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Prezados contadores, parem de afugentar seus clientes!!

Trabalhar com escritórios de contabilidade atualmente representa um desafio para a classe. Mas, neste contexto em que a maioria dos profissionais reclamam sobre a falta de valorização, torna-se pertinente repensar nossas atitudes.

postado 28/07/2016 13:53:13 - 2.617 acessos

É isso mesmo, o título deste texto não está errado. Diariamente presencio discussões acaloradas em grupos de contadores nas redes sociais que clamam por mais valorização. Os caras reclamam dos escritórios online que oferecem uma escrituração mais barata, criticam o nosso conselho alegando que ele apenas se ocupa de recolher nossas vultosas anuidades e em nada facilita o nosso trabalho, apontam pejorativamente o fato de seus clientes não compreenderem o preço cobrado e também da declaração de imposto de renda não ser uma prerrogativa do profissional da área. As críticas se acumulam e considero inviável cita-las todas nestas linhas.

Ocorre que enquanto a maioria vislumbra a paisagem do lado de fora da situação, outros profissionais identificam e solucionam os problemas que vão bem mais além da valorização alheia. Percebo um tabu quando o assunto é DECORE – Declaração Comprobatória de Percepção de Rendimentos, por exemplo, e muitos contadores se negam a realizar a declaração. A DECORE é apenas um documento que possui exclusiva prerrogativa contábil onde, é claro, deve-se observar a base legal, porém, não há o que temer na emissão de qualquer documento quando se pode atestar a veracidade das informações elencadas.

Outro pecado que a maioria dos contadores comentem é não deixar claro a seus clientes quais suas principais funções e em que a contabilidade pode favorecer o empresariado. Está cada dia mais difícil manter escritórios antiquados que dão “aquele jeitinho” para o faturamento não “estourar” no final do ano. Ano? Não! Exercício. O cliente não vê formas de sonegar, porque o fisco está a cada fechando mais o cerco, e pede ao escritório guias mais baratas ou pior, honorários mais baixos. Então, se o termo sonegação, compreendido por evasão fiscal não se transformar em elisão fiscal ou em bom tom um verdadeiro planejamento tributário para este cliente, mais cedo ou mais tarde, será menos um.

O contador faz contabilidade. A contabilidade é uma ciência complexa e seu cliente não irá entender que deve pagar mais caro por documentos que ele raramente vai usar ou por uma simples guia de pagamento gerada que lhe atribui mais onerosidade e burocracia. Se preço for uma variável importante para você, se esforce em ser mais para o seu cliente.

Hoje eu tive o prazer de conversar com um pessoal que abriu uma empresa em minha cidade recentemente. Os rapazes são atenciosos e trabalham duro para não deixar nenhum cliente sem assistência. A cidade é pequena e eles resolveram participar de uma licitação da prefeitura. Porém, já é o terceiro edital que o órgão publica que eles não conseguem pegar por falta de documentação. Amigos, o escritório que lhes assessora não forneceu todos os documentos exigidos no edital e eles não entendem e não possuem tempo para cuidar de burocracias como essa. Então o leitor irá pensar: nossa, mas será que o escritório é obrigado a prestar este tipo de serviço? Não sei o que foi estabelecido no contrato celebrado entre as partes, mas eu acredito em algumas coisas:

Se meu cliente crescer, eu cresço junto 

Jamais tenha medo de acompanhar os resultados financeiros de seus clientes. Se o seu trabalho otimizou os lucros da empresa, não tenha medo de cobrar sua parcela neste processo evolutivo. Importante ressaltar a adequação de padrões para o atingimento de alguma meta deve ser discutido com os maiores interessados. Mesmo que seu cliente não entenda exatamente e de forma técnica o que será feito, é de suma importância que ele participe ativamente das mudanças e melhorias e, principalmente dê a você o devido valor nos resultados obtidos. 

Devo desenvolver as habilidades empreendedoras de meus clientes e incentivar ao máximo os que já possuem tais faculdades

O mais comum são clientes estagnados ou que temem, no caso do crescimento não suprirem as demandas que aparecerão. Aqueles que possuem aspirações pelo crescimento estão em menor número e, na maioria das vezes não entendem como farão tal alavancagem. Por isso um planejamento tático é fundamental. Crescer demanda tempo e empenho e seus clientes devem entender que gastos, como contratação de mais pessoal, aumento no volume de compras, ou ainda mudanças no layout de sua empresa, serão necessários para maiores resultados.

Atualize-se 

Sempre haverá uma nova norma, uma ideia brilhante, uma forma diferente de realizar algo com mais rapidez e melhor operacionalidade. Ainda não somos obrigados a pontuar anualmente em educação continuada para mantermos nossos registros como os auditores, mas, sabemos da necessidade de nos mantermos sempre atualizados com a profissão. A participação em palestras, cursos e a leitura exaustiva de livros atualizados serão nossos norteadores na atuação diária. 

Dê o que seu cliente precisa

Já está muito ocupado? Não para seus clientes. Jamais recuse atender a uma ligação ou deixe de prestar atenção em suas necessidades. Seja atencioso, olhe sempre nos olhos, explique o que for perguntado quantas vezes forem necessárias, tenha calma ao falar e ao se portar, explore todas as possibilidades possíveis para a resolução de algum problema e treine sua equipe. De nada adiantará que sua atuação seja impecável se seus funcionários não acompanharem a forma com a qual lida com seus clientes. 

O escritório de contabilidade deve entregar valor aos clientes mostrando sua importância dentro da organização 

Não é tão ruim. Desenvolver clientes pode ser uma maneira prazerosa de criar laços e ganhar mais dinheiro. Um cliente satisfeito é agradecido por sua atuação e fará a melhor propaganda que qualquer equipe de marketing será capaz de realizar. Pessoas de sucesso percebem oportunidades onde a maioria das pessoas não enxergam nada. Lembrando que a busca por resultados financeiros é importante, mas depende de outros quesitos já que por si só não é significativa. Quando os colegas perceberem as fortunas são uma consequência do bom trabalho, com toda a certeza, eles terão os resultados que desejarem.

Dê de volta ao mundo um pouco do dom que tens

Creio que todos já realizaram alguma obra, que seja um mínimo favor a um amigo, e se sentiram uteis e, de certa forma, mais leves. Somos agraciados pelo dom da vida e por nossa sabedoria. Quantos de nos não possuem as mesmas oportunidades? Pensando nisto, é importante a difusão do conhecimento. Você pode escrever para algum site, responder a alguma dúvida de um fórum sobre contabilidade ou falar para pessoas que estão ainda escolhendo uma profissão. Qualquer ato é louvável e lhe proporcionará um bem interior talvez até maior que o bem causado a outrem. 

Por fim, somos guerreiros, sem dúvida alguma. Mas, antes disto, devemos ser parceiros de nossos clientes mostrando nossa importância e transformando vidas. Gentileza gera gentileza e não há dúvida que não mereça resposta. Se quiser ser valorizado, valorize seus clientes. O retorno é uma questão de tempo. 

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