x

Economia

O que é a Taxa Selic e qual sua função?

Entenda o que é a Taxa Selic e qual sua função. Veja, também, como ela é regulada.

18/05/2016 10:43:42

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
O que é a Taxa Selic e qual sua função?

Você já deve ter ouvido falar sobre a Taxa Selic. Mas, você sabe realmente o que é essa taxa? A sigla SELIC é uma abreviação para Sistema Especial de Liquidação e Custódia, que em resumo representa um sistema utilizado pelo governo, sob responsabilidade do Banco Central do Brasil, para que haja controle na emissão, compra e venda de títulos.

Podemos dizer que a fonte principal de renda do Governo são os impostos e, a segunda, a venda de títulos do Tesouro Nacional. Sua variação é definida pelo COPOM (Comitê de Política Monetária), órgão criado em 1996 com o objetivo de regular a taxa básica de juros e estabelecer regras da quantidade de dinheiro em circulação no país.

A Selic influencia diretamente na vida das pessoas, pois sua variação atua em investimentos como a poupança, as letras de crédito, de câmbio e também sobre o CDB (Certificado de Depósito Bancário). Justamente por isso, seja você um investidor da Bovespa ou apenas uma pessoa que deixa o salário na poupança, entender essa taxa é fundamental para compreender melhor sua realidade financeira!

Autoria

Rafael Bretas, 28 anos, graduado em Jornalismo, MBA em Marketing Digital e autor de artigos em diversas editorias. Integrante da equipe de marketing do Toro Radar é responsável pela comunicação e relacionamento da empresa com parceiros em todo o país.

Leia mais sobre

O artigo enviado pelo autor, devidamente assinado, não reflete, necessariamente, a opinião institucional do Portal Contábeis.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.