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Mark-up das empresas do Simples Nacional, como realizar?

Markup ou Mark Up é um índice aplicado sobre o custo de um produto ou serviço para a formação do preço de venda, mas as empresas do Simples Nacional tem uma formula diferenciada de gerar esse valor.

22/02/2017 13:23

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Mark-up das empresas do Simples Nacional, como realizar?

Markup ou Mark Up é um índice aplicado sobre o custo de um produto ou serviço  para a formação do preço de venda, baseado na ideia de cost plus pricing ou preço margem; que consiste basicamente em somar-se ao custo unitário do produto ou serviço uma margem de lucro para obter-se o preço de venda.

O preço deve ser suficiente para cobrir todos os custos, despesas e impostos e no final gerar um lucro na venda para manter a empresa ativa, desta forma podemos simplificar a estrutura do mark-up onde o preço e igual a somatória de todos os elementos inclusive o lucro desejado.

(+) Custos

(+) Despesas

(+) Impostos

(+) Lucro

(=) Preço de venda

Exemplo 01: Suponhamos que você paga hoje R$ 1,00 (Custo) no quilo da chapa de aço, o ICMS é de 18%, PIS e COFINS 4,65%, comissão do vendedor 2,5%, despesas administrativas 6% e seu lucro desejado ante o imposto de 20%.

 Estrutura:         

 Preço de venda (PV)    = 100,00%

 ICMS na venda                = 18,00%

 PIS e COFINS    = 4,65%

 Comissões         = 2,50%

 Depesas Adm  = 6,00%

 Lucro antes dos impostos = 20,00%

 Total (CTV)- Custo Total Venda               = 51,15%

MKD = (PV – CTV) / 100

MKD = (100 – 51,15) / 100

MKD = 48,85 / 100

MKD = 0,4885

Se utilizamos o índice do Markup Divisor seria o custo de R$ 1,00 / 0,4885=  R$ 2,05 o preço do quilo para garantir o pagamento de todos os custos, impostos e gerar um lucro de 20%.

Com é analisado acima, o preço de venda deve ser com os impostos indiretos no preço da mercadoria, no exemplo de uma empresa de regime normal, temos ICMS, PIS/COFINS, porém, no Simples Nacional, que é sobre faturamento, qual o entendimento que deve ser feito?

Como já foi apresentado acima, os impostos no Simples Nacional é por faixa de faturamento, vamos utilizar como exemplo a tributação do Anexo I da Lei Complementar 123/2006 (Comércio).

Receita Bruta em 12 meses (em R$)

ALÍQUOTA

IRPJ

CSLL

COFINS

PIS/PASEP

CPP

ICMS

Até 180.000,00

4,00%

0,00%

0,00%

0,00%

0,00%

2,75%

1,25%

De 180.000,01 a 360.000,00

5,47%

0,00%

0,00%

0,86%

0,00%

2,75%

1,86%

De 360.000,01 a 540.000,00

6,84%

0,27%

0,31%

0,95%

0,23%

2,75%

2,33%

De 540.000,01 a 720.000,00

7,54%

0,35%

0,35%

1,04%

0,25%

2,99%

2,56%

 

Logo, quanto mais eu tenho faturamento, maior meu impactos sobre meus lucros, pois faturando até R$ 360.000,00 e pago 5,47% (desconsiderando que em alguns Estados como Paraná, existe isenção de ICMS até R$ 360.000,00) de imposto sobre o faturamento. Se no próximo faturamento eu subir para próxima faixa, vou pagar 6,84%, se o valor da mercadoria não for reajustando de acordo com o aumento do faturamento, esse aumento irão consumir os lucros da empresa, sendo assim, deve-se sempre se atentar para que isso não ocorra.

Preço de venda (PV)     = 100,00%

Impostos do Simples De 180.000,01 a 360.000,00 = 5,47%

 Comissões         = 2,50%

 Depesas Adm  = 6,00%

 Lucro antes dos impostos = 20,00%

 Total (CTV)- Custo Total Venda               = 33,97%

MKD = (PV – CTV) / 100

MKD = (100 – 33,97) / 100

MKD = 66,03 / 100

MKD = 0,6603

Nesse índice do Markup Divisor seria o custo de R$ 1,00 / 0,6603 = R$ 1,51 o preço do quilo para garantir o pagamento de todos os custos, impostos e gerar um lucro de 20%.

Na próxima faixa de faturamento, temos o seguinte exemplo:

Preço de venda (PV)     = 100,00%

De 360.000,01 a 540.000,00 = 6,84%

 Comissões         = 2,50%

 Depesas Adm  = 6,00%

 Lucro antes dos impostos = 20,00%

 Total (CTV)- Custo Total Venda               = 35,34%

MKD = (PV – CTV) / 100

MKD = (100 – 35,34) / 100

MKD = 64,66 / 100

MKD = 0,6466

Nesse índice do Markup Divisor seria o custo de R$ 1,00 / 0,6466 = R$ 1,54 o preço do quilo para garantir o pagamento de todos os custos, impostos e gerar um lucro de 20%.

Caso não for reajustado o preço de venda, a perda é de R$ 0,03 por quilo vendido, logo, isso se acumulando por um bom tempo, e com um fluxo grande de saídas, poderá influenciar nos lucros da empresa.

 Raphael Barbosa - Tributarista

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