Pontos importantíssimos de como os seus dados podem virar ideias inovadoras utilizando Analytics e Inteligência de Negócios.
O Planejamento
Onde você deseja chegar com os seus dados?
Para se alcançar êxito em seus projetos e conseguir usar os dados com Inteligência de Negócios de forma criativa e inovadora, é preciso traçar um planejamento prévio para determinar objetivos mensuráveis. Como exemplo, temos os alvos de faturamento e de vendas, identificação de produtos e serviços que dão lucratividade, recursos utilizados de forma a onerar a empresa exageradamente sem necessidade, identificar clientes que correspondem a 80% do faturamento para melhor atendê-los e principalmente mantê-los sempre comprando na organização, esses são apensas alguns pontos em vista de outras possibilidades a serem estudadas.
O sistema de metas, supracitado, auxilia na produtividade dos colaboradores, taxas ideais de giro do estoque, índices de perdas no processo produtivo, métricas de devoluções ou reclamações de produtos e serviços: são centenas de indicadores (KPIs) a serem ajustados em sua solução de Inteligência de Negócios. Também por isso é preciso manter os pés no chão para não gerar frustrações e desequilíbrios no clima organizacional com o monitoramento completo desses processos internos.
Acompanhamento de pontos fora do escopo dos processos.
É através da identificação de padrões, apresentados pela Análise de Inteligência de Negócios em seus layouts e gráficos demonstrativos, que os Stackholders (as pessoas interessadas) conseguem encontrar falhas nos processos e metodologias passando a indicar o que deve ser apropriado. Isso significa que a empresa deve ter um fluxo de processos extremamente organizado para chegar a resultados satisfatórios, logo, é possível conduzir as ideias inovadoras em suas atividades com inteligência de negócios.
Consistência dos dados
O grande deslumbre das ferramentas de Análise de Inteligência de Negócios está em extrair dados de múltiplas fontes, o que significa capturar informações de planilhas do Excel, do ERP (Sistema Gerencial) da empresa, de balanços e balancetes, de relatórios de vendas, pesquisas de satisfação com os clientes e assim por diante. Tudo para transformar meros dados em informações estratégicas dentro de um ambiente computacional único, e é por isso que é imprescindível que os dados tenham qualidade, que sejam confiáveis, verídicos e precisos. Em outras palavras, é preciso criar uma cultura de gestão de dados na empresa, conscientizando cada colaborador sobre a importância de gerenciar adequadamente desde o arquivamento digital das DANFEs até o preenchimento dos dados de cadastro de seus consumidores.
Dados que geram impactos
Analisar dados que geram impactos como relatórios de Receitas, Despesas, Riscos do negócio utilizando as soluções de análise de inteligência de negócios deve-se ter a atenção focada nas alterações que efetivamente geram desajustes financeiros à empresa, o enfoque, evidentemente, será distinto em cada área:
• Área comercial: atenção no aumento do volume de vendas em relação a dados de períodos anteriores, crescimento da carteira de clientes, tipos de produtos e serviços, do seu Mix, que os consumidores adquirem e assim por diante;
• Marketing: avaliação do ROI sobre ações promocionais, campanhas de marketing via SMS e investida em mídias sociais;
• Estoques: variações no ponto de pedido, gerenciamento de estoque mínimo e taxa de perdas.
• Gestão de Serviços e Gestão disciplinar de uso de recursos da empresa, como por exemplo: uso de celulares em empresas de transporte de forma indevida.
Portanto, para que a Análise e Inteligência de Negócios gere ideias inovadoras e informações preponderantes para a tomada de decisões do negócio é preciso ter uma organização prévia, manter a clareza na comunicação com seus colaboradores e saber exatamente onde se quer chegar com essa solução. Não é assim tão complicado, não concorda?
Escrito por José Salomão
Founder - Chief Marketing Officer