x

Contábil

Um modelo padrão de contabilidade adotado pelo mundo

A contabilidade brasileira passou a convergir para o padrão internacional de contabilidade a partir da publicação da Lei 11.638/2007 e a partir da Resolução CFC 1.156/2009. Este artigo trata basicamente a respeito da IRFS.

27/10/2016 09:16:34

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
Um modelo padrão de contabilidade adotado pelo mundo

Neste cenário mundial em que as empresas passam a atuar no mercado global se fez necessário a harmonização das informações financeiras contidas nos relatórios contábeis, para que se facilitasse a interpretação e comparação das empresas em todo o mundo. E para que as informações sejam compreendidas em qualquer dimensão cultural e geográfica se faz necessário o uso de uma linguagem contábil universal e padronizada para as demonstrações financeiras.

A entidade responsável pela elaboração dessa linguagem padrão é o IASB (International Accounting Standards Board) que publica as normas internacionais de contabilidade  - IFRS (International Financial Reporting Standards). A tendência mundial a adoção destas normas teve início em 2005 quando mais de 7 mil empresas europeias aderiram às IFRS. 

E o Brasil e outros países com maior necessidade e vocação para a captação de recursos externos e aqueles com economias mais fechadas ao capital internacional não podem ficar de fora, sendo necessária a aderência a IFRS. Cujo objetivo é proporcionar:

                                  (...) maior transparência das informações financeiras e melhoria daspráticas de Governança Corporativa das empresas brasileiras. Quanto maior a transparência e comparabilidade das demonstrações financeiras, mais úteis elas se tornam, facilitando o processo de tomada de decisão e aumentando a confiança dos investidores, principalmente, os internacionais (KPMG, 2008).

A contabilidade brasileira passou a convergir a partir da publicação da Lei 11.638/2007 e a partir da Resolução CFC 1.156/2009.  O CPC (Comitê de Pronunciamentos Contábeis) é a entidade autônoma responsável pela regulamentação dessas normas no Brasil.

O impactos positivos em se adotar um novo padrão de contabilidade é a valorização da empresa junto a sociedade e investidores através da transparência, compreensibilidade e comparação das informações contábeis. Consequentemente facilitando a captação de recursos, financiamentos e investimentos para a empresa. Possibilitando a expansão do negócio, geração de empregos e renda. Criando valor para a sociedade.

REFERÊNCIAS

MARION, J. C. Teoria da Contabilidade. Campinas — São Paulo. Ed. Esp. Alínea, 2009.

SÁ. A. L. Dicionário de Contabilidade. 9 cd. São Paulo: Atlas, 1995

MARTINS, M. F. O. Um passeio na contabilidade, da pré-história ao novo milênio. Adcontar, Belém, v. 2, n° 1, p. 7- 10, maio 2001

Adoção pela primeira vez da IFRS e o Brasil na convergência Disponível em:. Acesso em: 4 abr. 2014.

Leia mais sobre

O artigo enviado pelo autor, devidamente assinado, não reflete, necessariamente, a opinião institucional do Portal Contábeis.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.