x
Uma nova IOB agora com Inteligência Artificial

Carreira

Morar na Lagoa, perder pra sapo – Parte 3: O bom te puxa pra cima, o ruim te puxa pra baixo!!!

Um contador deve-se ao menos dar exemplo, para não passar o recibo de incompetência.

13/01/2017 17:03

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
Morar na Lagoa, perder pra sapo – Parte 3: O bom te puxa pra cima, o ruim te puxa pra baixo!!!

O contador morar na lagoa, perder pra sapo não consegue identificar a necessidade de atualização, estudo, até mesmo para transferir com qualidade informações que acrescentaram muito a sua carteira de cliente. Não só isso, um contador, um gerente, alguém que esteja num cargo superior aos seus funcionários deve-se ao menos, eu disse, ao menos, dar exemplo, para não passar o recibo de incompetência.

Certa vez, um cliente que havia se transferido de um outro escritório tinha a atividade tributada pelo Simples Nacional, anexo IV, porém o pessoal da contabilidade e departamento pessoal identificaram que o mesmo estava sendo tributado pelo Anexo III. A primeira providência foi informar ao contador morar na lagoa, perder pra sapo sobre o ocorrido. O mesmo falou que tinha que informar ao cliente sobre tal modificação do valor de recolhimento, principalmente da folha de pagamento, visto que o mesmo possuía mais de 30 funcionários.

Sendo assim, marcou-se a reunião com o cliente e na hora de explicar o mesmo mal sabia falar em que anexo o mesmo está, tampouco em qual deveria ser. Para não ficar constrangedor teve a sensibilidade de chamar o departamento contábil para explicar o que estava ocorrendo na empresa.

O departamento contábil explicou toda a situação, passou para o cliente os valores que ficariam, o que seria necessário fazer para corrigir os erros anteriores.

A questão é que o contador sempre se metia no assunto com pequenos comentários, tais como: “É normal escritório fazer errado para facilitar para a empresa”, “muda-se muito a legislação, no seu caso mesmo da 442 do INSS” “estamos aqui para fazer o que você achar melhor”

São três frases ilustrativas que demonstram a necessidade de busca pela informação, atualização para quem quer trabalhar na área contábil. Escritório não pode fazer errado, tampouco para ajudar cliente, precisa fazer o que é certo, procurando o que é melhor para a empresa e não fazer somente o que é melhor para a empresa. E claro, para quem acompanha a legislação principalmente do Paraná, sabe que o Decreto 442/2015 é um Decreto Estadual de ICMS e não de INSS e que o Anexo IV tem o recolhimento da CPP. Logo por pura falta de conhecimento o contador morar na lagoa, perder pra sapo conseguiu juntar tudo em um único decreto, mostrando todo seu conhecimento acerca da nossa legislação.

Em um escritório o contador é a cara da empresa, se o contador é ruim e desorganizado, automaticamente transmite uma imagem negativa e de desorganização, já o contrário sempre trará imagens positivas, um contador que não se atualiza transmite a seus colaboradores que não é necessário estudar, se atualizar. Um bom contador te puxa pra cima, um péssimo contador te puxa pra baixo.

Para finalizar, a pouco mais de um mês, no jornal da cidade, um contador de 74 anos deu uma entrevista, falando do amor a profissão, a felicidade de poder comemorar 49 anos da constituição de seu escritório e claro, salientou que a primeira coisa que faz todos os dias é verificar a legislação e sempre que tem alguma mudança, chama o colaborador do setor para discutir sobre tais mudanças. 

Leia mais sobre

O artigo enviado pelo autor, devidamente assinado, não reflete, necessariamente, a opinião institucional do Portal Contábeis.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.