x

Empresarial

Crise – O Problema em não planejar

Um dos erros mais comuns em dias de crise é a falta de planejamento, neste artigo iremos ver algumas dicas e informações importantes.

16/02/2017 10:46:43

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
Crise – O Problema em não planejar

É notável que basicamente todos nós estamos sofrendo com algum ponto na crise, muito disto é resultante de uma falta de planejamento estratégico pessoal.

Mas o que seria planejar? De acordo com a língua portuguesa: “Planejamento é uma palavra que significa o ato ou efeito de planejar, criar um plano para otimizar a alcance de um determinado objetivo.”

Por que planejar? Planejar me traz algum resultado?

É suma importância o planejamento, ainda mais em tempos de crise. O método mais utilizado e se não o mais importante é o planejamento financeiro, embora possa se utilizar o termo planejar em qualquer tipo de ocasião. Erros comuns no planejamento financeiro é não definir metas e nem classificar receitas x despesas, embora pareça estranho um planejamento financeiro não ocorrer classificação de entradas x saídas, incrivelmente isso ocorre. Para um pontapé inicial e como dica é claro, uma maneira viável e segura é classificar as receitas pelo método de caixa (apenas o que receber) e as despesas pelo método de competência (quando ocorrer o fato) desta maneira irá lhe garantir até mesmo um controle mais cauteloso das suas finanças, vale lembrar que quaisquer que sejam as despesas variáveis devem ser incluídas neste relatório.

Afinal, planejar me traz algum resultado? Bom, planejar não significa 100% que você terá sucesso, mas significa 100% que você terá chances de obter erros. Logo é melhor prevenir do que futuramente ter recorrer a medidas drásticas para se resolver, como empréstimos, financiamentos, onde que destes tem rotatividades de juros exorbitantes.

Outras dicas importantes são:

Acompanhar com frequência o planejamento – se não houver uma mensuração tempestiva, ou até mesmo controle das mudanças há uma chance demasiada que seu planejamento venha a ser sem sentido por assim dizer.

Considerar riscos – é de grande valia se atentar a esta informação, pois em tempos de crise o que mais se espera é algum risco inesperado, como por exemplo: alta de valores, queda de investimentos, dívidas aleatórias, dentre outros. Então nunca se pode esquecer de tal fato.

Contasse que planejar realmente faz parte do nosso cotidiano, embora seja pouco utilizado por nós, mas é uma ferramenta capaz de nos guiar em tempos difíceis, ou até mesmo em ocasiões que requerem tais atenções.

Copyright © 2016 por Kaík Rodrigues Vieira. Todos os direitos reservados.

 

 

 

 

Leia mais sobre

O artigo enviado pelo autor, devidamente assinado, não reflete, necessariamente, a opinião institucional do Portal Contábeis.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.