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SOS eSocial

Hoje nós temos um chamado de SOS – para as empresas se adequarem ao novo sistema de envio das informações trabalhistas e fiscais ao Governo Federal, que primeiramente foi instituto através de um ato declaratório n. 5 de 17 de julho de 2013.

07/10/2016 09:02:03

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SOS eSocial

Vamos divagar um pouco no tempo até os dias atuais

Antes de surgir o SOS, o código de alerta usado era o CQD, que não possuía nenhum significado e foi escolhido por ser formado por letras que juntas não daria margem para qualquer outro tipo de interpretação.

SOS só foi oficializado em 1908, no entanto ainda era comum utilizarem os dois códigos para sinalizar o perigo. Em 1912, por exemplo, quando o famoso navio Titanic afundou, foram emitidos sinais de socorro em SOS e CQD.

De qualquer jeito, o código Morse já está em desuso desde 1999, quando o sistema de comunicações marítimas foi aposentado oficialmente. Mas, o SOS continua sendo um símbolo universalmente associado ao alerta de perigo e pedido de socorro.

Hoje nós temos um chamado de SOS – para as empresas se adequarem ao novo sistema de envio das informações trabalhistas e fiscais ao Governo Federal, que primeiramente foi instituto através de um ato declaratório n. 5 de 17 de julho de 2013. Nasceu desacreditado, e ainda após passar por inúmeras mudanças continua sendo desacreditado por alguns empresários e alguns programadores por se tratar de um projeto digamos faraônico.

Acontece que entre vários cronogramas oficiais, por último se estabeleceu que o eSocial deva entra em Jan/2018, para empresas com faturamento acima de R$ 78 milhões em 2016,  eis que segundo pesquisas apenas 4% das empresas ou escritórios contábeis estão preparadas para o eSocial, sendo que um dos grandes problemas para adequação ao sistema é o custo para implantar o eSocial, sendo um dos obstáculos.

O eSocial requer uma mudança cultural quer seja na forma de envio dos documentos, quer seja na forma de tratativa entre Gestor operacional e Gestor RH, isso em médias empresas, ou por não se ter uma gestão compartilhada entre os setores Segurança e Medicina e o RH. Já na questão dos escritórios contábeis um dos grandes problemas é a questão de comunicação cliente x escritório, não sendo em tempo hábil registrada as movimentações nesses clientes, e consequentemente chegando em atrasos as informações ao setor responsável do escritório contábil.

Empresas de médio para grande porte, já sente essa necessidade, porém algumas pensando em reduzir custos, preferem sanar as inconsistências por si própria o que pode ocasionar no futuro maiores problemas, pois sendo assim não irá estancar ou averiguar seus riscos trabalhistas ocultos, pois os procedimentos veem com vícios internos o qual poderá passar despercebidos pelas empresas.

Eis algumas perguntas:

Qual budget necessário para que possa conduzir os processos relativos ao eSocial ?

Muito se fala na falta de mão de obra qualificada, será que estamos na cultura do comodismo, escassez de profissionais devidamente qualificadas será um grande problema?

Tempo: Já calculou o tempo que levará para sua empresa rever processos, corrigir eventuais distorções, enfim computou o gasto necessário se o processo for feito internamente?

Será que se eu fizer internamente corro menos risco?

Meus clientes possuem processos internos estruturados, será que consigo atender treinando somente minha equipe de RH/DP ou será necessário levar treinamentos aos gestores e ou clientes?

Falando um pouco em procedimentos, as empresas médio e pequeno porte, bem como os escritórios contábeis, muitas vezes não investem em treinamento, qualificação e aperfeiçoamento de seus colaboradores, e que por sua vez não possuem uma gestão ou forma eficiente de se comunicar com seus clientes ou gestores. Não se criando regras e procedimentos. Ah! Quer dizer que se criar regras e procedimentos, acabaram todos os meus problemas, não, raro engano que se criar regras e procedimentos pode sim resolver todos os problemas, e os treinamentos para se entender e fazer cumprir tais regras.

Vejamos: Isso na década de 80 antes de todo aparado das redes sociais, e-mails, WhatsApp, entre outros, os escritórios ou empresas se comunicavam com seus clientes, através de CI-Comunicado Interno, envio de mudanças de leis através de cartas e muitas vezes informativos e registrados no livro de protocolo de correspondências, porém o que acontecia, muitas vezes na correria e não sendo seu objetivo os clientes por sua vez não liam ou se liam não entendiam tais mudanças. Hoje os procedimentos são outros, enviamos comunicados via e-mail, vários e-mails para lá e para cá, e … continua na mesma, as pessoas continuam sem entender, ou sem ter tempo para parar e analisar tais mudanças que refletem no seu dia-dia.

