Contábeis o portal da profissão contábil

21
Oct 2017
21:09
você está em:

Conteúdo » Artigos

Planejando o Natal e as Férias de olhos voltados para o ano que vai nascer

Mais um ano se aproxima e aos 35 minutos do segundo tempo, e com bastante dificuldade, estamos prestes a vencer mais uma batalha!

postado 09/12/2016 08:02:03 - 990 acessos

Não obstante a época de fim de ano, a época do planejamento das férias, das festas de confraternização nas empresas, da realização dos amigos-secretos, de uma tomada de decisões que muda as regras normais de trabalho no ambiente de negócios, e das organizações, que pisam no freio e começam a dar adeus ao ano de 2016, um olho do Contador não pode deixar de pensar no futuro: o primeiro trimestre do ano que vai nascer!

Sim, este artigo é para relaxar, pensar que depois de tantas corridas, tantos entraves e tanto trabalho até aqui realizado, a hora de descansar um pouco está prestes a vir, e daremos a partida para 2017! A hora de reabastecer as energias, colocar a cabeça no leito, e esquecer momentaneamente do que nos espera, é chegada: vamos ao encontro dela. Afinal, 2017 para a Numerologia, é um ano número “1”.

Depois, com o tanque novamente cheio, com o gás renovado, com olhos de águia e com apetite de tubarão, começaremos o desafio profissional de sempre para conclusão dos trabalhos contábeis do ano anterior. Pois, assim, é a vida do Contador: um olho no agora, e outro olho no amanhã. À espera de documentos, de novidades legislativas, de responsabilidades sem fim.

Janeiro normalmente é um mês de contratações, é um mês de redução de preços no comércio e de liquidação, é um mês de retração das atividades econômicas em geral, e desta vez vai encontrar uma economia já retraída, e deveras enfraquecida. Para o Contador é um mês de conclusão de balanços e de muito trabalho: das últimas contabilizações de 2016, dos últimos fechamentos, das definições de balanço com os sócios, pois, em fevereiro, o “bicho vai pegar” com DIRF, com a cobrança dos informes de rendimento de clientes e funcionários, e de toda uma gama de declarações acessórias “as usual”.

Os prazos se sucedem, as rotinas se acumulam, e os Contadores farão “SERÃO” nos próximos três meses. O cliente desatento que nem voltou de viagem para ver os detalhes finais com o responsável da Contabilidade, os contratos de empréstimo que os bancos nem liberaram para as empresas e precisam ser contabilizados, os documentos pendentes, as fiscalizações que atrapalham o fluxo normal das coisas, enfim, o atropelo natural das rotinas nesta época do ano.

Temos como certo pelo menos os seguintes tópicos críticos para cuidar a partir de janeiro de 2017:

– Fechamento dos balanços e demonstrações de 2016 e suas composições de saldo

– Informes de rendimento com prazo para Fev-2017

DIRF c/ prazo antecipado para 15-fev-2017 (Que tantas reclamações resultem em prorrogação!)

RAIS (Deverá abranger um período longo entre janeiro a março de 2017 para entrega)

– DIMOB (para os que realizam operações imobiliárias – prazo base em 28-fev-2017, a confirmar)

Junta-se a isto, as rotinas normais com declarações como DCTF, sistema SPED, pelo menos, e outras que são obrigações acessórias de ramos e nichos de mercado específicos como DMED (Saúde) com prazo estimado para 31-mar-2017. Para os Contadores que trabalham para empresas do ramo de Seguros, atividades financeiras, entre outras, pesarão sobre seus ombros, certamente, obrigações acessórias pertinentes a estas atividades em particular.

Tão logo se esteja em festa para confraternizar com amigos e colegas, tão logo se esteja em férias, devemos entender que o espírito da vida é passageiro, e muito mais rápido ainda passarão estes momentos singelos e raros onde nos presenteamos, nos abraçamos, nos congratulamos e temos a sensação de que a verdadeira razão da existência está ali, nestas ocasiões.

E assim que 2016 termine, voará ligeiro como um “pássaro formoso”, um beija-flor sedutor chamado 2017, a romper as barreiras do tempo e do espaço, nos submetendo, de novo, às intempéries da profissão contábil com um prazer realmente incompreensível que temos de gostar de um mundo feito de muito trabalho e desafios de toda ordem!

É por isso que estes momentos como o Natal, a reunião das Famílias, os Amigos, a Passagem de um ano que se tornou velho para um ano que se inicia, a presença dos melhores amigos em seus melhores momentos, e as mais simples reuniões de almoço que se tornam banquetes utópicos de gestos, presentes e cumprimentos, são tão especiais e marcantes!

Daremos sim, mais uma vez estes passos, que nos promove para mais um ano que está chegando, e que assim ele nos reserve esperanças, vitórias, novidades e bons fluídos, precisamente as coisas que farão a nossa vida pulsar. E que os anjos digam amém, e que Deus nos responda sempre. Que o vazio não exista, e que a saúde se perpetue.


PS.: Meus agradecimentos àqueles que tem enviado comentários e mensagens aos meus artigos e notícias pelo Facebook no Portal Contábeis.

Artigo enviado por
Comentários

MATÉRIAS RELACIONADAS

Receba Novidades

receba novidades sobre o site e o fórum de contabilidade em seu e-mail

TOP ENVIO DE Artigos

WebContábeis Conteúdo contábil atualizado e de qualidade em seu site.

Desconto de 10% na mensalidade dos planos básicos de conteúdo.

conheça mais

Facebook


x

CADASTRE-SE
GRATUITAMENTE

e faça parte da maior
comunidade contabil
da internet brasileira

x

Faça parte da maior
comunidade da internet
brasileira
, e receba nosso
conteúdo gratuitamente

CADASTRE-SE GRÁTIS

ENVIAR

Ao se cadastrar, você aceita os termos de uso do portal Contábeis.

CADASTRE-SE COM AS REDES SOCIAIS

x

OLÁ ROGÉRIO

vocÊ sabia que você pode
enviar artigos pelo site ?

x

digite seu email ao lado
para receber a senha
em sua caixa de entrada.

RECUPERAR MINHA SENHA

ENVIAR
x

Parabéns!

Veja os próximos passos
para aproveitar tudo o que
preparamos para você.

x

Cadastro efetuado com sucesso !
Enviamos para seu e-mail os procedimentos para confirmação de seu cadastro.
Ele será concluído depois que você fizer a confirmação via e-mail.

Caso não tenha recebido:

* Aguarde mais alguns minutos.
* Verifique sua pasta de spam (ou lixo eletrônico).
* Solicite o reenvio da mensagem de confirmação clicando aqui.

Prezados(as) senhores(as), o Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussoes dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro. Ao acessar este site você concorda com os Termos de uso. Página carregada em 0.07 segundos.

Site desenvolvido por
Julio Guimaraes | Rogério César