inverter essa situação, o contador deve demonstrar a real necessidade de seus trabalhos para o cliente, dessa forma, seria possível mudarmos a cultura dos microempresários quanto à visão que possuem do seu contador. Para isso, precisamos incentivar nossos clientes aos procedimentos corretos, destacando notas fiscais de todas as suas operações, solicitando documentos hábeis para todas as suas despesas e mantendo controles internos coerentes com suas atividades, tudo isso para fomentar o trabalho da contabilidade em gerar informações úteis para o seu negócio.

As atuais matrizes curriculares dos cursos de graduação em Ciências Contábeis estão voltadas a formar um contador com atributos além da técnica contábil, nossas atuais escolas estão focadas na formação de um profissional com conhecimentos amplos nas áreas gerenciais, administrativas, jurídicas e econômicas, o que garante aos recém formados uma formação humanística, voltada à resolução de problemas cotidianos que afetam o cenário empresarial, porém, toda educação que recebemos é esquecida quando chegamos à atuação prática, o que nos leva a uma desvalorização em massa dos nossos honorários, isso sem levarmos em consideração os aspectos mercadológicos, como a absorção dos serviços pelo mercado, a concorrência desleal do segmento contábil, entre outros fatores.

Precisamos ofertar soluções aos nossos clientes que ultrapassem o que executamos e o que a legislação obrigue que façamos. Precisamos quebrar essa barreira de serviços que nos são impostos, que são apenas executar trabalhos de departamento de pessoal, realizarmos a contabilidade para fins de atendimento à legislação comercial e tributária, entregarmos declarações acessórias e apurarmos os tributos, isso tudo não agrega valor algum ao cliente, pelo contrário, o faz enxergar o contador como um mal necessário, sendo que nós sabemos que temos a capacidade de ofertar serviços de qualidade à preços satisfatórios, como mapeamentos de custos por produtos, análises das demonstrações contábeis levantadas periodicamente, adaptação aos padrões IFRS para aumentar a credibilidade das informações contábeis e reduzir os custos do cliente com a captação de recursos em instituições financeiras, entre outras milhares de funções que podemos desempenhar e mostrar a potencialidade de nossos serviços!

Portanto, façamos uma pequena reflexão de nossa atual situação e vamos fazer o possível para conversar com nossos clientes e conscientizá-los, para que possamos melhorar nossa relação, cobrar os devidos honorários contábeis e ofertar serviços de qualidade, para que possamos alavancar qualidade da classe contábil brasileira.

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