x

Cristo e o Poder da Motivação

Cristo foi o maior motivador que existiu. O que ele ensinou é totalmente aplicável ainda hoje, em todas as áreas da nossa vida.

22/11/2016 14:17:22

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
Cristo e o Poder da Motivação

Qual o significado da palavra motivação? O vocábulo já se autodefine: motivo + ação, isto é, um motivo que leve a ação. Terá, entretanto, que ser um motivo forte, ou não haverá interesse nem empenho suficiente para agir. A pessoa tem que estar interessada em pagar o preço pelo resultado final, preço este que pode ser um grande esforço, uma contínua perseverança, talvez um alto valor em dinheiro. Os verdadeiros empreendedores conhecem bem essa atitude motivacional, pois frequentemente arriscam tudo o que têm por aquilo em que acreditam, porque têm fé no resultado final - não me refiro aos riscos que corre uma pessoa inconsequente e imatura.

A fonte da motivação

Cristo afirma:  “Tende bom ânimo, eu venci o mundo.” João 16.33. Em outras palavras: “Motivem-se, alegrem-se, eu superei as dificuldades e problemas do mundo, venci as circunstâncias e aparências do mundo.” Cristo dá a fórmula para superar as dificuldades: “Portanto vos digo: não estejais apreensivos pela vossa vida, sobre o que comereis, nem pelo corpo, sobre o que vestireis... Buscai antes o reino de Deus e a sua justiça, e todas essas coisas vos serão acrescentadas.” Mateus 6.25 e 33.

Devemos buscar motivação e ânimo na dimensão celestial, pois no plano em que estamos as coisas habitualmente têm aparência de dificuldades e obstáculos. O reino de Deus é o domínio do perfeito e do completo. É lá que as coisas acontecem.

A propósito, quando você levanta pela manhã e olha-se no espelho, gosta do que vê? Como está sua fisionomia? Sorridente, alegre, tranquila? Ou talvez taciturna, sombria, preocupada? A sua motivação está “em alta”, ou com sabor de desencanto e aborrecimento? A sua atitude e aparência matinal dizem muito do seu real estado de espírito. “Sendo, pois, o teu olho simples (bom, puro), também todo o teu corpo será luminoso; mas, se for mau (sombrio, preocupado), também todo o teu corpo será tenebroso”, afirma Jesus. (Lucas 11.34). O olho aqui é visto como a lente da alma e reflete orientação da vida interior que professamos. Está associado aos princípios e valores de vida que cada um manifesta em sua vida, molas propulsoras da motivação e do entusiasmo. A palavra entusiasmo vem do grego “enteos” e significa literalmente “Deus dentro de si”, isto é, vigor e benção do Senhor habitando em nós.

A lei da semeadura

“Tudo o que o homem semear, isso também ceifará (colherá)”, afirma o apóstolo Paulo. (Gálatas 6.7b).

Então pergunte-se: “O que eu tenho semeado em minha vida e agora estou colhendo?” A resposta está no tipo e na qualidade vida que leva agora. É só olhar para si mesmo. Está hoje melhor do que há cinco ou dez anos? Em que área está melhor? Financeira, conjugal, profissional, psicológica, na saúde? A melhor resposta seria dizer que está melhor em todas as áreas e não apenas em uma ou duas delas. 

Mas, pode ser que esteja pior do que há alguns anos, e isto é bem mais problemático. Então, novamente, o que tem plantado? “Porque semearam ventos, segarão (colherão) tormentas, (Oséias 8.7a) ou, na linguagem popular: Quem semeia ventos colhe tempestades.                                                                                                                 

Pergunta n° 1: O que leva a cada um de nós viver do jeito que vivemos?

Resposta: Nossos interesses e motivações.

Pergunta n° 2: O que motiva mais do que tudo ao ser humano?

Resposta: A busca da felicidade e da segurança. Para uns felicidade e segurança significa dinheiro, para outros um bom emprego, para outros ter paz de espírito, ou ter saúde, viajar etc.

