x

Contábil

Prestaçao de Contas de Inventarios, Tutelas e Curatelas

E muito comum recebermos em nosso escritorio, solicitaçoes , para a preparaçao de Prestaçao de Contas, de invemtarios, tutelas e curatelas. E importante frizar que esse tipo de serviço requer como todos os outros o maior cuidado.

09/01/2017 08:03:29

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
Prestaçao de Contas de Inventarios, Tutelas e Curatelas

 A prestaçao de contas deve ser preparada com o maximo de cuidado. O dialogo constante com o advogado e o  inventariante, tutor ou curador, deve ser bem proximo, pois alem de receber subsidios podera trocar opinioes e orientaçoes, quanto a organizaçao dos documentos, bem como a forma de apresenta-los a justiça, ou aos interessados. Logo e uma recomendaçao basica a explicaçao dos varios tipos de documentos a serem apresentados, os comprovantes devem ter todos , suas caracteristicas legais de legitimidade da despesa realizada, bem como as receitas etc.

A fidedignidade dos fatos por eles representados, pois sao instrumentos representativos da honestidade com que a pessao se desencubiou da missao a que foi designada. E importante frizar que os documentos deverao ter assinaturas, numeraçao, e serem coerentes , ou sejam obedeçao as ordens cronologicas de seu desembolso ou recebimento.  Planilhas devem ser adotadas, nas quais se coloquem os resumos e os totais mes a mes, ano, a ano dos valores sob a responsabilidade dos mesmos.

Ao iniciar a administrçao de um Espolio, de uma tutela ou de uma curatela, e fundamental que o responsavel abra uma conta  de poupança dos valores disponiveis, para evitar a desvalorizaçao dos valores devido a inflaçao. Pois caso nao seja feito assim a corrosao dos valores e inevitavel, e as constestaçoes por parte dos interessados e ate pelo Ministerio Publico Entao prerzados colegas sigam com a maxima cautela esses procedimentos, evitando assim futuros aborrecimentos.

sds. Manoel Luiz Ribeiro Silva

Leia mais sobre

O artigo enviado pelo autor, devidamente assinado, não reflete, necessariamente, a opinião institucional do Portal Contábeis.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.