Contábeis o portal da profissão contábil

20
Aug 2017
14:09
você está em:

Conteúdo » Artigos

Opinião – sobre a nota de repúdio do CFC à Rede Globo de Televisão

Nesta última segunda feira dia 06 de fevereiro de 2017, o CFC - Conselho Federal de Contabilidade enviou às Organizações Globo de Televisão um ofício se tratando de uma nota de repúdio a respeito de um comentário infeliz sobre a classe contábil.

postado 07/02/2017 11:55:03 - 2.944 acessos

 

Caros colegas acabei de apreciar, através da página do Conselho Federal de Contabilidade em uma rede social, a carta de repúdio enviada às Organizações Globo no dia 06 de fevereiro de 2017 (ontem) referindo-se ao comentário infeliz proferido na novela Sol Nascente no dia 03 de fevereiro de 2017. Na ocasião, o ator Francisco Cuoco, enquanto personagem da trama, afirmou que “advogado e contador é tudo tranbiqueiro”. Como já era esperado, nosso conselho federal pediu que fosse realizada retratação pela emissora por meio da carta de repúdio.

Sim, meus amigos, mais uma vez somos ofendidos em rede nacional e, desta vez, a ofensa ocorreu através de uma emissora de grande alcance, em uma novela. É triste ver a nossa profissão relacionada a crimes, quando os jornais policiais afirmam a descoberta da “contabilidade do crime” ou de forma errônea como em “os órgãos de controle contabilizaram diversos casos de epidemia”. Agora, somos chamados de tranbiqueiros e, novamente nossa profissão é difundida de forma incorreta por meios que não fazem ideia do que é ser um contador em um país onde impera o ilícito.

Não é errado crer que realmente haja profissionais de má índole, que desprezam as regras e princípios básicos da profissão e envergonham a classe. Porém, quando se afirmam tais inverdades, os meios de comunicação acabam por contribuir para a nossa desvalorização influenciando, inclusive, no valor atribuído ao nosso serviço. Se somos tranbiqueiros, somos OBRIGADOS a dar um JEITINHO em qualquer questão e, se somos tranbiqueiros, consequentemente, não valemos muito, qualquer valor irá nos favorecer.

Mas, Rede Globo, sociedade, não somos tranbiqueiros! Trabalhamos muito e trabalhamos com seriedade para que as obrigações legais e fiscais de nossos clientes estejam sempre em dia. Somos estudiosos da legislação que nos apresenta uma nova obrigação praticamente a cada novo dia. Trabalhamos nos fins de semana, nos feriados e em horários alternativos porque somos responsáveis pelos nossos clientes. Sabemos que a fiscalização é dura e, ao menor sinal de fraude, somos descobertos. Corremos riscos e devemos cuidar para que nosso cliente jamais os corra, mesmo sabendo que nem sempre todas as informações nos são passadas, nem sempre todos os problemas são relatados e que, para muitos, o contador é apenas um gerador de guias que de nada sabe.

Vi que alguns colegas incorreram em criticas ao conselho. Realmente, uma campanha de valorização mais intensa deveria ser estimulada por ele. Sei que muitos problemas ainda existem como o grande número de obrigações que devemos atender, anuidades altíssimas a serem pagas para este mesmo conselho que nos defende e diversos outros problemas. Mas, não podemos e não devemos aceitar que nossa profissão seja depreciada de forma tão vil e cruel.

Espero que a Rede Globo se retrate e mostre ao público nossa real utilidade e participação na sociedade. Nós contadores devemos mostrar ao público nossa indignação frente a comentários levianos como este, pois assim, temos a oportunidade de lutar pela nossa própria valorização. Por isso, momentos assim, são dados à reflexão e divulgação de informações úteis a fim de que o debate não se esfrie e possamos, um dia, obter a real valorização que merecemos por nosso conselho, nossos clientes e toda a comunidade. 

Artigo enviado por
Comentários

MATÉRIAS RELACIONADAS

Receba Novidades

receba novidades sobre o site e o fórum de contabilidade em seu e-mail

TOP ENVIO DE Artigos

Consulta de NFes direto da Sefaz Com download automático de XMLs de NFes e NFSes, DANFes e mais

20% de desconto nos primeiros 6 meses! Descontos especiais para escritórios contábeis.

conheça mais

Facebook


x

CADASTRE-SE
GRATUITAMENTE

e faça parte da maior
comunidade contabil
da internet brasileira

x

Faça parte da maior
comunidade da internet
brasileira
, e receba nosso
conteúdo gratuitamente

CADASTRE-SE GRÁTIS

ENVIAR

Ao se cadastrar, você aceita os termos de uso do portal Contábeis.

CADASTRE-SE COM AS REDES SOCIAIS

x

OLÁ ROGÉRIO

vocÊ sabia que você pode
enviar artigos pelo site ?

x

digite seu email ao lado
para receber a senha
em sua caixa de entrada.

RECUPERAR MINHA SENHA

ENVIAR
x

Parabéns!

Veja os próximos passos
para aproveitar tudo o que
preparamos para você.

x

Cadastro efetuado com sucesso !
Enviamos para seu e-mail os procedimentos para confirmação de seu cadastro.
Ele será concluído depois que você fizer a confirmação via e-mail.

Caso não tenha recebido:

* Aguarde mais alguns minutos.
* Verifique sua pasta de spam (ou lixo eletrônico).
* Solicite o reenvio da mensagem de confirmação clicando aqui.

Prezados(as) senhores(as), o Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussoes dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro. Ao acessar este site você concorda com os Termos de uso. Página carregada em 0.06 segundos.

Site desenvolvido por
Julio Guimaraes | Rogério César