Já se perguntou o que realmente o motiva na vida? Cristo conhecia bem o poder da motivação, por isso mesmo afirmou: “Porque onde estiver o vosso tesouro, ali estará também o vosso coração.” Lucas 12.34. Aquilo a que você der o maior valor (o tesouro), aquilo também o motivará, fará você lutar (o coração). A propósito, como você usa ou gasta o dinheiro que ganha? Como você gasta e onde você gasta o seu dinheiro diz muito sobre você mesmo, sobre seus valores e princípios. Pessoas há que não sabem utilizar o dinheiro com sabedoria. Quanto mais ganham mais investem em sua infelicidade, pois semeiam com ele problemas e infortúnios em vez de transformá-lo em bênçãos para si e para os outros.

Hábitos                                               

Muito do que temos, pensamos ou fazemos hoje, é resultado de comportamentos e atitudes que adotamos repetida e prolongadamente durante muitos anos, até tornarem-se hábitos. Passam, então, a agregar-se à nossa natureza, e nos referimos a esses comportamentos como parte integrante de nós mesmos. Nós e os hábitos passamos a ser um só.

Entretanto, é bom lembrar que eles não nasceram conosco, foram adicionados, acrescentados. Se forem bons hábitos seremos bem-sucedidos, mas se forem maus hábitos, poderemos  atrair  muitos  problemas. Diz a sabedoria oriental: “Cultive  um 

comportamento e terás um hábito; cultive um hábito e terás um resultado; cultive um resultado e decretarás a tua vida.”

Pensar com pessimismo, ou pensar com otimismo tornam-se hábitos, como quaisquer outros. Então seja otimista! Ter medo de agir, ou ter coragem de agir, tornam-se hábitos como quaisquer outros. Então aja com coragem! Fracassar continuamente, ou ter sucesso continuamente, tornam-se hábitos, como quaisquer outros. Logo, acredite no sucesso! Ser infeliz, ou ser feliz, tornam-se hábitos como quaisquer outros. Então, seja feliz! Sorrir, ou não sorrir, tornam-se hábitos como quaisquer outros. Sorria! 

O alimento da nossa mente

Cristo alertou-nos sobre aquilo que pomos em nosso coração (mente) é, também, o que dele retiramos (Mateus 12.35). Vale uma pergunta: “Que tipo de tesouro você tem cultivado? O que está colocando em sua mente? Com que raciocínios convive? Quem são as pessoas e situações que continuam alimentando esses raciocínios? Pergunte-se: “O que posso e devo fazer para romper com os maus hábitos?”

Novamente Jesus: “Porque da abundância do seu coração fala a boca.” Lucas 6.45.b. Isto é, do que está cheio o seu coração e a sua mente, disso você irá falar o tempo todo. Então preste atenção nos assuntos sobre os quais conversa com as pessoas e saberá o recheio e conteúdo dos seus pensamentos. “Porque por tuas palavras serás justificado (absolvido) e por tuas palavras serás condenado (derrotado). Lucas 12.37.                                                                                                                                            

As palavras têm poder.

As palavras literalmente materializam coisas, pois expressam emoções, sentimentos, aspirações e desejos que, cedo ou tarde, acabam ocorrendo na nossa vida. Basta perseverar nas afirmações e acreditar nelas que elas acabam corporificando. É só uma questão de tempo.

Motivação por afastamento ou por aproximação?

“Porque todo o que é nascido de Deus vence o mundo; e esta é a vitória que vence o mundo: a nossa fé.” 1 João 5.4. A fé de cada um é do tamanho de sua motivação, de sua coragem em agir e realizar. A fé vem de ouvir e acreditar na Palavra. (Romanos 10.17)

Existem dois tipos de motivação: por afastamento e por aproximação. O primeiro tipo, por afastamento, ocorre quando a motivação é negativa, em vez de positiva. Exemplo: o indivíduo que vai trabalhar, não porque gosta do serviço, mas porque precisa do dinheiro que o emprego propicia. Ele quer afastar as agruras do desemprego e da falta de dinheiro. Outro exemplo, a pessoa que frequenta a igreja por medo de ir para o inferno, e não porque ama a Deus. Ele quer afastar Satanás de sua vida, mas pouco faz para se aproximar de Jesus. Mais um exemplo, o indivíduo que se casa ou amasia não por amor, mas por medo da solidão ou de lhe faltarem recursos financeiros.

