Contábeis o portal da profissão contábil

24
Sep 2017
21:56
você está em:

Conteúdo » Artigos

Porque preciso de um gerente contábil.

Você pode estar fazendo o seguinte questionamento “Meu escritório é pequeno, tenho poucos funcionários, menos de 10 porque eu precisaria de um gerente contábil? ”

postado 06/06/2016 08:21:20 - 3.676 acessos

Você pode estar fazendo o seguinte questionamento “Meu escritório é pequeno, tenho poucos funcionários, menos de 10 porque eu precisaria de um gerente contábil? ”

Vejamos primeiramente a definição da palavra gerente segundo o dicionário online de português localizado na seguinte página, http://www.dicio.com.br/gerente/ “Profissional especializado em gerir ou administrar (estabelecimentos, negócios, propriedades ou serviços); dirigente ou gesto.

Pela definição acima entendemos o que é e o que faz um gerente, agora numa empresa de contabilidade, para desempenhar plenamente sua função, além dos conhecimentos e comportamento esperados de um gerente, ele tem que ter formação em ciências contábeis, pós-graduação em uma área relacionada a contabilidade, muita experiência profissional e estar sempre se atualizando sobre as legislações ligadas à sua área, além disso é necessário que seja pró ativo, seja de fácil acesso aos colaboradores, para que estes respeitem e confiem nele como líder, e consiga inspirar motivação, e solucionar conflitos pessoais no trabalho. A demissão sempre deve ser encarada como último recurso no gerenciamento de pessoas.

Agora que definimos de forma geral como deve ser de forma simples e objetiva nosso gerente contábil, vamos a parte prática. Ele deve ter as seguintes características ou habilidades:

  1. Construir ou formar uma equipe forte de trabalho, com pessoas que tenham formação na área contábil, comprometimento com o trabalho, e experiência profissional, em sua grande maioria na equipe.
  2. Analisar o que é realizado e como é realizado, e se preciso, promover mudanças nos processos, para que fiquem dinâmicos, tornando os simples, racionais e objetivos.
  3. Definir quem faz o que e com que clientes trabalhará cada colaborador, tendo uma carteira de clientes para cada colaborador, de acordo com a quantidade de documentos, lançamentos e complexidade de cada cliente, verificando e controlando o tempo necessário para a execução dos trabalhos, visando o aproveitamento máximo do tempo.
  4. Realizar reuniões com os clientes, visando uma maior integração e conhecimento dos processos do cliente, para que estes estejam de acordo com a legislação em vigor e os documentos venham para a contabilidade de uma forma simples e objetiva, sem faltar documentos, e cumprindo os prazos de entrega.
  5. Dar e receber feedback aos colaboradores sobre seus desempenhos profissionais e comportamentos pessoais, para que todos trabalhem alinhados aos objetivos da empresa.
  6. Conhecer e explorar o máximo possível os recursos do sistema utilizado na contabilidade, para que através dele possamos realizar as integrações e aproveitar melhor o tempo, e evitar erros nos lançamentos. Integrações como da escrita fiscal, folha de pagamento, provisões de férias e décimo terceiro salário, extratos bancários e se possível do financeiro dos clientes, se tornam de fundamental importância para também evitar retrabalhos e otimizar o tempo de digitação, valorizando o profissional de contabilidade, tornando-o um analista.

 

Artigo enviado por
Comentários

MATÉRIAS RELACIONADAS

Receba Novidades

receba novidades sobre o site e o fórum de contabilidade em seu e-mail

TOP ENVIO DE Artigos

Consulta de NFes direto da Sefaz Com download automático de XMLs de NFes e NFSes, DANFes e mais

20% de desconto nos primeiros 6 meses! Descontos especiais para escritórios contábeis.

conheça mais

Facebook


x

CADASTRE-SE
GRATUITAMENTE

e faça parte da maior
comunidade contabil
da internet brasileira

x

Faça parte da maior
comunidade da internet
brasileira
, e receba nosso
conteúdo gratuitamente

CADASTRE-SE GRÁTIS

ENVIAR

Ao se cadastrar, você aceita os termos de uso do portal Contábeis.

CADASTRE-SE COM AS REDES SOCIAIS

x

OLÁ ROGÉRIO

vocÊ sabia que você pode
enviar artigos pelo site ?

x

digite seu email ao lado
para receber a senha
em sua caixa de entrada.

RECUPERAR MINHA SENHA

ENVIAR
x

Parabéns!

Veja os próximos passos
para aproveitar tudo o que
preparamos para você.

x

Cadastro efetuado com sucesso !
Enviamos para seu e-mail os procedimentos para confirmação de seu cadastro.
Ele será concluído depois que você fizer a confirmação via e-mail.

Caso não tenha recebido:

* Aguarde mais alguns minutos.
* Verifique sua pasta de spam (ou lixo eletrônico).
* Solicite o reenvio da mensagem de confirmação clicando aqui.

Prezados(as) senhores(as), o Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussoes dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro. Ao acessar este site você concorda com os Termos de uso. Página carregada em 0.06 segundos.

Site desenvolvido por
Julio Guimaraes | Rogério César