Lembro que tête-à-tête, entre duas pessoas, explicando-lhe os procedimentos, treinando e qualificando o indivíduo seja a melhor maneira de se solucionar e resolver uma das questões que é a mudança cultural. Porém como os escritórios ou empresas de pequeno e médio porte se dedicar a criar normas e procedimentos, tais como Regulamento Interno ou Manual de Conduta, procedimentos para admissão, como processo de integração, criar regras e rotinas para férias, demissões, entre outros fatores, por mais que se crie procedimentos seu um treinamento adequado será em vão. Hoje nos dias atuais podemos chamar de Processo de Coaching, mas afinal que palavra é essa: é de origem inglesa, que quer dizer “treinador”. Sendo utilizado para conduzir os participantes ao aprendizado proporcionando uma interação de descobertas e potencialidades e de habilidades, contribuindo para resultados mais rápidos e com maio qualidade, além de descobrir novos talentos humanos. Uma conversa tête-à-tête aprimorada com passar dos anos.

Porém, como as empresas pequenas, de médio porte e escritórios contábeis, deixar de produzir por já terem suas rotinas diárias, e começar a investir em processos de Coaching, não sendo sua finalidade fim? E como criar processos/procedimentos de acordo com a rotina década cliente, pois cada um tem sua personalidade jurídica diferente, e os padrões internos no escritório estão corretos e adequados, as rubricas de folha, mas conhecidas como eventos estão parametrizadas em conformidade com o eSocial, não posso estar aí criando um passivo trabalhista para meus clientes. Enfim são tantas mudanças que pode afetar no dia-dia, que pensamos:

Podemos sim ajudar tanto as pequenas, médias, grandes empresas, e em especial os escritórios contábeis a criar tais regras e procedimentos e passar de uma maneira adequada quer seja a seus clientes ou gestores, facilitando assim as suas rotinas diárias e ainda demonstrando sua preocupação com a atividade de seus clientes ou empresas, evitando no futuro ser acionado juridicamente, ou pagar multas desnecessárias.

ESTAMOS APTOS A LHE ATENDER EM SUAS NECESSIDADES… MAS E SUA EMPRESA; ESTÁ DISPOSTA A ENFRENTAR OS DESAFIOS DO ESOCIAL E DAS MUDANÇAS QUE NOS ESPERAM?

Criamos então o que chamamos de SOS eSocial, o qual depois de analisarmos cada caso, fazemos uma proposta modular de acordo com a necessidade de cada cliente, podendo adquirir por pacote ou individualizado os serviços dos quais destacamos:

Análise das Necessidades de cada cliente, formando assim sua Cultura Interna

Auditoria Trabalhista com ênfase no eSocial

Levantamento de Gaps

Criar novas e procedimentos

Verificação e análise das parametrizações DE X PARA de acordo com cada evento, fazendo um levantamento detalhado das possibilidades ou não de eventuais passivos, bem como verificando há possibilidade de HOJE já estar efetuando recolhimento indevidos ao Fisco, com a possibilidade de se levantar esses créditos e pedir reembolso.

Plantão tira-dúvidas por Skype, e-mail, WhatsApp e ainda treinamentos presenciais, On-Line, de acordo com a necessidade do cliente, levando assim conhecimento necessários para suas reais necessidades.

E por último acompanhar as empresas ou escritórios nos envios das primeiras informações junto ao Ambiente Nacional, que chamamos de Validação das Informações.

Somos uma equipe especializada, podemos dizer uma das primeiras a sentir a necessidade das empresas em se adequar ao eSocial, temos know-how suficiente para atender as demandas e passar as informações de forma clara com objetivo final de atender as obrigações impostas pelo Governo Federal, denominada eSocial, porém alertamos que não PRECISAMOS DE ESOCIAL PARA ADEQUAR AS EMPRESAS, esse processo e mudança cultural já deveria ter acontecido há anos, porém como os processos e as facilitadas ora encontradas em “burlar” ou da não necessidade de enviar os dados até então solicitados ao governo facilita esse processo, não só de “burlar”, mas até do jeitinho brasileiro de se fazer as coisas, sendo que isso foi criado e passado de geração em geração que o Contador ou escritório contábil RESOLVE tudo, o que um sistema informatizado irá resolver todos os nossos problemas.

Hamilton Marin

Consultor da empresa Portal HMarin

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