Contábeis o portal da profissão contábil

23
Nov 2017
22:09
você está em:

Conteúdo » Artigos

Pontos importantíssimos de como os seus dados podem virar idei-as inovadoras utilizando Analytics e Inteligência de Negócios.

A grande importância de se planejar, organizar e analisar dados, vem trazendo às empresas o poder de descobrir tendências no mercado atual, sendo assim, resulta numa maior segurança na tomada de decisões e criação de ideias inovadoras.

postado 19/07/2016 16:53:42 - 1.160 acessos

Pontos importantíssimos de como os seus dados podem virar ideias inovadoras utilizando Analytics e Inteligência de Negócios.

O Planejamento

Onde você deseja chegar com os seus dados?

Para se alcançar êxito em seus projetos e conseguir usar os dados com Inteligência de Negócios de forma criativa e inovadora, é preciso traçar um planejamento prévio para determinar objetivos mensuráveis. Como exemplo, temos os alvos de faturamento e de vendas, identificação de produtos e serviços que dão lucratividade, recursos utilizados de forma a onerar a empresa exageradamente sem necessidade, identificar clientes que correspondem a 80% do faturamento para melhor atendê-los e principalmente mantê-los sempre comprando na organização, esses são apensas alguns pontos em vista de outras possibilidades a serem estudadas.

O sistema de metas, supracitado, auxilia na produtividade dos colaboradores, taxas ideais de giro do estoque, índices de perdas no processo produtivo, métricas de devoluções ou reclamações de produtos e serviços: são centenas de indicadores (KPIs) a serem ajustados em sua solução de Inteligência de Negócios. Também por isso é preciso manter os pés no chão para não gerar frustrações e desequilíbrios no clima organizacional com o monitoramento completo desses processos internos.

Acompanhamento de pontos fora do escopo dos processos.

É através da identificação de padrões, apresentados pela Análise de Inteligência de Negócios em seus layouts e gráficos demonstrativos, que os Stackholders (as pessoas interessadas) conseguem encontrar falhas nos processos e metodologias passando a indicar o que deve ser apropriado. Isso significa que a empresa deve ter um fluxo de processos extremamente organizado para chegar a resultados satisfatórios, logo, é possível conduzir as ideias inovadoras em suas atividades com inteligência de negócios.

Consistência dos dados

O grande deslumbre das ferramentas de Análise de Inteligência de Negócios está em extrair dados de múltiplas fontes, o que significa capturar informações de planilhas do Excel, do ERP (Sistema Gerencial) da empresa, de balanços e balancetes, de relatórios de vendas, pesquisas de satisfação com os clientes e assim por diante. Tudo para transformar meros dados em informações estratégicas dentro de um ambiente computacional único, e é por isso que é imprescindível que os dados tenham qualidade, que sejam confiáveis, verídicos e precisos. Em outras palavras, é preciso criar uma cultura de gestão de dados na empresa, conscientizando cada colaborador sobre a importância de gerenciar adequadamente desde o arquivamento digital das DANFEs até o preenchimento dos dados de cadastro de seus consumidores.

Dados que geram impactos

Analisar dados que geram impactos como relatórios de Receitas, Despesas, Riscos do negócio utilizando as soluções de análise de inteligência de negócios deve-se ter a atenção focada nas alterações que efetivamente geram desajustes financeiros à empresa, o enfoque, evidentemente, será distinto em cada área:

• Área comercial: atenção no aumento do volume de vendas em relação a dados de períodos anteriores, crescimento da carteira de clientes, tipos de produtos e serviços, do seu Mix, que os consumidores adquirem e assim por diante;

• Marketing: avaliação do ROI sobre ações promocionais, campanhas de marketing via SMS e investida em mídias sociais;

• Estoques: variações no ponto de pedido, gerenciamento de estoque mínimo e taxa de perdas.

• Gestão de Serviços e Gestão disciplinar de uso de recursos da empresa, como por exemplo: uso de celulares em empresas de transporte de forma indevida.

Portanto, para que a Análise e Inteligência de Negócios gere ideias inovadoras e informações preponderantes para a tomada de decisões do negócio é preciso ter uma organização prévia, manter a clareza na comunicação com seus colaboradores e saber exatamente onde se quer chegar com essa solução. Não é assim tão complicado, não concorda?

Escrito por José Salomão

Founder - Chief Marketing Officer

Artigo enviado por
Comentários

MATÉRIAS RELACIONADAS

Receba Novidades

receba novidades sobre o site e o fórum de contabilidade em seu e-mail

TOP ENVIO DE Artigos

Consulta de NFes direto da Sefaz Com download automático de XMLs de NFes e NFSes, DANFes e mais

20% de desconto nos primeiros 6 meses! Descontos especiais para escritórios contábeis.

conheça mais

Facebook


x

CADASTRE-SE
GRATUITAMENTE

e faça parte da maior
comunidade contabil
da internet brasileira

x

Faça parte da maior
comunidade da internet
brasileira
, e receba nosso
conteúdo gratuitamente

CADASTRE-SE GRÁTIS

ENVIAR

Ao se cadastrar, você aceita os termos de uso do portal Contábeis.

CADASTRE-SE COM AS REDES SOCIAIS

x

OLÁ ROGÉRIO

vocÊ sabia que você pode
enviar artigos pelo site ?

x

digite seu email ao lado
para receber a senha
em sua caixa de entrada.

RECUPERAR MINHA SENHA

ENVIAR
x

Parabéns!

Veja os próximos passos
para aproveitar tudo o que
preparamos para você.

x

Cadastro efetuado com sucesso !
Enviamos para seu e-mail os procedimentos para confirmação de seu cadastro.
Ele será concluído depois que você fizer a confirmação via e-mail.

Caso não tenha recebido:

* Aguarde mais alguns minutos.
* Verifique sua pasta de spam (ou lixo eletrônico).
* Solicite o reenvio da mensagem de confirmação clicando aqui.

Prezados(as) senhores(as), o Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussoes dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro. Ao acessar este site você concorda com os Termos de uso. Página carregada em 0.09 segundos.

Site desenvolvido por
Julio Guimaraes | Rogério César