x

Carreira

O perfil do futuro profissional e sua responsabildade social

Faz se uma abordagem conceitual e um resumo sobre a importância da contabilidade no meio empresarial, evidenciando que esta passa do simples patamar burocrático, dos lançamentos contábeis para a participação efetiva nas tomadas de decisões.

21/11/2016 08:28:10

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
O perfil do futuro profissional e sua responsabildade social

1 INTRODUÇÃO



Sabe-se que a melhor maneira de avaliar as perspectivas de uma atividade profissional é olhando para a sua oferta de emprego bem como sua remuneração. Nesse sentido, as pesquisas apontam que a contabilidade está no rol das profissões tidas como nobres.
Também é sabido que nos grandes centros comerciais o considerável aumento dos serviços ligados à produção trouxe consigo de modo igualmente proporcional maior demanda pelo profissional contábil.
Isso se deve ao fato de que o contador está intrínseco à atividade comercial seja, na sua constituição, acompanhamento, ou mesmo como auditor checando a saúde das corporações.


2 SITUAÇÃO ATUAL DA PROFISSÃO CONTÁBIL

A contabilidade experimenta uma nora era, com a mecanicidade dando lugar a tecnologia e a informação. Evidenciado sobretudo pela diminuição dos empregos diretos vividos por essa transição.

A nova contabilidade "vai mais além de simples lançamentos, escriturações, balanços e balancetes. Ao novo profissional, é necessária visão holística, “o novo contador deve dominar economia internacional e o processo de gestão de sua empresa, além de ter grande visão de negócio”. Na visão de Andrade (2000, p. 61).
Nesse novo desdobramento a contabilidade extrai dos dados a informação, proporcionando aos usuários e gestores bases confiáveis e seguras para a tomada de decisões frente aos riscos e oportunidades auferidas, sem deixar de lado indiscutível capacidade técnica, bem como a irrepreensível comportamento ético". Mussolini (1994, p. 79).


3 COMPETÊNCIA E HABILIDADES

A evolução humana mantem intima relação com o desenvolvimento das capacidades cognitivas. Nos primórdios evolutivos os medos e superstições, deram lugar, ao pensamento investigativo na tentativa de explicar os fenômenos naturais.
De lá para cá, a necessidade constante de se reinventar fez com que o profissional contábil saísse do patamar coadjuvante, e burocrático das escriturações, lançamentos e simples despachos para se tornar protagonista e mesmo peça chave dentro das corporações, atuando energicamente no auxílio da gestão e tomada de decisões. Atuando como um "comunicador" em potencial, pois ele está em sintonia com todas as áreas, como por exemplo: produção, vendas, finanças etc. Nasi (1994, p. 5). Sendo tido como o "anjo-da- guarda" de uma empresa, tornando-se seu profundo conhecedor, podendo desta forma atuar em sua continuidade e crescimento. Conforme Montaldo (1995, p. 32).


4 DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES

Diante do exposto quanto às habilidades dos novos profissionais contáveis surgem os questionamentos. Um recém-formado detém tais habilidades? Se a resposta for talvez ou não, temos outra indagação: por que os recém-formados não possuem tais habilidades? A resposta é outro questionamento, será que há alinhamento entre grande curricular e o pujante e exigente mercado? As instituições de ensino devem hábil e de modo célere repensar a contabilidade e o seu processo de formação. Mais prática e menos teoria, ou mesmo alinhar teoria à prática são algumas das inúmeras formas de capacitação e preparo desse novo profissional.
É valido lembrar que as responsabilidades não repousam apenas sobre as instituições. Mas, sobre os alunos, futuros profissionais devem entender que o ambiente acadêmico é norteador, o caminho rumo ao sucesso deve ser trilhado de modo individual, ele envolve sacrifício, estudo interdisciplinar e aperfeiçoamento continuo dessas habilidades.

5 POSTURA ÉTICA

Assim como as demais profissões, a contabilidade deve ser encarada de modo ético, tendo as competências intima relação com ela. Assim sendo, espera-se do profissional contábil, que com a competência faça aquilo que é certo, e com a ética o faça de forma correta, cumulando para a boa reputação da profissão.


CONCLUSÃO

De modo geral a contabilidade se mostra uma profissão promissora, dada a amplitude mercadológica, possibilidades de bons ganhos e empregabilidade. Diante disso, também há um jugo, a contabilidade é uma profissão muito assediada pelas práticas espúrias do mercado. Para coibir tais práticas hoje se tem dispositivos legais que responsabiliza o profissional por todas e quaisquer práticas relacionadas à empresa.
Assim sendo, além da lisura ética, o profissional deve entender que está passivo de ser responsabilizado cível e criminalmente pela sua conduta.
Por fim, destaca-se no presente artigo a importância do profissional contábil para as empresas, não somente pela organização contábil, mas pelo poder que a contabilidade gerencial traz para o ambiente corporativo.

1* FERNANDO DOS SANTOS RODRIGUES – Geografo – UFMA, MBA em Gestão Empresarial – FGV, Pós-Graduado em Direito Empresarial – LFG e Gestão de Pessoas – Uniceb. 


BIBLIOGRAFIA


ANDRADE, Ivan Dantas de. Fronteiras entre Circulante e Longo Prazo. Revista Brasileira de Contabilidade. Brasília. Ano 24, nº 123. Mai/Jun 1995.


MONTALDO, Oscar. A Realidade Econômica Internacional e a Profissão Contábil. Revista Brasileira de Contabilidade. Brasília. Ano 24, nº 92. Mar/Abr.


MUSSOLINI, Luiz Fernando. A Função Social da Contabilidade. Revista Brasileira de Contabilidade. Brasília. Ano 23, nº 89. Nov/Dez 1994.


NASI, Antônio Carlos. A Contabilidade como Instrumento de Informação, Decisão e Controle da Gestão. Revista Brasileira de Contabilidade. Brasília. Ano 23, nº 77. Abr/Jun 1994.


PEREZ, Antônio Castilla. A Profissão Contábil e o Futuro. Revista Brasileira de Contabilidade. Brasília. Ano 26, nº 103. Jan/Fev 1997.


SÁ, Antônio Lopes de. História Geral e das Doutrinas da Contabilidade. São Paulo: Atlas, 1997.

Leia mais sobre

O artigo enviado pelo autor, devidamente assinado, não reflete, necessariamente, a opinião institucional do Portal Contábeis.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.