x

Contábil

O poder da liderança e EPC para Contadores em 2016

A finalidade deste artigo é mostrar que: “ser um líder completo é ser o ídolo de sua equipe.” Também irá ser comentado sobre a NBC PG 12 que foi alterada e consolidada em 10/12/2015 com as devidas exigências para 2016 que diz respeito da EPC em 2016

28/05/2016 11:18:47

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
O poder da liderança e EPC para Contadores em 2016

A finalidade deste artigo é mostrar que: “ser um líder completo é ser o ídolo de sua equipe.” Também irá ser comentado sobre a NBC PG 12 que foi alterada e consolidada em 10/12/2015 com as devidas exigências para 2016 que diz respeito da EPC em 2016.

O que vem a ser um líder? Líder é aquele que tem a capacidade de influenciar os demais dentro da sua equipe, ou até mesmo em ocasiões adversas.     Muitos visam a imagem de liderança como uma simples chefia, sem entender o real significado de saber liderar. Mas então qual a diferença? Ser chefe é ser designado por alguém a seguir determinado cargo na entidade, onde simplesmente a base é dar ordens a seus subordinados para visar os resultados positivos na empresa. Líder tem o poder de inspirar seus “companheiros” e reconhecer o valor de cada indivíduo, respeitando suas habilidades e limitações.

Mas o que fazer para ter uma liderança de sucesso? O primeiro passo para ser o que trará entusiasmo a equipe é aprender a não controlar, mas calma, controlar no sentido de apenas emergir ordens e, sim de agir como alguém que é capaz de englobar com seus seguidores na luta dos obstáculos presentes no dia a dia.

Como agir para que sua equipe tenha sucesso? Primeiro passo obviamente é acreditar que isso é possível. Uma frase importante que presenciei uma vez de um amigo Contador Wellington Silva Gouvea em determinada empresa foi a seguinte: - “Não vejo problemas como apenas problemas, mas sim, como desafios para uma evolução.” Pronto, esta é a frase que todo líder deve adotar, a liderança em si não foca em controlar pessoas, pelo contrário, está ligada à superação de desafios.

Diante o exposto acima, seguindo a indicação do Consultor Tiago Martins da Silva, dicas para entusiasmar sua equipe:

  • Tenha um bom relacionamento com sua equipe;
  • Saiba a diferença entre chefe e líder;
  • Não controle;
  • Ajude seus liderados a enfrentarem desafios e a superarem obstáculos;
  • Esteja sempre motivado e;

Acredite em você mesmo.

Após entendido o significado do poder de liderança partimos para o segundo assunto que diz respeito do EPC para contadores.

A Educação Profissional Continuada - EPC  segundo a NBC PG 12: é a atividade formal e reconhecida pelo Conselho Federal de Contabilidade (CFC), que visa manter, atualizar e expandir os conhecimentos e competências técnicas e profissionais, as habilidades multidisciplinares e a elevação do comportamento social, moral e ético dos profissionais da contabilidade como características indispensáveis à qualidade dos serviços prestados e ao pleno atendimento das normas que regem o exercício da profissão contábil.

Tal Norma está obrigada à partir de 2016 para Contadores que exerçam a atividade de auditores e para contadores responsáveis técnicos pelas demonstrações contábeis, ou que exerçam funções de gerência ou chefia no processo de elaboração das demonstrações contábeis de empresas obrigadas a Auditoria ou consideradas de grande porte nos termos da Lei n.º 11.638/07 (sociedades de grande porte).
 
A exigência é de realização de 40 pontos de atividades, com participação em treinamentos, seminários, autoria de livros, como palestrante, dentre outros.
 
O Não cumprimento ao programa constitui infração às normas profissionais de Contabilidade e ao Código de Ética Profissional do Contador. Logo os profissionais enquadrados nas classes acima citado devem entrar em contato com o CRC local para mais informações e, se informar na íntegra com a norma.

Copyright © 2016 por Kaík Rodrigues Vieira. Todos os direitos reservados.

 

Leia mais sobre

O artigo enviado pelo autor, devidamente assinado, não reflete, necessariamente, a opinião institucional do Portal Contábeis.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.