x

Carreira

Lições das olimpíadas para cotidiano profissional

As olimpíadas são uma ótima vitrine para o profissional de sucesso. Diversas são as ferramentas utilizadas pelos atletas, que cabem perfeitamente no nosso cotidiano para maximizarmos nossos resultados.

29/08/2016 08:34:33

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
Lições das olimpíadas para cotidiano profissional

A primeira parte das olimpíadas acabaram e algumas lições podem ser observadas de tudo que envolveu esse megaevento. Povos do mundo inteiro reunidos num só objetivo, ou seja, comprovar quem são os maiores atletas do planeta naquele momento. E para isso, muitos foram os anos de preparação, sacrifício e diversas outras batalhas enfrentadas para estarem ali e darem o seu máximo.

Na seara profissional, podemos dizer que estamos diariamente disputando uma olimpíada. Diante dos desafios que se colocam a nossa frente, somos testados a todo momento. Contudo, não temos muito tempo para nos preparar para um momento único de prova, já que, a prova ocorre constantemente. Sendo assim, a preparação deve ocorrer na mesma intensidade.

Atletas olímpicos de alto rendimento tem uma preparação intensa, cheias de estratégias, disciplina, dedicação e muito treino. Eles devem ser perfeitos ou melhores que seus adversários. Profissionais de sucesso em qualquer área, devem ter comportamento parecidos. Eles devem estar interligados com as situações de desafios que a carreira exige.

Para atuar em alto nível no campo profissional, a preparação deve ser intensa e constante. Pois, qualidades de profissionais de sucesso, vão além de solução de conflitos, mas evitar que eles ocorram, além de estar afiado técnica e gerencialmente. Assim, como os atletas olímpicos, os “profissionais olímpicos” devem treinar muito para estarem aptos a desempenharem em alto nível suas atribuições.

O profissional que quiser ser bem-sucedido e manter sua posição, deve pensar e agir como atleta olímpico. Manter-se no pódio exige um sacrifício imenso e abdicação total. Existem aqueles atletas olímpicos coadjuvantes, ou seja, que não sobem ao pódio, apesar de esforço parecido com os verdadeiros campeões. Sendo o detalhe, o que separa um do outro.

O segredo para não ser um profissional coadjuvante, é estar sempre no seu limite. Muito treino mental, psicológico, técnico, de relacionamento, gestão, dentre outros, nos tornarão profissionais de sucesso. Ter mente e atitude de atleta olímpico no cotidiano profissional, certamente, fará com que ter seu lugar no pódio, seja questão de tempo.

Autor: José Carlos de Jesus, Profissional Contábil, Administrador do Portal www.contabilidadeagora.com, email: [email protected]

Leia mais sobre

O artigo enviado pelo autor, devidamente assinado, não reflete, necessariamente, a opinião institucional do Portal Contábeis.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.