x

Carreira

Porque ser Contador?

Algumas pessoas em busca de uma carreira profissional em debate com outras, acabam perguntando sobre o ramo contábil, onde surge a questão: Porque contador?

18/10/2016 09:21:14

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
Porque ser Contador?

Algumas pessoas em busca de uma carreira profissional em debate com outras, acabam perguntando sobre o ramo contábil, onde surge a questão: Porque contador? Porque ser contador? E mais comum ainda é justamente o profissional da área perguntar a si mesmo, Porque sou contador? Porque escolhi essa profissão? Ou até mesmo, Porque continuar sendo contador?

Primeiramente, porque ser contador?

Ora, em demasiada busca de informação no mercado de trabalho, analisemos o seguinte: Qual profissão que instrui as empresas para que movimentem a economia governamental, onde que se possa através dela gerar renda e empregos para o país? Reposta simples, o contador. Uma imagem que deve ser modificada perante a sociedade é a famosa frase “o contador é apenas um emitente de impostos para o governo”. Não nega-se que uma das funções é sim a emissão de impostos e taxas em prol do governo, no entanto, esta não é a verdadeira face da contabilidade, mas sim, o envolvimento de controle, esclarecimentos, resoluções, instruções, apurações, auditorias, análise pré-psicológica, e diversas outras etapas ligadas as empresas. Então, porque ser contador? Na atualidade nota-se que, a evolução tecnológica vem separando contador/contabilista completo dos que apenas utilizam seu registro da classe para viver seu dia-a-dia.

Com a expectativa de melhoria em sistemas ERP, gera uma incógnita no meio contábil em maior parte que venha a ser a barreira de adaptação, muitos contadores em costume de culturas antigas acabam não querendo se adequar a atualidade. Contasse que, isto acaba “manchando” a imagem contábil. O contador dos dias atuais deve buscar se aprimorar de maneira contínua, prova disto a contabilidade vem sendo a peça chave para se “assegurar” na crise. Uma profissão que depende do sucesso dos seus clientes, logo, um profissional eficaz trará recursos para si e principalmente para entidade em que presta o serviço, resultando ainda em marketing do seu escritório ou autonomia no mercado de trabalho.

Em resumo, um motivo de seguir tal carreira que além de ser uma profissão citada em constituição e diversas leis, é um pilar necessário para que se possa movimentar o pais financeiramente, além de suma importância no mercado de trabalho, onde que só tende a evoluir juntamente com a tecnologia facilitando assim seu trabalho e eficácia dos resultados.

Copyright © 2016 por Kaík Rodrigues Vieira. Todos os direitos reservados.

 

Leia mais sobre

O artigo enviado pelo autor, devidamente assinado, não reflete, necessariamente, a opinião institucional do Portal Contábeis.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.