x

Contábil

Dicas de cruzamentos de dados no SPED Fiscal (Parte I)

A Receita Federal vem constantemente aplicando multas por conta de divergências de dados no arquivo de SPE...

13/06/2016 08:30

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
Dicas de cruzamentos de dados no SPED Fiscal (Parte I)

A Receita Federal vem constantemente aplicando multas por conta de divergências de dados no arquivo de SPED, por sua vez PVA(programa validador e assinador) disponibilizado pela Receita juntamente com outros softwares de cruzamento de informações são de extrema importância na analise.

Segue abaixo algumas dicas de cruzamentos para validarmos:

1º  Dados do contribuinte no arquivo X Comprovante de Inscrição e de Situação Cadastral nos órgãos públicos(Receita Federal)

Esse confronto  que iremos abordar tem o principal objetivo verificar os dados preenchidos no: (registro do EFD 0000 X informações do contribuinte na Receita Federal, Prefeitura, Secretaria da Fazenda do Estado). A dica principal é o contribuinte deve verificar a sua situação cadastral perante estes órgãos. Após a verificação da situação tem que informar os mesmos dados que estão na Receita no bloco 0000, pois o mesmo relacionado a "abertura do arquivo digital e identificação da entidade", nele são inseridos os dados de cadastro (CNPJ, IE, perfil de geração do arquivo entre outros).
A falta de coerência nas informações podem gerar multas por parte do fiscal, então pelo menos uma vez ao mês certifique-se que suas certidões estão em dias, as vezes as empresas por descuido deixam de quitar algum débito e sua situação é alterada.

2º Software X Arquivo de Escrituração Fiscal digital (EFD)

Um Software de automação comercial é essencial para uma empresa na atualidade, más será que o o seu software atende todas as solicitações técnicas proposto pelo SPED FISCAL?

Por esse motivo vamos dividir em subtípicos a dica do Sistema X EFD:

2.1 É necessário validar as informações prestadas no seu arquivo e validar se os dados estão disponíveis no Software que você utiliza. Hoje em dia ocorre muitos casos do empresário transmitir o arquivo e depois identificar uma inconformidade, para não ficar com o dado incorreto modifica no Software e esquece de fazer a retificação perante a Receita.

Em cenários reais, presenciei um cliente que enviou o arquivo de SPED e depois percebeu que tinha lançado uma nota de compra com informações divergente a nota que ele recebeu do fornecedor, o mesmo modificou no sistema e quando gerou o arquivo para possível retificação o valor da apuração de ICMS estava diferente por conta do valor de Crédito.

2.2 Exemplos de confrontos do Sistema e Arquivo:

Notas de Entradas "Software" X Entradas de notas no Arquivo EFD
Notas de Saída "Software" X Saídas no arquivo EDF

Confronto Sistema, Arquivo e Sefaz:

Notas Fiscais (Autorizadas, canceladas, inutilizadas) Sistema X Notas fiscais (Autorizadas, canceladas, inutilizadas) descrito no arquivo EFD X Portal

NF-e (Dados informados no Site da Secretaria da Fazenda.)

Dicas importantes:

Adquira um software de confiança, pois erros podem passar por despercebidos, não podemos vacilar.

Antes de transmitir o arquivo EFD, certifique-se com sua contabilidade se tem algum dado a ser acrescentado.

Quando efetuar um cancelamento de NF-e verifique a situação da nota no site da Sefaz.(âmbito Nacional e Federal).

Lembrar de validar o lançamento correto dos dados, caso tenham venda de nota fiscal lembrar de olhar o bloco C que é relacionado a (Documentos Fiscais).Especificamente o registro C100 que é a capa da nota fiscal juntamente com o C170 itens da nota fiscal.  

CAIO PORTUGAL COPYRIGHT© 2016

Leia mais sobre

O artigo enviado pelo autor, devidamente assinado, não reflete, necessariamente, a opinião institucional do Portal Contábeis.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.