x

Contábil

Os principais desafios da Contabilidade em 2017

Apresenta alguns comentários sobre os principais desafios a serem enfrentados pelos Profissionais da Contabilidade no ano de 2017.

02/01/2017 12:14:31

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
Os principais desafios da Contabilidade em 2017

Com a chegada de um novo ano, é de se esperar que as pessoas façam uma retrospectiva de tudo o que alcançaram nos últimos doze meses e projetem as suas expectativas para o futuro, buscando consertar seus erros e se preparar para as oportunidades que virão. Especialmente depois de um ano tão conturbado como 2016, marcado por uma profunda crise política e econômica, fica ainda mais importante se preparar para os desafios a serem superados nos próximos 12 meses.

É óbvio que ninguém possui uma bola de cristal para revelar o que acontecerá em 2017, porém fazer um planejamento é fundamental para se precaver às dificuldades e tomar decisões corretas.

Para nós, profissionais da Contabilidade, estar preparado é ainda mais importante, haja vista a nossa importância para a manutenção das empresas, fundamentais para alavancar a economia do país. Também há de se levar em consideração as inúmeras mudanças que vêm acontecendo na nossa profissão como a “digitalização” da Contabilidade, com a criação do SPED e da Nota Fiscal Eletrônica, que já há algum tempo fazem parte do nosso dia-a-dia.

Em 2017, teremos uma continuidade desse processo, com a ampliação dos SPED Contábil e Fiscal, bem como do eSocial, que deverá ser obrigatório a todos os empregadores. Isso ocasionará uma mudança estrutural considerável nos setores de departamento pessoal e recursos humanos, os quais, mais do que nunca, deverão estar alinhados aos departamentos fiscais e contábeis das empresas.

Muitos escritórios de contabilidade já se adequaram a esse processo em 2016, especialmente porque o calendário do eSocial já passou por algumas alterações desde a sua instituição. Porém, como já é cultural no Brasil, muitos contadores deixaram para cima da hora e terão que se adaptar a essa nova realidade.

Outro processo que vem caminhado lentamente e que deve continuar em 2017 é o de convergência das normas brasileiras de contabilidade aplicada ao setor público aos padrões internacionais. Enquanto para o setor privado o processo de transição foi muito mais acelerado (pode-se dizer que até “empurrado goela abaixo” nos contadores), no setor público esse processo de integração vem ocorrendo aos poucos, desde 2013.

Segundo informações do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), em 2017 serão realizadas audiências públicas para definir quais serão as novas normas de contabilização pública de estoques, provisões, concessões de serviços públicos e variações patrimoniais.

Essas alterações são muito bem vindas, sendo fundamentais para que se compreenda corretamente o patrimônio público. Entretanto, tendo em vista o atraso histórico da Contabilidade do setor público em nosso país, será um desafio muito grande para os profissionais que atuam nessa área.

Academicamente, o ano de 2017 deverá ser de renovação para os cursos de Ciências Contábeis em todo o Brasil. Os resultados do último exame de suficiência, cuja aprovação é requisito para a obtenção do registro profissional, foram vergonhosos.

Na edição mais recente da prova, a do segundo semestre de 2016, das 41.179 pessoas que se inscreveram para realizar o exame, apenas 8.947 obtiveram a aprovação, o que dá um total de 21,73% de aprovados em todo o país.

Grosso modo, isso significa dizer que de cada 10 alunos que obtém o seu diploma de bacharel em Ciências Contábeis, 8 deles não são considerados aptos tecnicamente para exercer a profissão.

Isso é um sinal de alerta para os nossos cursos de graduação, que precisam investir mais em qualidade e, principalmente, no conhecimento prático da profissão, algo muito carente nos recém-graduados.

Não podemos deixar de citar também o aumento da fiscalização por parte das três esferas de poder. Com a queda na arrecadação, os fiscos estaduais, municipais e federal têm fechado cada vez mais o cerco para combater a sonegação e a evasão fiscal. Nesse sentido, é papel do contador informar os seus clientes (ou os seus superiores) da importância em seguir as normas fiscais e tributárias a fim de evitar problemas no futuro.

A nossa legislação permite uma série de técnicas e ferramentas legais de elisão fiscal, que permitem reduzir os encargos tributários dentro da lei. Mais do que nunca, o Profissional da Contabilidade precisa estar preparado para utilizar destas.

Obviamente, estes são apenas alguns dos muitos desafios que virão nos próximos doze meses. Sem dúvida, o décimo sétimo ano do milênio trará muitos os desafios, mas temos certeza de que eles servirão apenas para fortalecer ainda mais a nossa classe contábil. Que esse ano seja repleto de conquistas para todos nós!

Leia mais sobre

O artigo enviado pelo autor, devidamente assinado, não reflete, necessariamente, a opinião institucional do Portal Contábeis.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.