Nestes exemplos as pessoas estão tentando afastar-se do desemprego, da insegurança, do inferno, da solidão, da humilhação etc. e assim agarram-se ao que tem, ou pensam ter. Aqui não há felicidade apenas busca de algum tipo de preservação e segurança. São indivíduos buscadores de segurança e de proteção. Infelizmente este tipo de motivação é o que predomina na maioria das pessoas. Não procuram, nem lutam por algo novo, apenas grudam-se ao que já possuem, ao que é velho, e vivem acomodadas numa caixa de fósforo.

O segundo tipo de motivação é por aproximação. Ocorre com as pessoas que perseguem seus ideais e sonhos, correm atrás daquilo que as fazem crescer e desenvolver seu potencial espiritual, mental e físico. Elas se aproximam de coisas positivas e construtivas e não fogem dos desafios quando surgem. São buscadoras de realização e de desafios, querem aprender e auxiliar sempre mais. São líderes e deixam sua marca por onde passam. As pessoas do primeiro tipo - afastamento -, entram em campo para se defender e não perder. O empate para eles já está ótimo. As do segundo tipo – aproximação -, entram em campo para ganhar e fazer acontecer. Em qual tipo você se enquadra? Cristo joga no time aproximação, do qual é líder e capitão.

Dize-me com quem andas...

Com que tipo de pessoas você tem andado? Quais são os ideais delas, seus objetivos de vida, suas missões? “Aves iguais voam à mesma altura”, diz o ditado. Já se perguntou com que tipo de aves você tem voado? São águias e condores, ou são sabiás, pombinhas, ou, mesmo, urubus (o que é pior ainda).

Brian Tracy, um dos cinco maiores consultores norte-americanos em marketing, vendas e motivação, diz que você é exatamente igual aos seus três ou quatro amigos mais íntimos. Porque cada qual procura pessoas que são iguais a elas. Se esses amigos íntimos forem vencedores, positivos, atuantes, então você também é um vencedor.  Se esses amigos mais chegados forem do tipo “mais ou menos”, então você é igualzinho a eles. Mas, se forem fracassados, negativos, vivem queixando-se, neste caso, você faz parte do time dos derrotados. Então faça agora a pergunta mágica: “De qual dos três times eu faço parte?” Você sabe, com certeza, a resposta.

Mas a boa notícia é que podemos facilmente fazer parte do time dos vencedores. Paulo afirmou: “Posso tudo naquele (Cristo Jesus) que me fortalece.” Filipenses 4.13

A essência disso é que Jesus veio, e nele o domínio de Deus alterou as fronteiras impostas aos indivíduos. Paulo assegura que os que andam com Cristo são mais do que vencedores, isto é, supervitoriosos, pois conquistam mais do que uma vitória comum. Não se trata de uma linguagem conceitual, mas de plena confiança em alcançar vitórias abundantes. O que temos então a fazer é andar com Cristo e incluí-lo no nosso círculo de amizades mais íntimas, dando-lhe a total primazia.

Texto extraído e condensado do livro não publicado “O Maior Empreendedor do Mundo”, de Ernesto Artur Berg.

Ernesto Berg é consultor de empresas, professor, palestrante, articulista, autor de 15 livros, especialista em desenvolvimento organizacional, negociação, gestão do tempo, criatividade na tomada de decisão, administração de conflitos.

Editor do site www.quebrandobarreiras.com.br

Email: [email protected]

 

 

Leia mais sobre

O artigo enviado pelo autor, devidamente assinado, não reflete, necessariamente, a opinião institucional do Portal Contábeis.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.