x

Empresarial

Três dicas para empreendedores

Seja persistente, sempre buscando alternativas que possam levar sua empresa a melhorar.

21/03/2017 17:20

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
Três dicas para empreendedores

Empreender não é nada fácil no Brasil, ainda mais nessa época que estamos vivendo. A cada dia que passa surge uma denúncia de corrupção, de lavagem de dinheiro, ou de produtos alterados.

Com isso, o empreendedor que tem que “matar um leão por dia” para sobreviver acaba sendo o mais prejudicado com toda essa crise.

Mas não é tempo de desanimar, temos que levantar a cabeça e com muito suor, ver o que pode ser feito para passar pela crise.

Abaixo três dicas para o empreendedor tentar amenizar a crise:

1 – Pense dentro da caixa

É isso mesmo, pense dentro da caixa. Thiago Oliveira, dono da empresa IS Log & Service, escreveu em seu livro “Pense dentro da caixa” exatamente isso. Mas o que significa isso? Significa olhar para dentro de sua empresa e ver onde está dando errado. O que será que pode melhor? Tem algum produto ou serviço que o custo está alto? Será que alguma logística está errada? O custo de algum produto está mais alto que o orçado?

O empreendedor olhando para dentro da sua empresa ele pode encontrar alguns erros, como desperdício, alguma rotina errada, erro de logística, e tudo isso pode ser melhorado.

Não olhe só para fora da sua empresa, atrás de algum produto ou serviço que você pode oferecer, olhe para dentro e veja o que pode ser melhorado.

2 – Aceite opiniões

Um erro muito comum de empreendedores de pequenas e médias empresas é não aceitar opiniões de funcionários.

Quanto mais você deixa o funcionário participar da rotina da empresa, mais ele se sente motivado, e isso é muito bom para sua empresa.

Passe a ouvir mais os funcionários, eles podem ter palpites importantes que talvez o dono da empresa não esteja vendo e, com isso, pode haver uma redução de custo que pode gerar uma maior lucratividade.

3 – Seja persistente, mas não teimoso

Ser persistente é diferente de ser teimoso. A pessoa persistente é aquela que vê a luz no fim do túnel e batalha para isso, procura soluções e alternativas para sua empresa em momentos de crise. A pessoa teimosa é aquela que só vê apenas uma solução, e mesmo não dando certo continua a persistir no erro, e com isso acaba perdendo tempo e não vendo outra solução.

Seja persistente, sempre buscando alternativas que possam levar sua empresa a melhorar.

Leia mais sobre

O artigo enviado pelo autor, devidamente assinado, não reflete, necessariamente, a opinião institucional do Portal Contábeis.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.