Contábeis o portal da profissão contábil

23
Nov 2017
22:08
você está em:

Conteúdo » Artigos

Soluções Empresariais: A importância da adequação dos ciclos à atividade empresarial

Conheça os ciclos que ocorrem no âmbito empresarial e como adequá-los à atividade empresarial.

postado 08/07/2016 09:06:15 - 1.301 acessos

Você controla os prazos de duração de cada processo em sua empresa? Sabe exatamente em quanto tempo deverá pagar uma obrigação e se receberá de seus credores antes que tenha que saldar as duplicatas? Passa um sufoco todos os meses porque nunca sabe quanto terá em caixa? O problema pode ser os prazos!

Muito já foi dito sobre a necessidade de organização de informações dentro das entidades para que se tenha mais autonomia e controle sobre o processo decisório. As decisões sobre prazos e identificação dos ciclos, não poderia ser diferente. O que ocorre é que a maioria das empresas oferece condições especiais aos clientes e se esquece que possui prazos não negociáveis para pagamento de suas compras. Claro, existem manobras para negociação junto a fornecedores e campanhas que podem ser feitas com os clientes, mas o nosso foco hoje é falar do que ocorre em seu negócio a partir do momento da compra do produto.

No seio organizacional, devemos trabalhar com dois tipos de ciclos: o ciclo econômico, o ciclo operacional e o ciclo financeiro. Em tese, os ciclos são processos que nos levam de um ponto ao outro e, retorna ao ponto inicial posteriormente, como um círculo. Geralmente, os ciclos em uma organização compreendem os momentos de compra, venda, pagamento da compra e recebimento da venda. Para sabermos a extensão destes prazos, é necessário calcular os prazos médios que são compreendidos em:

Prazo Médio de Recebimento de Vendas (PMRV) – compreende o tempo médio gasto entre a venda do produto até o seu recebimento (entrada em caixa).

Prazo Médio de Estocagem (PME) – é o tempo médio que o produto em questão ficou parado no estoque até o momento de sua saída do estoque por meio da venda.

Prazo Médio de Pagamento (PMP) – entende-se pelo tempo médio entre a compra do produto para integrar o estoque até o vencimento da obrigação a ele atribuída.

De posse destas informações, torna-se pertinente esclarecer que o ciclo econômico leva em conta o momento que o produto é adquirido até o momento da venda, sem levar em consideração o recebimento da mesma, o ciclo operacional diz respeito ao tempo de cada atividade relacionada às operações da empresa tais como a compra, a venda, o pagamento e o recebimento. O ciclo operacional compreende todas as atividades descritas acima porque se relaciona com o objetivo fim da empresa. Já o ciclo financeiro, vai do pagamento aos fornecedores até o recebimento das vendas.

Pois bem, para que a saúde financeira da empresa e a manutenção de suas atividades operacionais sejam otimizadas, é importante compreender todas as fases do diagrama exposto acima. O gestor precisa saber quais são os prazos com os quais ele efetivamente trabalha. Ideal seria que recebêssemos de nossos clientes antes que as duplicatas vencessem e que os estoques fossem renovados apenas se houvesse justificada tal necessidade. O que vemos atualmente são pequenos negócios mal administrados por pessoas que não possuem conhecimentos técnicos para compreender este tipo de situação.

Trabalhar com prazos bem estabelecidos é condição primordial para o sucesso de qualquer empreendimento. Talvez seja interessante rever questões operacionais que integrem excesso de benefícios aos clientes como prazos exageradamente estendidos. Outra medida que pode ser tomada, além de planejamento estratégico para a renovação de estoques é que se procure outros fornecedores caso não seja possível melhorar as condições de compra com os atuais. Em momentos de crise, algumas concessões podem ser concedidas pelos fornecedores para a manutenção de um novo cliente em potencial, vale a tentativa!

Artigo enviado por
Comentários

MATÉRIAS RELACIONADAS

Receba Novidades

receba novidades sobre o site e o fórum de contabilidade em seu e-mail

TOP ENVIO DE Artigos

WebContábeis Conteúdo contábil atualizado e de qualidade em seu site.

Desconto de 10% na mensalidade dos planos básicos de conteúdo.

conheça mais

Facebook


x

CADASTRE-SE
GRATUITAMENTE

e faça parte da maior
comunidade contabil
da internet brasileira

x

Faça parte da maior
comunidade da internet
brasileira
, e receba nosso
conteúdo gratuitamente

CADASTRE-SE GRÁTIS

ENVIAR

Ao se cadastrar, você aceita os termos de uso do portal Contábeis.

CADASTRE-SE COM AS REDES SOCIAIS

x

OLÁ ROGÉRIO

vocÊ sabia que você pode
enviar artigos pelo site ?

x

digite seu email ao lado
para receber a senha
em sua caixa de entrada.

RECUPERAR MINHA SENHA

ENVIAR
x

Parabéns!

Veja os próximos passos
para aproveitar tudo o que
preparamos para você.

x

Cadastro efetuado com sucesso !
Enviamos para seu e-mail os procedimentos para confirmação de seu cadastro.
Ele será concluído depois que você fizer a confirmação via e-mail.

Caso não tenha recebido:

* Aguarde mais alguns minutos.
* Verifique sua pasta de spam (ou lixo eletrônico).
* Solicite o reenvio da mensagem de confirmação clicando aqui.

Prezados(as) senhores(as), o Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussoes dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro. Ao acessar este site você concorda com os Termos de uso. Página carregada em 0.08 segundos.

Site desenvolvido por
Julio Guimaraes | Rogério César