x

Contábil

Remuneração de Diretores Eleitos em Cooperativas X Aspectos Legais, Previdenciários e Tributários.

INSS, IRRF sobre remuneração dos diretores das sociedades cooperativas

23/01/2017 08:39:48

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
Remuneração de Diretores Eleitos em Cooperativas X Aspectos Legais, Previdenciários e Tributários.

Uma cooperativa quando constituída necessita de gestores para gerenciarem suas atividades operacionais, financeiras e comerciais ou demais atividades de acordo com a estrutura organizacional. A seguir abordaremos os aspectos legais, tributários e previdenciários relacionados a remuneração dos cooperados que assumem a gestão da cooperativa quando estão no exercício das suas atividades.

I – Aspectos Legais

Os administradores podem receber remuneração, como decorrência do trabalho desempenhado em prol da cooperativa, consistente em honorários, gratificações e cédulas de presença, o mesmo ocorrendo com os conselheiros fiscais, desde que o estatuto mencione expressamente tal possibilidade e cumpre à Assembleia Geral fixar o valor da remuneração conforme disposição no inciso IV do art. 44 da lei 5.764/71.

II – Aspectos Previdenciários


O diretor eleito em cooperativa que recebe remuneração é considerado contribuinte individual, sendo, portanto, o valor recebido sujeito a incidência do INSS, conforme disposição na letra f, inciso V, art. 12 da lei 8.212/91. A forma de cálculo da retenção do INSS obedecerá a Tabela para contribuinte Individual e Facultativo 2017.


Sobre o valor da remuneração paga ao diretor, a cooperativa deverá recolher 20% do INSS empresa conforme disposição no inciso I, art. 22 da lei 8.212/91.

III – Aspectos Tributários

O diretor eleito em cooperativa que recebe remuneração, sendo considerando contribuinte individual, também terá o valor recebido, sujeito a incidência do IRRF (Imposto de Renda Retido na Fonte), conforme disposição no art. 628 do Decreto 3.000/99 (RIR). A forma de cálculo da retenção do IR obedecerá a Tabela Progressiva Mensal desde abril/2015 aplicada aos rendimentos recebidos pelas pessoas físicas.


A RFB (Receita Federal do Brasil) respondeu Solução de Consulta COSIT nº 32, 30 de janeiro de 2014 sobre questionamento do tema discorrido.

Leia mais sobre

O artigo enviado pelo autor, devidamente assinado, não reflete, necessariamente, a opinião institucional do Portal Contábeis.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.