Contábeis o portal da profissão contábil

17
Nov 2017
17:29
você está em:

Conteúdo » Artigos

Cinco dicas para que o saque de seu FGTS seja aproveitado com eficácia

Veja neste artigo algumas dicas para a realização da boa gestão de seu dinheiro que será recebido através da liberação das contas inativas de FGTS. Veja cinco dicas para que o saque de seu FGTS seja aproveitado com eficácia logo abaixo:

postado 21/02/2017 08:21:16 - 2.058 acessos

Olá querido leitor, neste artigo iremos tratar de um assunto que anda agradando diversas pessoas: o saque das contas inativas do FGTS – Fundo de Garantia por Tempo de Serviço. Em primeiro lugar, gostaria de informar que a medida permite a injeção de cerca de 40 bilhões de reais na economia, isso quer dizer, dinheiro parado em circulação e podendo ser administrado da forma como os contribuintes bem desejarem. Mas, para que os saldos recebidos sejam bem aproveitados, é importante que o estimado leitor considere algumas dicas antes de decidir o que fazer.

Estamos inseridos em uma sociedade completamente consumista, e também endividada. As pesquisas demonstram que o brasileiro não possui o hábito de poupar e, pior, gasta por impulso, sem planejamento ou necessidade. Então, é importante que fiquemos atentos para não sermos seduzidos pelas diversas oportunidades de negócios que se abrirão para nós neste período. Antes de começar a elencar as dicas preparadas, quero ressaltar ainda, que nada do que está sendo feito é um “favor” ao cidadão. Estamos recebendo um dinheiro que é nosso por direito e que, inclusive, se fosse entregue diretamente aos trabalhadores, sem que a abertura de uma conta própria fosse obrigatoriamente determinada, poderia ser melhor aproveitado. Apenas um comparativo para informar: as contas do FGTS rendem apenas 3% ao ano, enquanto a nossa poupança rende cerca de 6% ao ano, ou seja, já estamos perdendo dinheiro. Mas, sem delongas, vamos começar as dicas:

Dica 01: Planeje

O planejamento é essencial para qualquer ação que formos desempenhar em nossa existência. Para o uso do dinheiro também não seria diferente. O FGTS está “caindo” em nossas mãos como um presente, um dinheiro inesperado, mas não é por isso que ele deve ter uma gestão diferente de seu salário mensal. Inclusive, vamos elencar: como você decide gastar seu salário do mês? Possui uma planilha ou anota seus gastos em um caderninho para poder saber quanto ganha e quanto terá de gastar? Pois é, é um bom começo. Com planejamento e racionalidade, seu dinheiro pode possuir uma boa destinação e lhe render bons frutos no futuro. Tente fazer a escolha certa!

Dica 02: Fuja das ofertas de ocasião

Se você já planejou o que irá fazer com o seu FGTS, procure não se render a ofertas que aparecerem enquanto você estiver com seu dinheiro. Gaste sim, mas, com responsabilidade! As ofertas de ocasião são promoções e anúncios com produtos aparentemente bons e necessários a preços absurdamente atraentes. Mas, você não precisa adquirir qualquer produto apenas porque possui dinheiro para tal. Parece simples, mas, a maioria das pessoas não pensa duas vezes em gastar quando encontra uma oferta e se esquece de se perguntar se realmente aquilo é necessário. Um bom hábito é sair com pouco dinheiro e pensar em casa sobre a aquisição ou não de algum produto ou serviço para decidir depois. Evite o impulso!

Dica 03: Resolva seus problemas primeiro

Sim, claro. Dinheiro sobrando pode ser sinônimo de problemas resolvidos. Então, sabe aquela fatura atrasada ou aquela compra em 24 vezes no cartão que você realizou e não se preparou bem para o pagamento? Pague-as. Você pode pagar uma conta atrasada ou até antecipar aquelas que ainda não venceram. Assim você organiza sua vida e se planeja melhor para tomar decisões mais acertadas no futuro. Muitos economistas acreditam que uma boa parte das pessoas que irão sacar seus saldos irão pagar suas dividas com eles. Isso é uma boa estratégia já que o endividamento excessivo é um problema tão latente em nosso país. Então, priorize-se e novamente faça as escolhas certas.

