Contábeis o portal da profissão contábil

25
Jun 2017
09:08
você está em:

Conteúdo » Artigos

Novo governo, nova equipe econômica e um novo Brasil?

Lembrem-se: economistas projetam cenários. Não são adivinhações, tampouco previsões. E quer saber o que, de fato, está previsto para os próximos anos? Escuridão, sem luz no fim do túnel.

postado 18/05/2016 11:53:12 - 1.146 acessos

Com o afastamento da presidente Dilma Rousseff pelo Senado Federal pelo prazo de até 180 dias, assumiu interinamente o vice-presidente Michel Temer. Até aí nenhuma novidade. Não preciso estender muitos comentários sobre o momento econômico que vivemos. Todos já sabem da inflação na casa de dois dígitos, da resseção econômica, do desemprego, do enveredar da crise. E o que é de fato novidade, é a nova equipe econômica apresentada nos últimos dias pelo presidente Michel Temer. Vamos conhece-los um pouco mais.

Henrique Meirelles Ministro da Fazenda: comandou o Banco Central nos dois mandatos do Lula, entre 2003 e 2010, tornando-se o presidente do Banco Central mais longevo no cargo. Experiente, era o mais cotado ao cargo. Com bom relacionamento com o ex-presidente Lula, esse tentou inseri-lo no governo Dilma, a todo custo, que o recusou veemente. Agora, Dilma terá que “dormir” com aquele gostinho de “que poderia ter sido salva pelo gongo”.

Ilan Goldfajn – Presidência do Banco Central: na condição de presidente do Banco Central, Goldfajn vai coordenar a política monetária e cambial do país. É a segunda vez que passa por lá, quando esteve no final do governo do presidente FHC e na transição do governo Lula. Experiente, como Meirelles, não houve nenhuma novidade na confirmação de seu nome, uma vez que já era o esperado e também trabalhou com o ex-presidente Lula.

Secretariado:

Marcelo Caetano – Secretaria da Previdência: outro economista, agora do IPEA. Nome um tanto quanto contestado para a Previdência Social – Caetano busca uma reforma “ortodoxa” para o sistema. Será que dura no cargo? Na Secretaria de Acompanhamento Econômico, outro economista de carreira do Banco Central – trata-se de Mansueto Almeida Junior. Jorge Rachid foi mantido na Secretaria da Receita Federal (nome forte dentro da Receita Federal do Brasil. Possui bom diálogo com o Congresso Nacional). E por fim, na Secretaria de Política Econômica, assume o economista Carlos Hamilton e na Secretaria do Tesouro Nacional, assume Otávio Ladeira.

Turma brava essa do Temer. Pouca novidade. Marcelo Caetano já atacou – quer dura reforma na Previdência. Será? Pode ser um tiro no pé do presidente Temer e do PMDB, ainda mais se o Senado confirmar (e tudo indica que sim) o impeachment de Dilma.

Temer disse que não terá alta nos impostos, mas a equipe trabalha pelo aumento da CIDE (contribuição incidente nos combustíveis = aumento da gasolina, álcool e diesel), ante contorno da CPMF.

Baixa na taxa SELIC deverá (?) vir no segundo semestre, não por agora. Aumento do PIS/COFINS (sugerido pelo governo Dilma) seria “uma escapatória”, mas Temer não quer nem ouvir isso. Fim da desoneração da folha de pagamento corre como certo entre Contadores e Sindicatos da categoria. Em resumo: duros golpes contra o povo e o empresariado em geral, agora, para uma calmaria em futuro próximo. Futuro próximo? Só a Deus pertence. São tendências. Lembrem-se: economistas projetam cenários. Não são adivinhações, tampouco previsões. E quer saber o que, de fato, está previsto para os próximos anos? Escuridão, sem luz no fim do túnel.

Artigo enviado por
Comentários

MATÉRIAS RELACIONADAS

Receba Novidades

receba novidades sobre o site e o fórum de contabilidade em seu e-mail

TOP ENVIO DE Artigos

Certificado Digital certificados digitais com preços promocionais para contadores

desconto de 15% em certificados digitais e pague no boleto ou parcele sem juros no cartão.

conheça mais

Facebook


Prezados(as) senhores(as), o Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussoes dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro. Ao acessar este site você concorda com os Termos de uso. Página carregada em 0.07 segundos.

Site desenvolvido por
Julio Guimaraes | Rogério César