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Formação do preço de venda da mercadoria ou serviço

Muitos gestores encontram várias dificuldades no momento da definição do preço da mercadoria ou serviço a ser ofertado ao cliente. Diante disso, a ferramenta do Mark-up auxiliará diversos empresários na busca do lucro almejado.

27/07/2016 12:11

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Formação do preço de venda da mercadoria ou serviço

FORMAÇÃO DO PREÇO DE VENDA OU SERVIÇO 

A formação do preço de venda é uma etapa fundamental dentro da organização, pois ela determinará se aquele preço sugerido irá trazer um retorno satisfatório para a sua empresa.

Pensando nisso, fizemos um informativo com o objetivo de facilitar – você gestor - no momento da fixação do preço da venda da mercadoria ou prestação do serviço.

Vamos lá!!!

Muitas empresas, constantemente, usam meios não tão eficazes para definir os preços das vendas de suas mercadorias ou prestação dos serviços deixando de levar em consideração gastos que interferem na compra de determinada mercadoria até a posterior venda, como: frete; impostos sobre compras; impostos sobre vendas; despesas com funcionários; aluguel; entre outros.

Com isso, as empresas não conseguem ter o lucro esperado ou até mesmo têm prejuízos.

OBS: Será conceituada a formação de preço baseado apenas nos gastos (custos e despesas) incorridos para colocar a mercadoria na prateleira sem considerar a concorrência.

Continuando...

Vamos supor uma empresa de comércio que tenha uma média mensal de faturamento de R$ 20.000,00, despesas fixas (aluguel, água, luz) de R$ 880,00 e folha de pagamento no valor de R$ 980,00.

Custo de aquisição da mercadoria: R$ 124,60 (incluído frete e ICMS s/ compras).

Esqueleto

   

Custo de aquisição

=

R$ 124,60

Simples Nacional (Tributos)

=

2,75%

Despesas administrativas*

=

9,30%

Lucro almejado

=

20,00%

Total Percentual

=

32,05%

*O percentual das despesas administrativas (9,30%) está relacionado ao quanto ele representa no faturamento médio da empresa:(880+980/20000)*100.

Aprendendo a calcular

O cálculo abaixo fará com que os gastos sejam transferidos totalmente ao consumidor e o lucro desejado seja alcançado.

PV=Preço de Venda  CA= Custo de Aquisição da mercadoria     TP=Total Percentual

Será usada a ferramenta do Mark Up usando a seguinte fórmula:

CA=PV * (1-TP/100)

Calculando...

124,60=PV * (1-32,05/100)

124,60=PV * (1-0,3205)

124,60=PV * 0,6795

PV= 124,60/0,6795

PV= 183,37 

Preço de Venda

 

R$ 183,37

Custo de aquisição

-

R$ 124,60

Simples Nacional (Tributos)

-

R$ 5,05(2,75%)

Despesas administrativas

-

R$ 17,05(9,3%)

Lucro almejado

=

R$ 36,67(20%)

Se considerar o percentual total de 32,05% que abrange o Simples Nacional, despesas administrativas e o lucro almejado e apenas acrescentar de forma direta (124,60 + 32,05%) sobre o custo de aquisição terá um preço de venda de R$ 164,53.

Opa!!! Vender a mercadoria pelo preço de R$ 164,53 será melhor. Está mais barato.

Correto?

Errado! Confira o porquê. 

Preço de Venda

 

R$ 164,53

Custo de aquisição

-

R$ 124,60

Simples Nacional

-

R$ 4,52(2,75%)

Despesas administrativas

-

R$ 15,30(9,3%)

Lucro almejado

=

R$ 20,11(12,22%)

 Ao vender a mercadoria por R$ 164,53 o lucro despencará para 12,22% e não irá satisfazer o desejo real de 20% de lucro.

Portanto, percebe-se a relevância de um bom planejamento organizacional.

Com isso, a continuidade da entidade irá durar tempo suficiente para se tornar herança para os sucessores.

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