Contábeis o portal da profissão contábil

23
Nov 2017
05:10
você está em:

Conteúdo » Artigos

Profissional do Departamento De Pessoal uma visão 360 graus!

Por dez anos atuando na área de Departamento de Pessoal, pude compreender quão importante são profissionais de departamento de Pessoal. Conforme Art. 2º(clt) - Considera-se empregador a empresa, individual ou coletiva, que, assumindo os riscos da at

postado 26/09/2016 08:43:56 - 2.187 acessos

Conforme Art. 2º(clt) - Considera-se empregador a empresa, individual ou coletiva, que, assumindo os riscos da atividade econômica, admite, assalaria e dirige a prestação pessoal de serviço.

E para administrar toda essa relação entre subordinado e empregador, sempre encontramos um profissional de departamento de pessoal quer seja nas empresas, em escritórios contábeis, órgãos públicos. Com a forte demanda por profissionais com capacidades e domínio da legislação trabalhista, que vão além de conhecimentos técnicos, os profissionais da área de departamento de pessoal, tornaram-se uma peça importante para o bom andamento da empresa. Como dizemos no popular para trabalhar no DP, tem QUE TER sangue no olho!. Afinal eles atuam num cenário cheio de desafios, bastante dinâmico por vezes fazendo papel de advogados trabalhistas, vezes papel psicólogos etc. Participam constantemente de cursos, palestras e treinamentos para manter-se atualizados e realizarem suas atividades com eficiência e eficácia.

Embora, com tanta divulgação dos direitos trabalhistas , muitas empresas resistem as obrigaçoes e não percebem a importancia em manter na empresa um profissional da area,deslizam e direcionando as responsabilidades deste setor para outros profissionais,contudo a atuação dos que cuidam do departamento de pessoal nas empresas vai muito além da simples elaboração de folhas de pagamento e rescisões de contrato.

Responsável pela manutenção das rotinas de administração de pessoal como, realizam cálculos trabalhistas, admissões, controle de exames médicos, contrato de trabalho e demais documentos, inclusão de benefícios, abertura de conta salário, assinatura de documentos. Solicitação mensal (pedidos) dos benefícios de Vale Transporte e Vale Refeição, Cadastro de PIS, quando necessário; faz acompanhamento do pagamento de impostos e encargos (INSS, FGTS, IR, guias sindicais, pensão alimentícia etc.);Controle dos afastamentos (auxílio doença, licença maternidade, etc.);Controle de ponto eletrônico (coleta de marcações, acertos das divergências, controle de aprovações de horas extras, etc.);Controle e programação de férias junto aos gestores das áreas; Acompanhamento em homologação de rescisões no sindicato da categoria geral ; Controlando certidões trabalhistas e previdenciárias. Negociações com auditores fiscais do trabalho. Dão suporte em caso de reclamatórias trabalhistas (levantamento de documentação);Distribuição de documentos necessários para clientes (funcionários alocados  tomadores);Alimentando a contabilidade com envio de provisões (PLR e outros dados que não saem automaticamente do sistema de folha de pagamento) e demais informações solicitadas pela área; Contato direto com os funcionários esclarecendo dúvidas relacionadas à folha de pagamento, férias, 13º salário, benefícios, dentre outros.

Em fim! Esta é a vida do profissional de DP, que atende a todas as demandas da diretoria da empresa e aos seus clientes internos com a mais alta eficiência, cumprindo prazos, dando resultados, evitando passivos trabalhistas.Verdadeiros especialistas da area

Hoje com o advento do esocial,que esta previsto para 2018,e será um marco para historia dos empresários e  trabalhadores, onde levara em tempo real os fatos existentes na relação de trabalho e emprego. A valorização deste profissional será mais visível.

Artigo enviado por
Comentários

MATÉRIAS RELACIONADAS

Receba Novidades

receba novidades sobre o site e o fórum de contabilidade em seu e-mail

TOP ENVIO DE Artigos

Consulta de NFes direto da Sefaz Com download automático de XMLs de NFes e NFSes, DANFes e mais

20% de desconto nos primeiros 6 meses! Descontos especiais para escritórios contábeis.

conheça mais

Facebook


x

CADASTRE-SE
GRATUITAMENTE

e faça parte da maior
comunidade contabil
da internet brasileira

x

Faça parte da maior
comunidade da internet
brasileira
, e receba nosso
conteúdo gratuitamente

CADASTRE-SE GRÁTIS

ENVIAR

Ao se cadastrar, você aceita os termos de uso do portal Contábeis.

CADASTRE-SE COM AS REDES SOCIAIS

x

OLÁ ROGÉRIO

vocÊ sabia que você pode
enviar artigos pelo site ?

x

digite seu email ao lado
para receber a senha
em sua caixa de entrada.

RECUPERAR MINHA SENHA

ENVIAR
x

Parabéns!

Veja os próximos passos
para aproveitar tudo o que
preparamos para você.

x

Cadastro efetuado com sucesso !
Enviamos para seu e-mail os procedimentos para confirmação de seu cadastro.
Ele será concluído depois que você fizer a confirmação via e-mail.

Caso não tenha recebido:

* Aguarde mais alguns minutos.
* Verifique sua pasta de spam (ou lixo eletrônico).
* Solicite o reenvio da mensagem de confirmação clicando aqui.

Prezados(as) senhores(as), o Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussoes dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro. Ao acessar este site você concorda com os Termos de uso. Página carregada em 0.08 segundos.

Site desenvolvido por
Julio Guimaraes | Rogério César