x

Contábil

Dicas para iniciante em SPED Fiscal

Muitas pessoas entraram em contato comigo por e-mail falando das dificuldades de estudar o SPED FISCAL, resolvi postar algumas dicas para direcionar os iniciantes no assunto.

15/07/2016 08:04:46

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
Dicas para iniciante em SPED Fiscal

                                                                                                           Por Caio Portugal

Muitas pessoas entraram em contato comigo por e-mail falando das dificuldades de estudar o SPED FISCAL, resolvi postar algumas dicas para direcionar os iniciantes no assunto.

Você que e iniciante no assunto é essencial lembrar que antes de pesquisar em fóruns de debates ou matricular-se cursos onlines sobre o assunto, é muito importante ler o guia prático que é disponibilizado gratuitamente pela Receita Federal, pois o guia é uma especie de manual de funcionamento do SPED e nele você encontrará informações cruciais sobre o projeto como: obrigatoriedades, prazos, leiaute do arquivo, regras de validação etc...

Estudar SPED sem ler o  Guia Pratico é semelhante a um motorista dirigir sem ter carteira de habilitação e sem conhecer as sinalizações ou legislação, quando se debater na prática ficará vulnerável a cometer erros graves e que resultará em penalidades. Outro aspecto essencial é o conhecimento básico das informações de cunho fiscal, contábil, tributário e empresarial que são informadas no arquivo, então conseguindo administrar o estudo nesses aspectos informados anteriormente só faltará o auxilio da tecnologia para agilizar as validações.

O Sped Fiscal é um arquivo que é gerado por um software de automação comercial, então é importante aprender também um pouco sobre regra de negocio dos softwares, para saber como funciona o ERP que gera as informações que são enviadas para o FISCO. O ERP  é um sistema integrado de gestão empresarial, então é bom também conhecer a questão da gestão empresarial com e utilizar uma solução tecnológica para saber como funciona os lançamentos.

Recapitulando as dicas:
  •  Só iniciar um curso ou debate em fórum sobre o assunto pós estudar o guia, para entender o funcionamento
  •  Ter conhecimento básico de informações empresariais, fiscais, tributários e contábeis de uma organização.
  • Ter o auxilio de um software para validar o arquivo SPED, porque é muito complicado estudar o SPED sem ter um arquivo na prática para validar.
  • Ser humilde pois o SPED é uma solução tecnológica de constante mudança e adaptação, sendo assim ninguém é o dono da verdade, teremos sempre o que aprender.

Caio Portugal Copyright© 2016

Leia mais sobre

O artigo enviado pelo autor, devidamente assinado, não reflete, necessariamente, a opinião institucional do Portal Contábeis.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.