Contábeis o portal da profissão contábil

23
Nov 2017
21:55
você está em:

Conteúdo » Artigos

Morar na Lagoa, perder pra sapo – Parte 3: O bom te puxa pra cima, o ruim te puxa pra baixo!!!

Um contador deve-se ao menos dar exemplo, para não passar o recibo de incompetência.

postado 13/01/2017 17:03:00 - 1.494 acessos

O contador morar na lagoa, perder pra sapo não consegue identificar a necessidade de atualização, estudo, até mesmo para transferir com qualidade informações que acrescentaram muito a sua carteira de cliente. Não só isso, um contador, um gerente, alguém que esteja num cargo superior aos seus funcionários deve-se ao menos, eu disse, ao menos, dar exemplo, para não passar o recibo de incompetência.

Certa vez, um cliente que havia se transferido de um outro escritório tinha a atividade tributada pelo Simples Nacional, anexo IV, porém o pessoal da contabilidade e departamento pessoal identificaram que o mesmo estava sendo tributado pelo Anexo III. A primeira providência foi informar ao contador morar na lagoa, perder pra sapo sobre o ocorrido. O mesmo falou que tinha que informar ao cliente sobre tal modificação do valor de recolhimento, principalmente da folha de pagamento, visto que o mesmo possuía mais de 30 funcionários.

Sendo assim, marcou-se a reunião com o cliente e na hora de explicar o mesmo mal sabia falar em que anexo o mesmo está, tampouco em qual deveria ser. Para não ficar constrangedor teve a sensibilidade de chamar o departamento contábil para explicar o que estava ocorrendo na empresa.

O departamento contábil explicou toda a situação, passou para o cliente os valores que ficariam, o que seria necessário fazer para corrigir os erros anteriores.

A questão é que o contador sempre se metia no assunto com pequenos comentários, tais como: “É normal escritório fazer errado para facilitar para a empresa”, “muda-se muito a legislação, no seu caso mesmo da 442 do INSS” “estamos aqui para fazer o que você achar melhor”

São três frases ilustrativas que demonstram a necessidade de busca pela informação, atualização para quem quer trabalhar na área contábil. Escritório não pode fazer errado, tampouco para ajudar cliente, precisa fazer o que é certo, procurando o que é melhor para a empresa e não fazer somente o que é melhor para a empresa. E claro, para quem acompanha a legislação principalmente do Paraná, sabe que o Decreto 442/2015 é um Decreto Estadual de ICMS e não de INSS e que o Anexo IV tem o recolhimento da CPP. Logo por pura falta de conhecimento o contador morar na lagoa, perder pra sapo conseguiu juntar tudo em um único decreto, mostrando todo seu conhecimento acerca da nossa legislação.

Em um escritório o contador é a cara da empresa, se o contador é ruim e desorganizado, automaticamente transmite uma imagem negativa e de desorganização, já o contrário sempre trará imagens positivas, um contador que não se atualiza transmite a seus colaboradores que não é necessário estudar, se atualizar. Um bom contador te puxa pra cima, um péssimo contador te puxa pra baixo.

Para finalizar, a pouco mais de um mês, no jornal da cidade, um contador de 74 anos deu uma entrevista, falando do amor a profissão, a felicidade de poder comemorar 49 anos da constituição de seu escritório e claro, salientou que a primeira coisa que faz todos os dias é verificar a legislação e sempre que tem alguma mudança, chama o colaborador do setor para discutir sobre tais mudanças. 

Artigo enviado por
Comentários

MATÉRIAS RELACIONADAS

Receba Novidades

receba novidades sobre o site e o fórum de contabilidade em seu e-mail

TOP ENVIO DE Artigos

WebContábeis Conteúdo contábil atualizado e de qualidade em seu site.

Desconto de 10% na mensalidade dos planos básicos de conteúdo.

conheça mais

Facebook


x

CADASTRE-SE
GRATUITAMENTE

e faça parte da maior
comunidade contabil
da internet brasileira

x

Faça parte da maior
comunidade da internet
brasileira
, e receba nosso
conteúdo gratuitamente

CADASTRE-SE GRÁTIS

ENVIAR

Ao se cadastrar, você aceita os termos de uso do portal Contábeis.

CADASTRE-SE COM AS REDES SOCIAIS

x

OLÁ ROGÉRIO

vocÊ sabia que você pode
enviar artigos pelo site ?

x

digite seu email ao lado
para receber a senha
em sua caixa de entrada.

RECUPERAR MINHA SENHA

ENVIAR
x

Parabéns!

Veja os próximos passos
para aproveitar tudo o que
preparamos para você.

x

Cadastro efetuado com sucesso !
Enviamos para seu e-mail os procedimentos para confirmação de seu cadastro.
Ele será concluído depois que você fizer a confirmação via e-mail.

Caso não tenha recebido:

* Aguarde mais alguns minutos.
* Verifique sua pasta de spam (ou lixo eletrônico).
* Solicite o reenvio da mensagem de confirmação clicando aqui.

Prezados(as) senhores(as), o Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussoes dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro. Ao acessar este site você concorda com os Termos de uso. Página carregada em 0.06 segundos.

Site desenvolvido por
Julio Guimaraes | Rogério César