Dica 04: Faça o dinheiro trabalhar por você

Você sabia que o dinheiro pode “trabalhar” por você. Sim, ele pode! Pense o seguinte, assim como quando você toma um dinheiro emprestado no banco, a dívida é acrescida de juros que devem ser pagos por você, quando é o seu dinheiro que está sendo emprestado, os juros farão que seu dinheiro renda e aumente ao longo do tempo. E existe uma infinidade de operações onde é possível o empréstimo do seu dinheiro. O investimento mais conhecido em nosso país é a poupança que, mesmo não sendo um investimento tão atrativo devido seu baixo rendimento, ainda é considerado por muitos o mais simples e seguro. Ao colocar o seu dinheiro na poupança, ele irá render cerca de 0,5% ao mês e seu rendimento não acompanha a inflação se tornando desvalorizado quando a inflação aumenta. Mas, existem outros tipos de investimentos para aqueles que não possuem maiores entendimentos acerca do assunto. Outro investimento que está se popularizando atualmente é o Tesouro Direito que é o investimento em títulos do governo e pode ser feito por qualquer um, já que seu valor mínimo é apenas R$30 e possui rentabilidade maior que a poupança e também a maior rentabilidade dentre os investimentos de baixo risco. Então, é importante que o leitor se informe sobre as melhores opções para seus investimentos e realize a escolha certa para fazer com que seu dinheiro trabalhe para você.

Dica 05: Empreenda!

Finalmente chegamos a nossa quinta e ultima dica e o assunto aqui será empreendedorismo. Sim, empreendedorismo é um assunto bastante difundido em nosso país e está sendo responsável pelo sucesso e emancipação financeira de muitas pessoas. Mas, o empreendedor não é aquele cara louco que tem uma ideia e, do dia para noite inicia um projeto. O empreendedor é uma pessoa racional, que pesquisa seu mercado e determina as melhores alternativas para o seu negócio. Geralmente o empreendedorismo está ligado a algum talento em desenvolvimento. Então, se você gosta de prestar serviços como manicure, por exemplo, é possível que o dinheiro sacado de seu FGTS seja um pontapé inicial para que você compre os materiais necessários e comece a empreender com suas habilidades. Não se esqueça de se formalizar! O Governo Federal criou o MEI – Microempreendedor Individual como uma opção para os empreendedores trabalharem conforme a lei, pagando uma taxa baixa mensalmente e ainda garantindo sua aposentadoria. Consulte as atividades consideras para o MEI e comece a estruturar seu empreendimento.

Amigos, chegamos ao fim deste post sobre dicas para o bom aproveitamento de seu FGTS e eu deixo uma dica final para que você possa driblar de vez as “armadilhas” do consumo: sempre que se interessar por algo que está sendo ofertado a você, consumidor crie um habito simples e rápido, faça-se apenas três perguntas:

Eu preciso? Este produto será útil para mim? Ele irá me trazer algum benefício?

Eu quero? Eu realmente quero este bem ou serviço que está sendo ofertado ou estou sendo levado por um impulso? Ele é necessário ou se trata apenas de um desejo passageiro?

Eu posso? Eu posso comprar aquilo que está sendo ofertado? Eu tenho recursos para custear este bem ou serviço?

Espero que estas linhas tenham sido proveitosas aos leitores e que boas ações sejam realizadas em decorrência do tão esperado saque das contas inativas do FGTS.

Artigo enviado por
Comentários

MATÉRIAS RELACIONADAS

Receba Novidades

receba novidades sobre o site e o fórum de contabilidade em seu e-mail

TOP ENVIO DE Artigos

Consulta de NFes direto da Sefaz Com download automático de XMLs de NFes e NFSes, DANFes e mais

20% de desconto nos primeiros 6 meses! Descontos especiais para escritórios contábeis.

conheça mais

Facebook


x

CADASTRE-SE
GRATUITAMENTE

e faça parte da maior
comunidade contabil
da internet brasileira

x

Faça parte da maior
comunidade da internet
brasileira
, e receba nosso
conteúdo gratuitamente

CADASTRE-SE GRÁTIS

ENVIAR

Ao se cadastrar, você aceita os termos de uso do portal Contábeis.

CADASTRE-SE COM AS REDES SOCIAIS

x

OLÁ ROGÉRIO

vocÊ sabia que você pode
enviar artigos pelo site ?

x

digite seu email ao lado
para receber a senha
em sua caixa de entrada.

RECUPERAR MINHA SENHA

ENVIAR
x

Parabéns!

Veja os próximos passos
para aproveitar tudo o que
preparamos para você.

x

Cadastro efetuado com sucesso !
Enviamos para seu e-mail os procedimentos para confirmação de seu cadastro.
Ele será concluído depois que você fizer a confirmação via e-mail.

Caso não tenha recebido:

* Aguarde mais alguns minutos.
* Verifique sua pasta de spam (ou lixo eletrônico).
* Solicite o reenvio da mensagem de confirmação clicando aqui.

Prezados(as) senhores(as), o Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussoes dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro. Ao acessar este site você concorda com os Termos de uso. Página carregada em 0.09 segundos.

Site desenvolvido por
Julio Guimaraes | Rogério César