Contábeis o portal da profissão contábil

18
Feb 2018
23:20

Contábil

Um modelo padrão de contabilidade adotado pelo mundo

A contabilidade brasileira passou a convergir para o padrão internacional de contabilidade a partir da publicação da Lei 11.638/2007 e a partir da Resolução CFC 1.156/2009. Este artigo trata basicamente a respeito da IRFS.

27/10/2016 09:16

3.329 acessos

Neste cenário mundial em que as empresas passam a atuar no mercado global se fez necessário a harmonização das informações financeiras contidas nos relatórios contábeis, para que se facilitasse a interpretação e comparação das empresas em todo o mundo. E para que as informações sejam compreendidas em qualquer dimensão cultural e geográfica se faz necessário o uso de uma linguagem contábil universal e padronizada para as demonstrações financeiras.

A entidade responsável pela elaboração dessa linguagem padrão é o IASB (International Accounting Standards Board) que publica as normas internacionais de contabilidade  - IFRS (International Financial Reporting Standards). A tendência mundial a adoção destas normas teve início em 2005 quando mais de 7 mil empresas europeias aderiram às IFRS.  

E o Brasil e outros países com maior necessidade e vocação para a captação de recursos externos e aqueles com economias mais fechadas ao capital internacional não podem ficar de fora, sendo necessária a aderência a IFRS. Cujo objetivo é proporcionar:

                                  (...) maior transparência das informações financeiras e melhoria daspráticas de Governança Corporativa das empresas brasileiras. Quanto maior a transparência e comparabilidade das demonstrações financeiras, mais úteis elas se tornam, facilitando o processo de tomada de decisão e aumentando a confiança dos investidores, principalmente, os internacionais (KPMG, 2008).

A contabilidade brasileira passou a convergir a partir da publicação da Lei 11.638/2007 e a partir da Resolução CFC 1.156/2009.  O CPC (Comitê de Pronunciamentos Contábeis) é a entidade autônoma responsável pela regulamentação dessas normas no Brasil.

O impactos positivos em se adotar um novo padrão de contabilidade é a valorização da empresa junto a sociedade e investidores através da transparência, compreensibilidade e comparação das informações contábeis. Consequentemente facilitando a captação de recursos, financiamentos e investimentos para a empresa. Possibilitando a expansão do negócio, geração de empregos e renda. Criando valor para a sociedade.

REFERÊNCIAS

MARION, J. C. Teoria da Contabilidade. Campinas — São Paulo. Ed. Esp. Alínea, 2009.

SÁ. A. L. Dicionário de Contabilidade. 9 cd. São Paulo: Atlas, 1995

MARTINS, M. F. O. Um passeio na contabilidade, da pré-história ao novo milênio. Adcontar, Belém, v. 2, n° 1, p. 7- 10, maio 2001

Adoção pela primeira vez da IFRS e o Brasil na convergência Disponível em:. Acesso em: 4 abr. 2014.

Escrito por

Tabitta Cristina da Silva Oliveira Trindade

Bacharel em Ciências Contábeis, pela Faculdade Anhanguera de Ribeirão Preto. Cursando MBA em Gestão Financeira e Controladoria na Universidade Estácio de Sá.

MATÉRIAS RELACIONADAS

Receba Novidades

receba novidades sobre o site e o fórum de contabilidade em seu e-mail

x

CADASTRE-SE
GRATUITAMENTE

e faça parte da maior
comunidade contabil
da internet brasileira

x

Faça parte da maior
comunidade da internet
brasileira
, e receba nosso
conteúdo gratuitamente

CADASTRE-SE GRÁTIS

ENVIAR

Ao se cadastrar, você aceita os termos de uso do portal Contábeis.

CADASTRE-SE COM AS REDES SOCIAIS

x

OLÁ ROGÉRIO

vocÊ sabia que você pode
enviar artigos pelo site ?

x

digite seu email ao lado
para receber a senha
em sua caixa de entrada.

RECUPERAR MINHA SENHA

ENVIAR
x

Parabéns!

Veja os próximos passos
para aproveitar tudo o que
preparamos para você.

x

Cadastro efetuado com sucesso !
Enviamos para seu e-mail os procedimentos para confirmação de seu cadastro.
Ele será concluído depois que você fizer a confirmação via e-mail.

Caso não tenha recebido:

* Aguarde mais alguns minutos.
* Verifique sua pasta de spam (ou lixo eletrônico).
* Solicite o reenvio da mensagem de confirmação clicando aqui.

Prezados(as) senhores(as), o Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussoes dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro. Ao acessar este site você concorda com os Termos de uso. Página carregada em 0.05 segundos.

Site desenvolvido por
Julio Guimarães | Rogério César