Contábeis o portal da profissão contábil

20
Oct 2017
16:10
você está em:

Conteúdo » Artigos

Sistema Emissor de Notas Fiscais Gratuito - Qual seu futuro?

As empresas podem utilizar um sistema gratuito disponibilizado pela SEFAZ de São Paulo. Porém, fomos alertados de que o sistema descontinuaria os serviços de atualização. Bem, temos uma boa notícia, de que este sistema continuará.

postado 10/01/2017 10:06:00 - 1.789 acessos

Todos que utilizam o sistema gratuito de emissão de notas fiscais eletrônicas, disponibilizado pela SEFAZ de São Paulo, foram alertados de que no final de 2016 teriam de procurar uma opção alternativa paga para continuarem os serviços de notas eletrônicas.

"Informamos que, a partir de 01/01/2017, o emissor gratuito do NF-e (versão 3.10) será descontinuado e nova versão não será desenvolvida.

A partir dessa data não será mais possível fazer download do aplicativo, porém os usuários que tiverem o aplicativo instalado em seus computadores poderão continuar utilizando-o até que novas atualizações das regras de validação do NFe impeçam o seu correto funcionamento.

Sendo assim, recomendamos que os usuários busquem outras soluções disponíveis no mercado ou o desenvolvimento próprio."

Esta notícia pegou muitos de surpresa, e desde então não sabíamos ao certo qual o procedimento melhor a investir. Afinal em vários lugares do país, as empresas já estão em processo de migração ao sistema emissor de notas eletrônicas ao consumidor (NFC-e).

Neste meio tempo, surge uma boa notícia, conforme o site da SEFAZ de São Paulo, na área do Software Emissor de Notas Eletrônicas:

"A Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo firmou parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) para atender uma parcela de contribuintes que ainda utiliza os emissores gratuitos de Nota Fiscal Eletrônica (NF-e) e do Conhecimento de Transporte Eletrônico (CT-e). A Fazenda irá transferir ao Sebrae a solução gratuita e, a partir de julho de 2017, a instituição passará a disponibilizar e atualizar as versões do aplicativo para as empresas. Até essa data a Fazenda paulista manterá o aplicativo em funcionamento.

Além do Sebrae, a Secretaria da Fazenda do Maranhão também oferecerá o serviço gratuito, a partir do código fonte cedido ao governo maranhense pela Fazenda paulista."

A notícia é boa, e atenderá muitas pequenas empresas que já utilizam este sistema ou pensam em cessar o uso de blocos (o que na minha opinião já é muito ultrapassado, mas serve de medida de urgência para vendas das empresas do SEBRAE).

Acredito que assim como muitos que já se servem deste sistema gratuito espera, é que algumas modificações poderiam ser pensadas. Como por exemplo, a simplificação do processo de edição da Nota Eletrônica. Considero um processo complicado, e isto faz com que muitas empresas recorram aos sistemas pagos cedidos pelos serviços de automação, para conseguirem ter Notas Fiscais Eletrônicas.

Se houvesse a simplificação, no sistema emissor, na edição de notas fiscais, acredito que este avanço atenderia melhor as empresas tanto do SEBRAE como também micro e pequenas empresas do Simples Nacional, usuários deste sistema gratuito.

Bem, vamos aguardar, assim como o tempo pede. E manter a espectativa de que se houver mudanças, que sejam para melhor.

Artigo enviado por
Comentários

MATÉRIAS RELACIONADAS

Receba Novidades

receba novidades sobre o site e o fórum de contabilidade em seu e-mail

TOP ENVIO DE Artigos

Consulta de NFes direto da Sefaz Com download automático de XMLs de NFes e NFSes, DANFes e mais

20% de desconto nos primeiros 6 meses! Descontos especiais para escritórios contábeis.

conheça mais

Facebook


x

CADASTRE-SE
GRATUITAMENTE

e faça parte da maior
comunidade contabil
da internet brasileira

x

Faça parte da maior
comunidade da internet
brasileira
, e receba nosso
conteúdo gratuitamente

CADASTRE-SE GRÁTIS

ENVIAR

Ao se cadastrar, você aceita os termos de uso do portal Contábeis.

CADASTRE-SE COM AS REDES SOCIAIS

x

OLÁ ROGÉRIO

vocÊ sabia que você pode
enviar artigos pelo site ?

x

digite seu email ao lado
para receber a senha
em sua caixa de entrada.

RECUPERAR MINHA SENHA

ENVIAR
x

Parabéns!

Veja os próximos passos
para aproveitar tudo o que
preparamos para você.

x

Cadastro efetuado com sucesso !
Enviamos para seu e-mail os procedimentos para confirmação de seu cadastro.
Ele será concluído depois que você fizer a confirmação via e-mail.

Caso não tenha recebido:

* Aguarde mais alguns minutos.
* Verifique sua pasta de spam (ou lixo eletrônico).
* Solicite o reenvio da mensagem de confirmação clicando aqui.

Prezados(as) senhores(as), o Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussoes dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro. Ao acessar este site você concorda com os Termos de uso. Página carregada em 0.06 segundos.

Site desenvolvido por
Julio Guimaraes | Rogério César