x

Contábil

Erros no fluxo de caixa: fique atento!

Para que serve um bom fluxo de caixa?

23/01/2017 11:05:06

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
Erros no fluxo de caixa: fique atento!

Um ótimo profissional deve procurar obter informações precisas e corretas para a tomada de decisões de sucesso. E fazer um rigoroso controle do fluxo de caixa não te ajuda só a saber se terá dinheiro no final do mês. É um quesito essencial para tomadas de decisões em um empreendimento. Com ele, é possível realizar um bom planejamento evitando prejuízos e planejando o futuro da empresa com segurança.

Mas é preciso atenção! Todo o processo de controle de caixa deve evitar alguns tipos de erros que são comuns e que trazem prejuízos. Veja a lista abaixo e faça um trabalho de reflexão analisando se você está cometendo falhas no seu controle de caixa:

Não fazer o acompanhamento diariamente

Ao detectar problemas com antecedência, você ainda consegue solucioná-los dentro do prazo para que sua empresa não sofra consequências negativas. Então, faça um monitoramento diário.

Utilizar processos manuais

Os processos automatizados facilitam a gestão financeira e obtêm resultados precisos. É por isso que o ideal é você contar com este sistema para te ajudar. Como consequência o acompanhamento diário do caixa citado no item acima se torna ainda mais ágil.

Domine os processos

O que realmente otimiza a gestão de caixa é trabalhar com profissionais que realmente entendem do assunto. Por isso, domine os processos de recebimentos, sistemas de controle e tenha domínio deste mercado.

Não realizar um controle de caixa completo

É importante ser o mais detalhista possível: com muitas vendas com cartão para lançar, recebimentos para conferir, taxas para monitorar, entre outros, a sua empresa deve fazer registros detalhados para otimizar previsões e gerar informações precisas.


Tamara Fontes é formada em jornalismo. Hoje trabalha junto à equipe da Conciliadora - solução para conciliação de cartões que auxilia a gestão financeira das empresas, para o constante aprimoramento do conteúdo e para melhor informar e esclarecer seu público. Temas como controle e gestão financeira são sua especialidade.

Leia mais sobre

O artigo enviado pelo autor, devidamente assinado, não reflete, necessariamente, a opinião institucional do Portal Contábeis.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.