x

Empresarial

Mais Disciplina na Gestão das Micros, Pequenas e Médias Empresas

A ausência de uma gestão profissional, especialmente nas micros, pequenas e médias empresas é, sem dúvida, o principal fator de insucesso nos resultados e de fechamento de muitos estabelecimentos comerciais.

21/03/2017 14:03

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
Mais Disciplina na Gestão das Micros, Pequenas e Médias Empresas

A ausência de uma gestão profissional, especialmente nas micros, pequenas e médias empresas é, sem dúvida, o principal fator de insucesso nos resultados e de fechamento de muitos estabelecimentos comerciais. Este fator gera incontáveis crises pessoais e endividamentos, muitas vezes irreversíveis, constatados no atual cenário econômico.

A história é quase sempre a mesma: a falta de perspectiva no mercado de trabalho leva inúmeras pessoas a arriscarem seus poucos recursos em um negócio, sem  a preparação e o conhecimento adequados. Esse processo inicia na maioria das vezes, sem que etapas fundamentais sejam cumpridas.

Por falta de informação, não é feito nenhum estudo de mercado, com pesquisas, coleta de informações sobre o negócio que se pretende viabilizar, sobre a concorrência, sobre o público que se pretende atender e, tão pouco, é aplicada qualquer ferramenta que avalie a viabilidade e o risco financeiro do segmento econômico a ser explorado.

As análises das variáveis abaixo são fundamentais para que o negócio tenha chances reais para se desenvolver:

Aplicação do Princípio da Entidade: Diz respeito à separação do patrimônio do sócio (pessoa física) do patrimônio da empresa (pessoa jurídica). As contas e a gestão  da empresa não podem em hipótese alguma se misturarem com as contas e demandas pessoais. É preciso ser altamente rígido e não permitir que a influência do dono e de sua família se misture à gestão da empresa;

Utilização do Fluxo de Caixa: Ferramenta que possibilita acompanhar a curto e médio prazo os pagamentos e recebimentos de uma entidade. Com o empreendedor poderá administrar melhor as suas receitas (entradas) e suas obrigações (saídas). Com o fluxo em mãos é possível fazer prospecções de mercado e alinhá-las a situação financeira existente;

Gestão dos Custos e Despesas: Para garantir eficiência e bons resultados o Gestor deverá monitorar constantemente seus custos e despesas, ou seja, aqueles esforços necessários ao funcionamento de qualquer negócio;

Monitoramento do Mercado: Uma constante sondagem do mercado para identificar novas necessidades e tendências é essencial para inovar os produtos e ou serviços vendidos e com isso garantir um volume satisfatório de venda.

Existem outras tantas ferramentas a serem apresentadas e discutidas. O assunto não se encerra aqui. Este breve texto serve como reflexão e alerta para aqueles que são ou querem ser um dia  empreendedores.

Resumindo:  Abrir um negócio é difícil, contudo permanecer nele é mais difícil ainda. A aplicação de ferramentas simples de que permitam controlar e acompanhar o empreendimento pode tornar essa tarefa um pouco mais eficiente.

O trabalho é árduo, mas é o único caminho ético possível para o sucesso empresarial. Culpar o mundo e a crise é sempre uma meia verdade. Bons gestores mesmo em tempo de adversidades conseguem bons resultados. É preciso desenvolver competências e assumir que é necessário estar sempre atento, adquirir experiência e conhecimento técnico, para que o seu empreendimento conquiste o almejado sucesso.

Revisão: Fátima Amaral de Melo

Colaboração: Marcelo Trilha Muniz

Texto retirado do artigo publicado no Informativo Aciara em Agosto de 2006.

Leia mais sobre

O artigo enviado pelo autor, devidamente assinado, não reflete, necessariamente, a opinião institucional do Portal Contábeis.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.