x

Empresarial

Ética nas empresas

Esta curta reflexão sobre ética poderá incentivá-lo a se aprofundar no tema, que é a essência da vida humana. A felicidade, desejo de todo homem e de toda mulher, passa por viver com ética, inclusive nos negócios.

20/06/2016 13:08

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
Ética nas empresas

“O termo ética, proveniente do vocábulo grego ethos, significa costume, maneira habitual de agir, índole. [...] Ética pode ser entendida como a ciência voltada para o estudo filosófico da ação e conduta humana”. Em outras palavras, “é a parte da filosofia que estuda a moralidade do agir humano, quer dizer, considera os atos humanos enquanto são bons ou maus.”

Com base nesta definição é possível concluir que todos, ao menos um pouco, somos filósofos, pois toda pessoa busca interpretar o que é certo e errado nas mais diversas atividades, inclusive empresarial. Apesar de este comportamento ser normal é prudente que o julgamento preceda de razoável investigação dos fatos, pois constantemente as nossas ações também estão sendo julgadas pelos outros, é bom lembrar.

Sócrates, Platão e Aristóteles tinham propostas éticas fundamentadas na ideia do bem. Eles acreditavam que todos atuam procurando um bem e o maior deles é a felicidade virtuosa, ou seja, a disposição para fazer o bem. Poeticamente isto é muito bonito, mas difícil de colocar em prática em todos os momentos. A reflexão sempre deve anteceder a tomada de decisão, inclusive nos negócios, o que para muitos parece ser simplesmente um negócio para lucrar, pois pode estar prejudicando terceiros. Duas perguntas que ajudam na tomada de decisão são: eu contaria para os meus pais, esposa, filhos e melhores amigos exatamente como a negociação aconteceu? Terei orgulho de como fiz? Titubear em qualquer resposta sugere problemas éticos. “A ética não é somente questão de conveniência, mas também condição necessária para a sobrevivência da sociedade.”

Uma legislação clara, objetiva e com instrumentos que possibilitem seu cumprimento contribui para elevar os padrões éticos. Portanto, é necessário sermos éticos - estudemos a vida - das pessoas às quais entregaremos nossos votos para representar toda a nação, pois são elas que poderão aprimorar e criar leis que determinem o que é o bem que esperamos.

Agir eticamente com você também deve ser uma premissa. A prática de ações que desvalorizam o seu trabalho fará com que o seu rendimento seja ínfimo, dificultará sua atualização e o retorno pode ser insuficiente para sustentar, com dignidade, você e as pessoas a quem ama. O lucro não é tudo, mas um meio para alcançar o fim de determinado empreendimento que contempla gerar empregos e outros benefícios para a sociedade.

“O autêntico sábio procura agir sempre buscando o ideal ético. Quando erra, retifica.”

Esta reflexão é fruto do livro Fundamentos de Ética Empresarial e Econômica, de autoria da Maria Cecilia Coutinho de Arruda e outros (2001). Todas as citações destacadas foram extraídas deste livro.

Leia mais sobre

O artigo enviado pelo autor, devidamente assinado, não reflete, necessariamente, a opinião institucional do Portal Contábeis.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.