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Quais são as obrigações de seu contador

Durante muitos anos ouvi do empresariado que o contador, deve fazer tudo o que é pedido pela empresa junto ao seu escritório. Será essa máxima, uma verdade?.

26/07/2016 07:53

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Quais são as obrigações de seu contador

Durante muitos anos ouvi do empresariado que o contador, deve fazer tudo o que é pedido pela empresa junto ao seu escritório. Será essa máxima, uma verdade?. Vamos analisar esse cenário, que ocorre em quase 90% dos escritórios contábeis no Brasil, e que já virou , ou melhor já faz parte da rotina dos mesmos.
 
Quando um empresário procura um profissional contábil, ele está buscando a resolução de um ou vários problemas, assim como a ajuda em abertura ou baixa de uma empresa. Seja por insatisfação com seu contador atual, seja pela busca por preço, enfim são diversos os fatores que levam um empresario a mudar de contador.
 
Pesquisas revelam que a maior queixa do empresariado em relação a seus contadores, é a falta de atenção devida, ai entra o meu questionamento. Até onde vai a obrigação do contador junto a empresa?. Essa pergunta me fiz durante muitos anos, onde eu mesmo como profissional contábil agir de maneira a agradar o cliente, mas estes por sua vez eram insaciáveis sempre pediam mais coisas que não tinham nada a ver com o escopo do serviço que fora contratado. E ai começam os problemas da maioria dos escritórios contábeis.
 
Reparem que usei o termo "agir de maneira a agradar...", nós contadores na maioria das vezes nos utilizamos disto para não perder o cliente, e o cliente em sua mente sempre buscando se utilizar da Lei de Gérson, acaba abusando da boa vontade do seu contador.
 
Quando um empresario contrata um contador, deve ficar explicito totalmente o escopo do serviço, descrito em contrato. Por sua vez o empresario ele acha que o honorário que ele paga engloba tudo e mais um pouco, o que é uma inverdade. Ai é que entra a ética profissional e o contador deve ser e agir como empresário e não para agradar o cliente, realizando serviço disperso do que o descrito no contrato. Pois deve-se utilizar de diversas ferramentas, tais como: e-mails, cartas, oficios, informando que aquela solicitação não poderá ser atendida, pois não faz parte do serviço contratado, e que será cobrado um valor para realização de tais serviços.
 
Feito isto o cliente começa a perceber o seu profissionalismo, e que você está disposto a realizar aquilo para o que você é efetivamente pago, e não para agrada-lo, sem receber nada por isso, e no final quando a coisa não sai a contento, o contador continua sendo aquele profissional que o erro é sempre dele.
 
Por isso é importante salientar no ato da contratação e deixar claro, o que o cliente tem direito pelo honorário pago, e quais são seus deveres, pois a maioria do empresariado, apenas enxergam seus direitos junto aos seus contadores, e esquecem que tem deveres a serem cumpridos e exigidos. O profissional contábil deve estar bem preparado para este impasse, já presenciei clientes me perguntando : mais e se for só uma unica vez?, faça só dessa vez?, não custa nada você como contador me ajudar?!, é nessas horas que você contador deve dizer não. E mostrar de maneira cordial e profissional que aquilo que o cliente esta solicitando no momento não é de sua responsabilidade. Exemplo contador não é o profissional certo para cuidar de IPTU de imoveis de seu cliente, existem profissionais especializados para isto.
 
Tenham sempre em mente que o profissionalismo contábil, fará o cliente enxergar o seu serviço de maneira diferente.

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